LateralMúsica sinfônicaProgramaçãoSão Paulo

Mozarteum traz a RTV Slovenia Symphony Orchestra

A beleza sonora de composições de Beethoven, Strauss, Smetana e Suppé vão se espalhar pelo parque durante o concerto ao ar livre da RTV Slovenia Symphony Orchestra, no Ibirapuera, sob regência do maestro alemão convidado, Raoul Grüneis. Esse é um dos últimos espetáculos promovidos pelo Mozarteum Brasileiro em 2019, em um ano marcado pela presença de magníficas orquestras e grandes estrelas do cenário erudito mundial. Em sua estreia no Brasil, a premiada sinfônica eslovena ainda fará uma matinê infantil, também no Ibirapuera, e mais duas apresentações na Sala São Paulo.

Os acordes da sinfônica começam com a belíssima Abertura Leonore III, considerada a melhor das quatro aberturas que Beethoven compôs para Leonore – a sua única ópera, mais tarde intitulada Fidelio, ou o Triunfo do Amor Conjugal, ouvida pela primeira vez em Viena, em 1805.

De Beethoven, o repertório passa por outros grandes compositores clássicos: Smetana (Abertura de A noiva vendida e Moldávia), Strauss (O Danúbio Azul) e Suppé (Abertura de O poeta e o camponês). O maestro alemão Raoul Grüneis é o regente convidado para os concertos em São Paulo. Respeitado internacionalmente, é o principal Diretor Musical da Ópera Estatal de Istambul (Turquia), desde 2010.

Levar ao público brasileiro orquestras e solistas de primeiríssima linha é uma das prioridades do Mozarteum, desde seu início, há quase 40 anos. Por isso, ter nesse final de temporada uma orquestra de peso como a RTV Slovenia Symphony Orchestra, em um espetáculo aberto e gratuito, tem para nós um valor inestimável. Um sentimento de missão cumprida, mais uma vez”, diz Sabine Lovatelli, presidente do Mozarteum Brasileiro. Em sua trajetória, o Mozarteum realizou mais de 1.500 concertos, que foram vistos por mais de dois milhões de espectadores, em salas de concertos e locais públicos.

 

PROGRAMA

Ludwing Van Beethoven (1770–1827)
Abertura Leonore III

Bedřich Smetana (1824–1884)
Abertura de A noiva vendida

Bedřich Smetana (1824–1884)
Moldávia

Johann Strauss (1825–1899)
O Danúbio Azul

Franz von Suppé (1819–1895)
Abertura de O poeta e o camponês

 

 

SERVIÇO

 

Mozarteum traz a RTV Slovenia Symphony Orchestra


Dia 10 de novembro, domingo, às 11h


Parque do Ibirapuera (
Av. Pedro Álvares Cabral, Portão 2, Parque Ibirapuera – 11 3629-1000)

 

 

 O Mozarteum

Fundado por Sabine Lovatelli e Claude Sanguszko, é uma das mais conceituadas associações culturais do país e tem como objetivo valorizar e difundir a cultura musical. Por meio da organização e promoção de espetáculos de música erudita e da manutenção de uma série de atividades educativas em São Paulo e Trancoso, sul da Bahia, fomenta a inclusão social e estende o acesso ao melhor da música para o maior número de pessoas.

Desde 1981, início de suas atividades, vem atuando para cumprir dois grandes objetivos: trazer a excelência musical internacional para o público brasileiro e, ao mesmo tempo, incentivar o desenvolvimento pessoal e social por meio de várias iniciativas de cunho cultural e educativo. Traz ao Brasil algumas das maiores orquestras do mundo e abre espaço em sua programação para a apresentação de orquestras jovens e novos talentos brasileiros.

Em sua trajetória, realizou mais de 1.500 concertos, que foram vistos por mais de dois milhões de espectadores, em salas de concertos e locais públicos. Mais de nove mil alunos passaram pelas masterclasses e 240 jovens talentos foram encaminhados às melhores instituições musicais nacionais e europeias, por meio de bolsas de estudos concedidas pela instituição.

Patrocinadores

Mantenedor: EMS e Banco Votorantim
Patrocinadores Ouro: Bradesco e Banco BNP Paribas
Patrocinadores Prata: EY (Ernst & Young), Garde Asset Management, Pirelli e Crowe
Colaboradores: Bayer e Bonsucex
Apoio: Grupo L’OCCITANE, Estadão e Club Transatlântico
Realização: Mozarteum Brasileiro, Ministério da Cidadania, Lei de Incentivo a Cultura, ProacSP, Governo do Estado de São Paulo – Secretaria da Cultura

 

movimento.com
Responsável pela inclusão de programação e assuntos genéricos no blog.