Balé/DançaLateralMinas GeraisNotícia

“Move Concreto! Vídeo dança pela cidade”

O Grupo Contemporâneo de Dança Livre realiza a mostra “Move Concreto! Vídeo dança pela cidade”, que acontecerá de 16 de junho a 07 de julho, em cinco Centros Culturais de Belo Horizonte, com entrada gratuita.

O evento tem curadoria da artista e professora Anamaria Fernandes e assistência de curadoria de Leonardo Augusto que, por meio de edital, irão selecionar dez vídeos dança para comporem a programação da mostra. Podem ser inscritas obras de artistas que residam em Belo Horizonte ou região metropolitana e que abordem as diversas relações entre a dança e os espaços públicos da cidade.

As inscrições podem ser feitas do dia 2 de março ao dia 5 de abril, com preenchimento de formulário disponível no blog do grupo. “O objetivo é de democratizar as diferentes formas de vivenciar a dança nos espaços públicos”, explica Duna Dias, produtora da mostra.

O “Move Concreto! Vídeo dança pela cidade” é realizado por meio do patrocínio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.

A lista dos trabalhos selecionados será divulgada no mês de maio no blog: gcdlmg.blogspot.com.br e nas redes sociais do Grupo Contemporâneo de Dança Livre: Instagram: @gcontemporaneodedancalivre e Facebook: Grupo Contemporâneo de Dança Livre.

Um diferencial desta edição é a premiação. Cada uma das dez obras selecionadas receberá o cachê no valor de R$600,00, pela exibição do trabalho nos cinco centros culturais envolvidos e pela participação em debate de um representante do vídeo dança.

Poderão se inscrever, exclusivamente, artistas que residam em Belo Horizonte ou na região metropolitana (Betim, Caeté, Contagem, Ibirité, Lagoa Santa, Nova Lima, Pedro Leopoldo, Raposos, Ribeirão das Neves, Rio Acima, Sabará, Santa Luzia e Vespasiano).

Poderão ser inscritos trabalhos de vídeo dança que abordem as relações entre o corpo e a cidade. Não há limites de inscrições por titular, nem de tempo de duração dos vídeos inscritos. Mais informações pelo e-mail: moveconcreto@gmail.com

 

Histórico do evento

Não é a primeira vez que a mostra “Move Concreto!” é realizada. Em 2017, o Grupo Contemporâneo de Dança Livre produziu este projeto com o título “Move Concreto! Experiências de dança no espaço público”, na cidade de Contagem (MG) através de uma programação de espetáculos em espaços públicos, oficina e mostra de vídeo dança exibida em praças da cidade.

Na primeira edição foram selecionadas obras de vídeo dança do Brasil e do exterior, oferecendo ao público trabalhos vindos do México, Holanda, Colômbia, Estados Unidos, Argentina, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Pernambuco, Ceará, Minas Gerais, Pará e Mato Grosso do Sul.

 

Link de vídeo dança com audiodescrição:

https://youtu.be/pyqiGalMz1c

 

movimento.com
Responsável pela inclusão de programação e assuntos genéricos no blog.