LateralMúsica contemporâneaNotíciaSão PauloTecnologia

Maria Toro e Chano Domínguez em concerto no SescTV

A flauta encontra o piano em um repertório que une música flamenca com influências do jazz e rock. Destaque para a participação de Hamílton de Holanda, em Zyryab, uma homenagem a Paco de Lucía. A apresentação vai ao ar no dia 9/12, às 22h.

O SescTV exibe no dia 9/12, às 22h, um especial musical com a flautista Maria Toro e o pianista Chano Domínguez, gravado durante o Sesc Jazz, em 2019, no Sesc Pompeia, com a participação especial de Hamílton de Holanda. No repertório, música flamenca e jazz. (Assista também em sesctv.org.br/noar)

Entre uma música e outra, a flautista Maria Toro explica que conheceu Chano por intermédio do baixista brasileiro Munir Roses em Madri, na Espanha, e ficaram em contato. “É a primeira vez que temos um projeto, e tocamos juntos no Brasil e no mundo. O repertório é composto por  músicas da dupla, além de trazer a obra de Paco de Lucía com composições do álbum de 1994, uma referência para os músicos no mundo.”, diz Maria.

O pianista Chano Domínguez conta que seu primeiro instrumento foi o violão flamenco: “Com oito anos comecei a tocar esse instrumento porque vivia em Cadíz, na Espanha. Lá conseguíamos ouvir uma rádio americana. Foi por isso que desde pequeno gostava dos grupos de rock americano como Emerson, Lake & Palmer, Grand Funk Railroad, Soft Machine, King Crimson e Jimi Hendrix”, conta o pianista.

Segundo Chano, o flamenco e o jazz parecem duas músicas muito diferentes na superfície, mas quando nos aprofundamos na história da música, percebemos suas semelhanças. O pianista diz que o flamenco vem de um povo nômade que está se movendo pelo mundo e se mescla com a cultura aonde chega, surgindo, então, o flamenco em Andaluzia

. Já o jazz americano é criado quando o povo negro começa a ser mais livre, pode usar os instrumentos e tocar à sua maneira. “Mas no fundo, há essa vivência e a necessidade de expressão de um povo que de alguma maneira está oprimido, está buscado um futuro. Eu acredito que é isso que liga o flamenco ao jazz, porque se você analisa um blues e uma siguirya, uma soleá, na verdade estamos falando do mesmo”, explica Chano.

Maria pondera que são duas músicas que têm muito em comum pela questão da improvisação e são tribais, viscerais, ou seja, música popular e dois estilos muito permeáveis que convivem. “Na Espanha, é impossível não se contaminarem, porque todo músico de flamenco conhece jazz e todo músico de jazz conhece flamenco. Com isso, chega uma hora em que não se percebe a fronteira de onde começa uma e onde termina a outra”, comenta a flautista.

Domínguez considera viver com um único projeto muito arriscado, especialmente para músicos criativos e improvisadores. Para ele, poder fazer músicas diferentes abre a mente e as possibilidades, por isso sempre está em algum projeto musical. Já Maria admite que, para ela, a música é o motor de sua vida e não entende a vida sem a música, além de propiciar o conhecimento de outras culturas, outros artistas e de conhecer e descobrir valores.

 

PROGRAMA

Maria Toro
À Contraluz

Chano Domínguez
Mr. Ci

Tom Jobim
Luíza

Paco de Lucía
Zyryab

 

 

 

SERVIÇO

Especial Musical – flautista Maria Toro e o pianista Chano Domínguez

Estreia: 9/12, quarta, às 22h

Reapresentações: 10/12, quinta, às 2h e 12h; 13/12, domingo, às 3h e 18h.

Classificação Indicativa: Livre.

Produção: Fuego Digital.

 

 

SescTV

O SescTV é um canal de difusão cultural do Sesc em São Paulo, distribuído gratuitamente, que tem como missão ampliar a ação do Sesc para todo o Brasil. Sua grade de programação é permeada por espetáculos, documentários, filmes e entrevistas. As atrações apresentam shows gravados ao vivo com grandes nomes da música e da dança. Documentários sobre artes visuais, teatro e sociedade abordam nomes, fatos e ideias da cultura brasileira. Ciclos temáticos de filmes e programas de entrevistas sobre literatura, cinema e outras artes também estão presentes na programação.

Para sintonizar o SescTV:

Canal 128, da Oi TV

Ou consulte sua operadora

Assista também online em sesctv.org.br/noar

Siga o SescTV no twitter: @sesctv

E no facebook: facebook.com/sesctv

No instagram: @sesctv

 

Fase Beta

As versões da plataforma do Sesc Digital encontram-se em fase beta, ou seja, novidades e melhorias serão implementadas a partir das interações que se desenvolverem entre o público e os recursos. Além disso, o catálogo será expandido periodicamente, englobando novas temáticas e linguagens.

 

+ Sesc Digital

A presença digital do Sesc São Paulo vem sendo construída desde 1996, sempre pautada pela distribuição diária de informações sobre seus programas, projetos e atividades e marcada pela experimentação. O propósito de expandir o alcance de suas ações socioculturais vem do interesse institucional pela crescente universalização de seu atendimento, incluindo públicos que não têm contato com as ações presenciais oferecidas nas 40 unidades operacionais espalhadas pelo estado. Por essa razão, o Sesc apresenta o Sesc Digital, sua plataforma de conteúdo!

movimento.com
Responsável pela inclusão de programação e assuntos genéricos no blog.