LateralMúsica antigaProgramaçãoRio de Janeiro

Música Antiga da UFF – música italiana do século XIV

O Música Antiga da UFF, composto por Leandro Mendes e Mário Orlando, com participação dos convidados Sônia Wegenast e Rique Meireles, apresenta no Cine Arte UFF, no dia 22 de setembro (domingo), às 10h30, o concerto “Trecento: A música italiana no século XIV”.

TRECENTO é o título do novo programa do grupo que promete visitar a Península Itálica (Itália) no século XIV. O programa reúne danças instrumentais da Idade Média encontradas num manuscrito italiano do século XIV da Biblioteca Britânica que contêm 15 danças monofônicas como várias Stampittas, um Trotto, quatro Saltarellos, um Lamento di Tristano e outra dança intitulada La Manfredina. Estes são os únicos exemplos conhecidos de música de dança instrumental medieval italiana

Um outro importante manuscrito desse período é o Codex Rossi, um documento musical do século XIV preservado em duas partes, uma no Vaticano e outra na cidade de Ostiglia. O codex contém 37 peças seculares incluindo madrigais, cacce e ballate monofônicas. Durante muito tempo foi considerada a mais antiga fonte de música italiana do século XIV. Sendo as músicas todas anônimas, dois compositores foram identificados a partir de semelhanças de peças com atribuições em outras fontes posteriores, são eles Maestro Piero e Giovanni da Cascia.

Ainda desse mesmo período o grupo apresentará canções de Francesco Landini ou Landino (c.1325-1397), organista, cantor, poeta e construtor de órgãos italiano, um dos mais venerados compositores da segunda metade do século XIV e o mais importante da “Itália” em sua época.

 

PROGRAMA

Codex Rossi séc. XIV
Pianze la bella Iguana

Anônimo séc. XIV
Saltarello

Codex Rossi séc. XIV
Che ti zova nascondere (balatta)

Francesco Landini (c. 1325-1397)
Ecco la Primavera

Anônimo séc. XIV
Lamento di Tristano

Codex Rossi séc. XIV
Amor mi far cantar a la francesca

Codex Rossi séc. XIV
Lucente Stella (balatta)

Anônimo séc. XIV
Istanpitta Ghaetta

Codex Rossi séc. XIV
Per tropo fede

 

SERVIÇO

 

Música Antiga da UFF – Trecento: A música italiana no século XIV

Dia 22 de setembro, domingo, às 10h30

Cine Arte UFF (Rua Miguel de Frias, 9 – Icaraí – Niterói – RJ – 2629 5030)

Ingressos: R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia)

Classificação etária: Livre

 

movimento.com
Responsável pela inclusão de programação e assuntos genéricos no blog.