Música antigaProgramaçãoRio de Janeiro

Música renascentista das Américas

Conjunto Música Antiga da UFF faz recital com composições que fundem culturas sul-americana e europeia.

 

Recriar a sonoridade da Idade Média e do Renascimento, sempre buscando recriar o fascínio e a magia desse repertório – eis o que o Conjunto Música Antiga da UFF vem fazendo há mais de três décadas. Composto atualmente por Leandro Mendes, Lenora Pinto Mendes, Márcio Paes Selles, Mário Orlando e Virgínia van der Linden, o grupo, que usa réplicas dos instrumentos utilizados naqueles períodos históricos, realiza mais um concerto da série Música aos Domingos. O recital, intitulado Um Natal Negro online , tem participação especial de Sonia Wegenast online e ocorre no dia 20 de dezembro, às 10h30, no Cine Arte UFF, em Niterói.

No período das descobertas marítimas e colonização das Américas, coube aos jesuítas a missão de cristianizar as populações indígenas. Aqui na América do Sul, dedicaram-se à fundação de escola, cidades e aldeamentos indígenas, tentando criar sociedades utópicas que possuíssem as qualidades das sociedades cristãs europeias, mas que fossem isentas de seus vícios e maldades. Esses religiosos aprendiam as línguas indígenas e ensinavam as europeias aos índios, além da religião cristã. Sua ação didática fazia uso do teatro e da música como ferramentas de ensino e conversão ao cristianismo.

Na América espanhola, paralelamente à ação jesuítica, a música se desenvolveu nas catedrais por meio de seus mestres de capela. O português Gaspar Fernandes (1566-1629), organista e compositor, atuou nas Catedrais de Santiago de Guatemala e Puebla de los Angeles, no México. Nesse país, compôs músicas inéditas para a novela natalina Pastores de Belém, de Lope de Vega, que conta a história de um grupo de pastores que, em seu caminho para Belém, cantam, dançam e vivem diversas aventuras. As músicas desse período deixam transparecer a síntese das culturas europeia, indígena e africana, trazida para a américa pelos negros escravizados. O resultado dessa mistura é observável nos vilancicos índios e guineos, nos hinos religiosos em idiomas nahuatl ou quéchua. No Peru, de 1782 a 1785, o Bispo de Trujillo, Baltasar Jaime Martinez Compaõn, empreendeu uma viagem pelo país que durou dois anos. Durante a jornada, anotou diversas informações sobre as cidades e populações, e elaborou 1.400 aquarelas com imagens de pássaros, animais e atividades dos indígenas. Esse documento recebeu o nome de Códice Martinez Compañon e contém ainda 20 melodias recolhidas e anotadas pelo bispo.

O programa Um Natal Negro traz um pouco dessa produção única, pouco divulgada ainda, resultado da mistura de culturas e etnias e demonstra como os modelos eruditos, de composições europeias, são reelaborados a partir da experiência multiétnica e multicultural, vividas nos impérios português e espanhol nas Américas. O repertório inclui: Dadme albricias, mano Anton, Un relox a visto Andres, Desnudito online , Tenga yo salud Order , ed shop cialis Tleycantimo choquiliya e Xicochi xicochi, de Gaspar Fernandes (século XVI); Hanacpachap cussicuinin (anônimo, século XVII); Dios itlazo (Hernando Franco, século XVI); Turulu neglo (anônimo, século XVI); e Oh, larga esperança vana (José Peyró, século XVI), entre outras.

 

SERVIÇO:

 

Concerto “Um Natal Negro” cheap entocort patient

Conjunto Música Antiga da UFF Cheap

 

20 de dezembro, domingo, às 10h30

Cine Arte UFF (R. Miguel de Frias, 9, Icaraí – Niterói. Tels.: 3674-7511 | 3674-7512)

 

Duração: 60 minutos

Ingresso promocional: R$ 5 (meia entrada para todos)

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