LateralMovimentoMúsica coralMúsica sinfônicaNotíciaSão PauloTecnologia

Municipal SP on line: “O Messias”, de Händel

O Theatro Municipal de São Paulo, ligado à Secretaria Municipal de Cultura, liberou mais conteúdos em suas redes sociais para o público curtir onde estiver. Está disponível a gravação completa de um concerto sinfônico da Orquestra Sinfônica Municipal, e também um vídeo recém-produzido com os mesmos músicos, de suas casas, interpretando um clássico do repertório sinfônico que simboliza o amor.

Também já está disponível no YouTube a íntegra do concerto “O Messias”, de Händel, com a Orquestra Sinfônica Municipal regida por Roberto Minczuk, e o Coral Paulistano sob a batuta da maestrina Naomi Munakata, que faleceu em março vítima da Covid-19. A apresentação é de novembro de 2018 e foi captada pela TV Cultura, parceira do Theatro Municipal de São Paulo que agora disponibiliza a gravação em seu canal na internet com legendas em português.

No programa do oratório sacro escrito originalmente no idioma inglês com os textos da versão bíblica King James, destaque para os solistas que dividiram o palco com a Orquestra e o Coro do Municipal à época: a soprano Lina Mendes, a mezzosoprano Luísa Francesconi, o tenor Aníbal Mancini e o barítono Michel de Souza.

A música de Georg Friedrich Händel é considerada uma das mais requintadas e sofisticadas do período Barroco. Ilustra a narrativa do nascimento de Cristo e a trajetória do Messias. É repleta de passagens orquestrais que descrevem as cenas. Sem personagens, o oratório é dividido em três partes, e a figura de Jesus Cristo é contemplada em lembrança.

A primeira parte traz as profecias sobre a vida e o ministério de um Messias, seguida de sua morte, ressurreição e ascensão e, finalmente, a vitória sobre o pecado e a morte, na terceira e última parte. A reorganização das passagens bíblicas foi compilada pelo mecenas e escritor inglês Charles Jennens, parceiro de Händel em cinco oratórios.

Ao acessar o YouTube do Theatro Municipal também é possível conferir as gravações inéditas das nove sinfonias de Beethoven pela Orquestra Sinfônica Municipal, com as participações do Coro Lírico e do Coral Paulistano. Sob regência de Roberto Minczuk, a OSM gravou todas as sinfonias em um único final de semana de 2019, pela série de concertos Beethoven Total, apresentada no Theatro Municipal.

 

+ Municipal Online

Enquanto o Theatro Municipal de São Paulo segue fechado por determinação da prefeitura para evitar a propagação do novo coronavírus, o território digital é o novo palco. Há performances de câmara, cursos livres, gravações solo em versões reduzidas para piano, vídeos completos de espetáculos e lives com profissionais do Theatro. Tudo isso com acesso gratuito e irrestrito nas páginas do Theatro Municipal no Instagram, Facebook ou YouTube.

E o próximo episódio do Podcast Theatro Municipal já está no ar. Na pauta da conversa com a apresentadora Ligiana Costa, o maestro Alessandro Sangiorgi, regente assistente da Orquestra Sinfônica Municipal, e o compositor Leonardo Martinelli falam da estreita relação entre culinária e ópera.

 

Foto do post: Fabiana Stig

movimento.com
Responsável pela inclusão de programação e assuntos genéricos no blog.