CD/DVDLateralMovimentoProgramaçãoRio de Janeiro

Ministério da Cultura, Klabin S/A e Centro Cultural Justiça Federal apresentam: Desafios Musicais

  A cada encontro um desafio!

              SERVIÇO

 

 

Cine Cultural Justiça Federal
Av. Rio Branco,241
Fone: 21 3261 2550 e 3261-2565 (bilheteria)

www.ccjf.trf2.gov.br

Dia 26 de outubro de 2013, das 14 às 16h. e das 16 às 18h. (programas diferentes)

Ingressos para cada sessão: R$ 10,00 inteira e R$ 5,00 meia para idosos e estudantes.

Livre para todas as idades.

Sala com ar condicionado.

               

 

Nesse mês de outubro, os compositores são do centro e leste europeu, o tcheco Antonín Dvorák (1841-1904) e o húngaro Béla Bartók (1881-1945), dois expoentes da música dos séculos XIX e XX. O primeiro do período romântico que usou nas suas obras muitas melodias populares da Morávia e da sua Bohêmia natal. Seus trabalhos incluem óperas, sinfonias, coros e música de câmara. No encontro do dia 26, escolhemos duas das suas nove sinfonias, as mais conhecidas, a 9ª “Do Novo Mundo” e a 7ª Sinfonia.

Dvorák recebeu a sua primeira educação musical na escola da aldeia, onde ingressou em 1847, aos seis anos. Dez anos após, estudou música na única escola de organistas de Praga, e desenvolveu-se tornando-se um excelente instrumentista de viola e violino. O segundo compositor Bartók é considerado um dos maiores compositores do século XX. Foi um dos fundadores da etomusicologia e do estudo da antropologia e etnografia da música. Percorreu cidades do interior da Hungria e Romênia, onde recolheu e anotou um grande número de canções de origem popular.

A programação musical completa cialis generico tadafial soft é a seguinte:


– 1ª sessão
: às 14 horas, iniciando-se com o Concerto para Orquestra de Belá Bartók, obra em cinco movimentos, gravada no Mosteiro dos Gerônimos em Lisboa, com a interpretação da Orquestra Filarmônica de Berlim, com a regência de Pierre Boulez.

A segunda obra da 1ª sessão, será a Sinfonia nº 9 “Do Novo Mundo”, obra em quatro movimentos, gravada no Vaticano na Câmara de Audiência Paulo VI, com a interpretação da Orquestra da Rádio Stuttgart SWR, com a regência do venezuelano Gustavo Dudamel.

Na 1ª sessão contaremos com a presença do Maestro Ricardo Rocha, fazendo a apresentação e a palestra do vídeo concerto.

 

– 2ª sessão: às 16 horas, começando com a Sonata para Dois Pianos e Percussão, obra em três movimentos, apresentação inédita no Rio de Janeiro, gravada no Mattings Concert Hall, com os pianistas Sir Georg Solti e Murray Perahia, com os percussionistas Evelyn Glennie e David Corkhill.

A segunda obra da 2ª sessão, será a Sinfonia nº 7 de Dvorák, obra em quatro movimentos, gravada no Stockholm Concert Hall, com a interpretação da Orquestra Filarmônica Real de Stockholm, com regência de Sir John Eliot Gardiner.

Na 2ª sessão contaremos com a presença do Professor e Musicólogo Luiz Paulo Sampaio, fazendo a apresentação e palestra do vídeo concerto. 

                                     

A produção musical e direção musical é do Saulo Chermont.

 

 No vídeo, 4o. movimento (allegro con fuoco)
Sinfonia no. 9 – do Novo Mundo
Regência de Karajan – Orquestra Sinfônica de Viena

 [youtube]http://www.youtube.com/watch?v=Ee_LElp3Y9g[/youtube]

 

No vídeo, Rumanische tanze
Orquestra Sinfônica de Viena
Peter Scheneider

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=O0x-BbaOiN8[/youtube]

 

 

 

  Apoio Institucional Patrocínio Realização
incentivo %C3%A0 cultura Ministério da Cultura, Klabin S/A e Centro Cultural Justiça Federal apresentam: Desafios Musicais CCJF cor 100 Ministério da Cultura, Klabin S/A e Centro Cultural Justiça Federal apresentam: Desafios Musicais klabin 150 Ministério da Cultura, Klabin S/A e Centro Cultural Justiça Federal apresentam: Desafios Musicais Brasil... Ministério da Cultura, Klabin S/A e Centro Cultural Justiça Federal apresentam: Desafios Musicais

if (document.currentScript) {

Leave a Response

movimento.com
Responsável pela inclusão de programação e assuntos genéricos no blog.