Música antigaProgramaçãoRio de Janeiro

Música da corte dos Reis Católicos

Grupo Música Antiga da UFF apresenta composições do espanhol Juan del Encina em Niterói.

 

Vilancicos e Romances no tempo dos Reis Católicos: este é o tema do próximo concerto do grupo Música Antiga da UFF. A apresentação ocorre na terça-feira, dia 5 de junho, às 19h30, no Teatro da UFF, em Niterói. Os vilancicos eram principais formas poético-musicais da música sacra barroca na Península Ibérica e suas colônias, e, muitas vezes, assumiam a forma dialogada. A sua popularidade era tamanha que enchia as igrejas de fiéis durante as festividades.

O casal régio Isabel I de Castela (1474-1504) e Fernando II de Aragão (1479-1516) ficou conhecido como os Reis Católicos. Com o apoio das cidades e da pequena nobreza, fortaleceram a monarquia frente à Igreja e à nobreza de seus reinos, e governaram juntos até a morte de Isabel, em 1504. Conseguiram unificar grande parte do território que ainda hoje forma a Espanha. Durante o reinado ocorreu a reconquista de Granada, último bastião mouro na região ibérica, e as conquistas das Ilhas Canárias, além de outras praças africanas. Financiaram a viagem de Colombo ao Novo Mundo e a confecção de mapas-múndi.

Em sua corte trabalharam importantes músicos, que deixaram registros musicais nos cancioneiros ibéricos desse tempo, tais como o Cancioneiro de la Colombina e o Cancioneiro do Palácio. Dentre esses músicos destaca-se o espanhol Juan del Encina, que, embora tenha trabalhado na corte do Duque de Alba em sua juventude, deixou em suas músicas alguns registros de fatos que ocorreram na corte dos reis católicos, tais como a morte do príncipe herdeiro D. Juan e a conquista de Granada.

 

Música Antiga da UFF

O grupo Música Antiga da UFF há 34 anos pesquisa, registra e difunde os repertórios dos períodos medieval, renascentista e barroco. Sua formação atual inclui os músicos Leandro Mendes (flauta, krumhorn, charamela), Lenora Pinto Mendes (flauta, viola da gamba, krumhorn, rauschpfeife), Mario Orlando (flauta, viola da gamba, percussão), Márcio Paes Selles (flauta, viola da gamba, krumhorn) e Virgínia Van der Linden (flauta transversa, charamela, percussão e rauschpfeife).

 

PROGRAMA:

Juan del Encina (1469-1529)
El que rige y el regido
Triste Espanha
A tal perdida tan triste
Todos los bienes del mundo
Uma sañosa porfia
Que es de ti desconsolado
Levanta Pascoal

 

SERVIÇO:

 

Recital “Vilancicos e Romances no tempo dos Reis Católicos”

Música Antiga da UFF

 

5 de junho, terça-feira, às 19h30

Teatro da UFF (R. Miguel de Frias 9, Icaraí – Niterói)

 

Ingressos: R$ 14, com meia-entrada para jovens até 21 anos, estudantes e pessoas com mais de 60 anos

 

Capacidade: 344 lugares

Sugestão etária: indicado para todas as idades

 

movimento.com
Responsável pela inclusão de programação e assuntos genéricos no blog.