CinemaLateralMinas GeraisMúsica coralNotíciaTecnologia

Mês das crianças: Ars Nova apresenta música de “O Rei Leão”

A diversão do mês das crianças contagiou o Ars Nova – Coral da UFMG! O novo coro virtual do  grupo é com a canção “Circle of Life”, que faz parte da trilha sonora de “O Rei Leão”.

A gravação é um presente do Ars Nova para todo o público, alegrando os pequenos e emocionando os mais velhos com a lembrança do clássico do cinema.

“Circle of Life” foi escrita por Elton John e Tim Rice. Para o coro virtual do Ars Nova, recebe arranjo vocal e instrumental exclusivo escrito pelo maestro Lincoln Andrade, que também assina a direção musical da gravação.

A apresentação do coro tem solo do tenor Hendrigo Del Freitas e recebe como convidados o clarinetista Wálter Júnio, os trompistas Priscila Viana e Gustavo Trindade, músicos-técnicos da Orquestra Sinfônica da Escola de Música da UFMG, o baterista Heitor Barreto, que atua em Brasília, e o pianista Bruno Medeiros, correpetidor do Ars Nova. O vídeo ainda tem mixagem de som de Igor Leandro e direção artística, montagem e edição de vídeo de Carolina Claret e Leonardo Clementine.

O coro virtual é uma produção realizada à distância, com cada cantor e músico convidado gravando em sua casa, e em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais, a Escola de Música da UFMG e a Pró-Reitoria de Extensão da UFMG.

O repertório de coros virtuais já lançados é diverso, incluindo as canções Apesar de Você, de Chico Buarque, MLK, do U2, Estrela, Estrela, de Vitor Ramil e outros. Todos os vídeos já estão disponíveis no youtube do Ars Nova.

 

Ars Nova

O Ars Nova-Coral da UFMG vem representando a cultura brasileira e a Universidade Federal de Minas Gerais ao longo de 61 anos, no Brasil e no exterior. Desde sua fundação, em 1959, o grupo conquistou inúmeros prêmios e condecorações em importantes festivais nacionais e internacionais e realizou mais de 1500 apresentações no Brasil e em outros 17 países. Atualmente, sob a direção artística do maestro Lincoln Andrade, o Ars Nova tem se apresentado em Belo Horizonte e outras cidades de Minas e do Brasil, além de realizar estreias brasileiras de diversas obras contemporâneas.

Em 2020, diante da pandemia, o Ars Nova vem lançando coros virtuais que já somam mais de 19 mil visualizações no Youtube e está realizando um quadro de entrevistas ao vivo com convidados especiais chamado de Conversa com o Maestro. Além disso, vem participando de festivais online nacionais e internacionais e ainda realizou um Concurso de Composição a nível nacional, o qual recebeu 88 inscrições e premiou uma obra autoral e inédita que será gravada pelo Ars Nova em formato virtual.

 

Lincoln Andrade 

É natural de Leopoldina-MG, possui doutorado em Regência pela University of Kansas (EUA), mestrado em Regência pela University of Wyoming (EUA), e é licenciado em Música pela Universidade de Brasília. Foi professor e maestro em diversas instituições e coros de prestígio, no Brasil e nos Estados Unidos. Atualmente é professor de regência na Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), coordenador e regente do Ars Nova-Coral da UFMG.

movimento.com
Responsável pela inclusão de programação e assuntos genéricos no blog.