Curso / EncontroLateralNotíciaSão Paulo

Municipal de São Paulo: aulas ao vivo com artistas da casa

Músicos, cantores e bailarinos abordam temas de interesse do público em aulas gratuitas seguidas de uma apresentação artística ao vivo. Entre setembro e outubro, serão quatro workshops no Youtube, às segundas-feiras, às 18h, que irão abranger o universo da música, da dança e do canto. As lives em formato artístico-pedagógico têm por objetivo contar um pouco da rotina de trabalho dos artistas que integram os corpos artísticos do Municipal.

E a aula de estreia do Saiba+ aconteceu na última segunda-feira, 28 de setembro, com o tema A Voz da Ópera, com apresentação de cantores do Coro Lírico. Mediaram a atividade o baixo Matheus França e o barítono Sebastião Teixeira, que tiveram a companhia de Berenice Barreira (soprano), Heloísa Junqueira (mezzosoprano), Daniel Lee (barítono) e Paulo Queiroz (tenor).

Na live, os artistas abordaram a voz lírica em cena e como esta arte está presente nas trilhas sonoras de musicais, filmes, desenhos animados e novelas. A voz como conceito, a estrutura de um conjunto coral, o desenvolvimento da voz diante do repertório e sua história, a origem e as técnicas interpretativas do bel canto, passando pelo protagonismo do coro gregoriano, são alguns dos assuntos abordados. O sexteto vocal também apresenta algumas passagens corais mais conhecidas do grande público. O vídeo está disponível no canal do TMSP no Youtube.

Nas semanas seguintes, o primeiro-violinista da Orquestra Sinfônica Municipal, Alejandro Aldana, fala sobre o papel e os desafios artísticos de um spalla. Quais as funções do músico de primeira estante que fica à esquerda do maestro e é responsável por afinar a Orquestra; a soprano Rosemeire Moreira, do Coral Paulistano, destaca o canto em português; e três bailarinos do Balé da Cidade de São Paulo ensinam uma coreografia.

 

+ Municipal Online

Enquanto o Theatro Municipal de São Paulo segue fechado por determinação da prefeitura para evitar a propagação do novo coronavírus, o território digital é o novo palco. Quem acessa as redes sociais do Theatro pode conferir apresentações de performances de câmara, a íntegra de espetáculos apresentados no palco do Municipal e ainda aproveitar os cursos livres, as gravações solo em versões reduzidas para piano e acompanhar as lives com profissionais do Theatro. Tudo isso com acesso gratuito e irrestrito nas páginas do Theatro no Instagram, Facebook ou YouTube.

No canal de vídeos, em especial, o espectador pode assistir às óperas RigolettoO Barbeiro de SevilhaO Cavaleiro da Rosa A Viúva Alegre, ver ou rever os espetáculos do Balé da Cidade e curtir dezenas de concertos sinfônicos como a série Beethoven Total, com a Orquestra Sinfônica Municipal interpretando as nove sinfonias do compositor alemão.

E o último episódio do Podcast Theatro Municipal está no ar: a vida do compositor Carlos Gomes. Muito reconhecido por sua ópera O Guarani, tema do episódio anterior, contudo sua vida e obra vão muito além disso. A apresentadora Ligiana Costa conta detalhes desta história. Participam da conversa, a diretora e dramaturga Maria Adelaide Amaral, que prepara uma novela sobre a vida do compositor, com direção musical do segundo convidado do podcast, o maestro Júlio Medaglia. João Luiz Sampaio, jornalista que acaba de encerrar uma biografia sobre Gomes, ainda não lançada, completa a lista.

 

 

movimento.com
Responsável pela inclusão de programação e assuntos genéricos no blog.