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La Fura Dels Baus no Municipal de SP

Orquestra SinfA?nica Municipal, sob regA?ncia de seu maestro residente, Eduardo Strausser, participa das apresentaA�A�es.

 

A companhia catalA? La Fura Dels Baus retorna ao Theatro Municipal de SA?o Paulo com curta temporada do espetA?culo El Amor Brujo a�� El Fuego e La Palabra. A atraA�A?o A� apresentada de 27 a 31 de julho a�� quarta-feira a sA?bado, A�s 20h, e domingo, A�s 17h. A Orquestra SinfA?nica Municipal (OSM), sob regA?ncia do maestro residente Eduardo Strausser, integra as apresentaA�A�es. O grupo catalA?o esteve no TMSP em 2014.

Com direA�A?o da prA?pria Fura e de Carlus Padrissa, e coreografia de Pol Jimenez, fazem parte ainda do espetA?culo Esperanza FernA?ndez, cantaora (cantora de flamenco), e Miguel A?ngel CortA�s, na guitarra flamenca. A montagem homenageia o compositor Manuel de Falla a�� em 2016, completam-se 140 anos de nascimento e 70 anos de morte. AlA�m disso, a primeira versA?o de El Amor Brujo estreou no Teatro Lara, em Madri, no dia 15 de abril de 1915.

O espetA?culo conta com projeA�A�es de JosA� Val del Omar, de Granada, que representam sonhos, combinando sequA?ncias musicais a�� que serA?o interpretadas pela OSM a��, danA�a e nA?meros acrobA?ticos cheios de movimento, luz e efeitos especiais. AlA�m de El Amor Brujo, fragmentos de peA�as anteriores de Falla poderA?o ser vistas, como Noches en los Jardines de EspaA�a, La Vida Breve e peA�as de flamengo, como Vidalita.

Para Padrissa, El Amor Brujo A� a obra mais universal, brilhante e arrebatadora de Manuel de Falla. Para o diretor, o compositor conseguiu combinar harmonicamente os folclores andaluz, cigano e flamenco com a mA?sica clA?ssica. Mesmo mais de um sA�culo depois, a obra de de Falla segue moderna, com melodias vibrantes do compositor e o argumento passional de MarA�a LejA?rraga. A partir daA�, La Fura se propA�e a fazer um espetA?culo mA?gico, repleto de efeitos especiais, com vigor de movimentos corporais dos bailarinos e com as projeA�A�es que ultrapassam o cenA?rio. Sobre a mA?sica de de Falla e a poesia de LejA?rraga estA? a luz cinematogrA?fica de Val del Omar Cheap , que faz ‘transbordar’ os limites da tela de projeA�A?o.

 

ParticipaA�A?o especial

Alunas da Escola de DanA�a de SA?o Paulo farA?o parte das apresentaA�A�es de El Amor Brujo – El Fuego e La Palavra. A companhia catalA? solicitou que as candidatas mostrassem uma coreografia, de atA� dois minutos, com traA�os de danA�a flamenca. Depois de uma rigorosa seleA�A?o, das 36 inscritas, 12 foram escolhidas. As garotas, com idades de 16 a 22 anos, aparecerA?o em oito momentos coreogrA?ficos. A Escola de DanA�a de SA?o Paulo A� dirigida por Susana Yamauchi.

La Fura Dels Baus
La Fura Dels Baus

 

Ficha tA�cnica

Miranda Alfonso, Fuensanta Blanco, Yaiza Espigares, Julio GonzA?lez, Pol JimA�nez, MarA�a MuA�oz, Montse Selma e Axel TA�llez a�� bailarinos
La Fura dels Baus / Carlus Padrissa a�� direA�A?o de cena
Pol Jimenez a�� coreografia
Chu Uroz a�� figurinos
Carles Rigual a�� iluminaA�A?o
Thomas Bautenbacher a�� efeitos especiais
Manel G. Frasquiel a�� montagem de vA�deo
Esperanza FernA?ndez a�� cantaora
Miguel A?ngel CortA�s a�� guitarra flamenca
Com a participaA�A?o de bailarinas do curso de formaA�A?o e cursos livres da Escola de DanA�a de SA?o Paulo

 

Sobre os artistas

Fundada na Catalunha em 1979, a companhia teatral La Fura dels Baus Purchase , desde suas primeiras criaA�A�es distantes das narrativas lineares e voltadas para uma dramaturgia fragmentaria e sensorial com envolvimento do pA?blico, buscou o que a prA?pria companhia denominou como estA�tica furera, especialmente a partir da trilogia Accions how to make viagra at home for men (1983), Suz/o/Suz (1985) e Tier Mon (1988).

Recentemente, com a progressiva incorporaA�A?o de tecnologias e sua ousadia dramatA?rgica em suas propostas teatrais e operA�sticas, remodelaram a trajetA?ria inicial de La Fura dels Baus em uma marca internacionalmente reconhecida. Destacam-se as criaA�A�es para as cerimA?nias olA�mpicas (Mediterrani, cerimA?nia inaugural dos Jogos OlA�mpicos de Barcelona, de 1992, e cerimA?nia inaugural dos Jogos OlA�mpicos da Juventude de Nanjing, de 2014), cinema (Faust 5:0A�[2001]) e discos (KrabA�[1995], OmbraA�[1999], XXXA�[2002]).

De seus nove fundadores, seis a�� Micky Espuma, Pep Gatell, JA?rgen MA?ller, A�lex OllA�, Carlus Padrissa e Pera TantinyA� a�� ainda fazem parte da companhia e desenvolvem tanto projetos individuais quanto comuns em colaboraA�A?o interna ou com outros artistas.

A atualidade de La Fura pode ser constatada pelas criaA�A�es para tA�tulos do repertA?rio, como La Damnation de Faust (1999), a tetralogia wagneriana (2007-9) e Madama Butterfly (2014); para A?peras contemporA?neas, como Le Grand Macabre, de Ligeti (2009), comprar orlistat online andorra Sonntag aus Licht, de Stockhausen (2011), e Quartett, de Luca Francesconi (2011, 2013); e tambA�m por espetA?culos teatrais como As Troianas (2001) e Metamofosi (2005), alA�m de grandes produA�A�es como L’Home del Millenni (2000), La Divina Comedia (2002), Cutty Sark Shangai-London (2007) ou Naumon (2004) – este A?ltimo um espetA?culo itinerante, a bordo de um barco.

 

O diretor Carlus Padrissa A� um dos seis diretores artA�sticos da companhia catalA?. Padrissa foi o responsA?vel pela participaA�A?o do grupo na cerimA?nia de abertura dos Jogos OlA�mpicos de 1992, em Barcelona, espetA?culo dirigido por A�lex OllA� e ele, com colaboraA�A?o de Hansel Cereza, Jordi ArA?s, Miquel Badosa e Pera TantiA�A?. Suas primeiras criaA�A�es para A?pera, e em colaboraA�A?o com OllA� e com o artista plA?stico Jaume Plensa, foram La AtlA?ntida, de de Falla (1996), e Le Martyre de Saint SA�bastien, de Debussy (1997). Estas foram seguidas por La Damnation de Faust, de Berlioz, no Festival de Salzburg; A Flauta MA?gica, de Mozart, na Bienal de Ruhr; O Castelo de do Barba-Azul, de BartA?k, e o ciclo de canA�A�es O DiA?rio de uma Desaparecida, de JanA?A?ek (no OpA�ra de Paris e no Gran Teatre del Liceo de Barcelona). Um dos projetos mais ambiciosos da La Fura foi converter o navio Naumon em um centro de performance flutuante e levA?-lo por mais de 40A�milA�milhas, do MediterrA?neo atA� o Mar da China. Padrissa dirigiu Turandot, de Puccini (2011), na Bayerische Staatsoper; Michaels Reise um die Erde, de Stockhausen, em sua estreia austrA�aca; TannhA�user (2010), no La Scala; Os Troianos, de Berlioz (2010), no Palau de les Arts de ValA?ncia e no Mariinsky de SA?o Petersburgo; Parsifal (2013), na A�pera de ColA?nia; Elektra, de Richard Strauss (2014), na SuA�cia; o espetA?culo Cantos de Sirena (2015), na SuA�A�a; El Amor Brujo (2015), na Espanha; Benvenuto Cellini (2015), na Alemanha; e Terra Nova (2016), na A?ustria.

 

Nascido em Barcelona, Pol JimA�nez A� coreA?grafo e bailarino. A� formado no Conservatorio Profesional de Danza de Barcelona em 2013, o qual representou como coreA?grafo na AssemblA�e International de 2013, em Toronto, encontro organizado pela Escola de BalA� Nacional do CanadA?. Apesar de muito jovem, sua experiA?ncia A� extensa: recebeu, em 2011, prA?mio do Ballet Nacional de EspaA�a na 20A? CompetiA�A?o de Coreografia de DanA�a Espanhola e Flamenco de Madrid, pela coreografia Subconscient. Em 2014, estreou seu primeiro espetA?culo, VaivA�n, na Sala FA�nix de Barcelona.

Bailarino eclA�tico, Jimenez direcionou sua carreira para a danA�a espanhola, apostando sempre na inovaA�A?o e na sinceridade. Mostra disso A� o seu espetA?culo Nu, estreado com grande A?xito no Festival Ciutat Flamenco de Barcelona, em maio de 2015. Atualmente, trabalha como coreA?grafo e bailarino de El Amor Brujo a�� El Fuego y la Palabra e em Sentimsentits, uma reinterpretaA�A?o do solo Glimpse, de Cesc Gelabert, ganhadora do programa Re-Mou-Te da AssociaA�A?o dos Profissionais da DanA�a de da Catalunha.

 

Miguel A?ngel CortA�s
Miguel A?ngel CortA�s

Nascido em Granada, o guitarrista Miguel A?ngel CortA�s foi apresentado ao mundo do flamenco por La Zambra del Sacromonte aos 8 anos. Aos 14 anos, em 1986, participou de uma turnA? pela Europa, EUA e JapA?o acompanhando bailaores como Mariquilla, Manolete, Javier BarA?n, Antonio Canales, Juan RamA�rez, Beatriz MartA�n, Eva La Yerbabuena e Juan AndrA�s Maya. Em 1994, recebeu o Segundo PrA?mio na CompetiA�A?o de Guitarra Flamenca Paco de LucA�a e, dois anos depois, foi finalista no PrA?mio de Jovens Talentos da Bienal de Flamenco de Sevilha. Em 1996, colaborou na gravaA�A?o do disco Omega Buy com o cantaor Enrique Morente. Em 1998, lanA�ou seu primeiro disco solo, Patriarca, indicado na segunda ediA�A?o do prA?mio de mA?sica de Andaluzia, em 2001. Em 2005, participou da gravaA�A?o do disco e do DVD El Principio del Comienzo, de Antonio Orozco.

Colaborou com grandes artistas, como Luz Casal, Diana Navarro, Carmen Linares, Miguel Poveda, Chano Lobato, JosA� MercA�, JosA� de La Tomasa, Chiquetete, ArcA?ngel e El Pele. Participou do DVD Casa, Cueva y Escenario, de Estrella Morente, e da transmissA?o ao vivo do espetA?culo Pastora 1922, em Granada. BordA?n de Trapo, seu segundo disco solo, venceu o PrA?mio Deflamenco, em 2007, na categoria melhor disco de guitarra flamenca. Em 2008, participou do espetA?culo Tu OA�do es MA?s Viejo que Tu Abuelo, de Manolo SanlA?car, na abertura da Bienal de Flamenco de Sevilha. LanA�ou seu terceiro trabalho solo, El Calvario de un Genio, em 2013. Em 2014, estreou, na Bienal de Flamenco de Sevilha, o espetA?culo Lo CortA�s no Quita lo Gallardo, como o violonista clA?ssico JosA� MarA�a Gallardo.

 

Esperanza FernA?ndez
Esperanza FernA?ndez

Nascida em Sevilha, Esperanza FernA?ndez se apresentou pela primeira vez como primeira cantaora aos 16 anos no espetA?culo Amargo, de Mario Maya, e desde entA?o colaborou com grandes artistas, como Paco de LucA�a, CamarA?n de la Isla, Rafael Riqueni, Enrique Morente, Yehudi Menuhin, Rafael FrA?hbeck de Burgos, Lorin Mazel, Mauricio Sotelo, Edmon Colomer, Rosa Torres Pardo, Angel Gil OrdoA�ez, Jean Marc Padovani, Myrian Makeba, Noa, Edward Simmons, Juan de Udaeta, Kiko Veneno e JosA� Miguel Evora.

Atuante tanto nas linhas mais tradicionais do flamenco como em experiA?ncias prA?ximas ao price of danazol fusion (entre o popular e o clA?ssico), FernA?ndez se destaca em interpretaA�A�es de obras como La Vida Breve, El Amor Brujo, Siete Canciones EspaA�olas e a participaA�A?o na recuperaA�A?o da Margot, de Turina, no Teatro de la Maestranza, de Sevilha, em 1999. Participou da gravaA�A?o de El Amor Brujo, com diversas orquestras, como a Orquesta Nacional de EspaA�a, Orquesta SinfA?nica de Barcelona i Nacional de Catalunya e Orquesta Joven de AndalucA�a. Interpretou esta mesma obra com vA?rias orquestras, tais como a Orquesta SinfA?nica de Valencia, SinfA?nica de Galicia, e Ciudad de Granada. Convidada habitual de festivais e bienais de flamenco, Esperanza jA? se apresentou em importantes teatros, como o Lara, Real de Madri, Palacio Bellas Artes da Cidade do MA�xico e Palau de les Arts de ValA?ncia, e em orquestras, como a Staatskapelle, de Dresden, e a Orquestra SinfA?nica de MalmA�.

 

Orquestra SinfA?nica Municipal de SA?o Paulo

No inA�cio do sA�culo 20, havia em SA?o Paulo conjuntos orquestrais mantidos por associaA�A�es e colA�gios, mas nA?o uma orquestra profissional especializada em A?pera. As companhias lA�ricas internacionais que se apresentavam no Theatro Municipal traziam, alA�m dos solistas, mA?sicos e corais completos.

Na dA�cada de 1920, uma orquestra profissional foi montada e passou a realizar apresentaA�A�es esporA?dicas no Theatro Municipal, mas somente em 1939 o grupo tornoua��se permanente e passou a se apresentar com maior frequA?ncia, sob o nome de Orquestra SinfA?nica do Theatro Municipal de SA?o Paulo.

Em 1949, um projeto de lei oficializou o conjunto, que passou a se chamar Orquestra SinfA?nica Municipal de SA?o Paulo e a fazer parte das temporadas lA�ricas e de danA�a do Theatro. Com atuaA�A�es de destaque em todos esses anos, em 1940 a orquestra inaugurou o estA?dio do Pacaembu e, em 1955, tocou, na reabertura do Theatro Municipal, a A?pera Pedro Malazarte, de Camargo Guarnieri, regida pelo prA?prio compositor. Realizou, ainda, concerto em homenagem aos participantes dos Jogos Pan-Americanos de 1963, em SA?o Paulo, e fez sua primeira excursA?o ao exterior em 1971, com todo o elenco, para apresentaA�A?o da A?pera II Guarany, de Carlos Gomes, no Teatro San Carlo, na ItA?lia.

Muitos mestres da mA?sica contribuA�ram para o crescimento da Orquestra SinfA?nica Municipal, entre eles Arturo de Angelis, Zacharias Autuori, Edoardo Guarnieri, Lion Kasniefski, Souza Lima, Eleazar de Carvalho e Armando Belardi. Atualmente, John Neschling A� o diretor artA�stico do Theatro Municipal de SA?o Paulo e regente da Orquestra SinfA?nica Municipal.

 

Desde agosto de 2014, Eduardo Strausser A� assistente do maestro Neschling e regente residente do Theatro Municipal de SA?o Paulo. Nesta temporada, Strausser regerA? regeu La BohA?me, de Puccini; e regerA? Elektra, de Richard Strauss; e Fosca, de Carlos Gomes.

No Theatro Municipal de SA?o Paulo, dirigiu grandes artistas, como Gregory Kunde, Vitalij Kowaljow, Andrei Bondarenko, Lana Kos e Svetlana Aksenova. Regeu orquestras como a KurpfA�lzischen Kammerorchester, de Mannheim, a Orquestra SinfA?nica de Berna, a SA?dwestdeutsche Philharmonie de Konstanz, a Berliner Camerata e o Festival de Cordas de Lucerna; com a Meininger Hofkapelle, dirigiu A Flauta MA?gica, de Mozart.A�Em 2016, Strausser fez sua estreia com a Orchestra Filarmonica del Teatro La Fenice, de Veneza, estrearA? e no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, e retornarA? A� Berliner Camerata e ao Teatro Verdi de Padova. Entre 2012 e 2014, foi diretor artA�stico da Orchesterverein Wiedikon e da Kammerorchester Kloten, em Zurique.

Nascido em SA?o Paulo, em 1985, Strausser estudou na ZA?rcher Hochschule der KA?nste, onde recebeu com distinA�A?o os tA�tulos de mestre e especialista na classe do renomado professor Johannes Schlaefli. Em 2007, passou o verA?o em KA?rten, Alemanha, onde estudou anA?lise e interpretaA�A?o com Karlheinz Stockhausen. Participou de masterclasses com Bernard Haitink e David Zinman, na SuA�A�a, e com Kurt Masur, em Nova York. Em 2008, foi selecionado para participar do prestigiado FA?rum Internacional de Regentes do Ferienkurse fA?r Neue Musik em Darmstadt, onde teve a oportunidade de trabalhar com compositores como GyA�rgy KurtA?g e Brian Ferneyhough.

 

Programa

M de Falla a�� El Amor Brujo | Danza del Fin del DA�a (Danza del Fuego)
BurlerA�a / ImprovisaciA?n Cheap
M de Falla a�� Noches en los Jardines de EspaA�a | En el Generalife
Popular a�� Farruca
M de Falla a�� El Sombrero de Tres Picos (IntroducciA?n) | La Vida Breve | Danza EspaA�ola, n. 1 Purchase
Popular – Vidalita
M de Falla a�� El Amor Brujo | GitanerA�a, em um ato e dois quadros, versA?o 1915

 

SERVIA�O:

 

“El Amor Brujo a�� El Fuego e La Palabra”

La Fura Dels Baus

 

Esperanza FernA?ndez, “cantaora”

Miguel A?ngel CortA�s, guitarra flamenca

Orquestra SinfA?nica Municipal de SA?o Paulo

Eduardo Strausser, regA?ncia

 

27 a 30 de julho, quarta-feira a sA?bado, A�s 20h, e 31 de julho, domingo, A�s 17h

Theatro Municipal de SA?o Paulo (PraA�a Ramos de Azevedo, s/n, Centro a�� Tels.: 11 3053 2100 e 3053 2090)

 

Ingressos: de R$ 25 a R$ 90, com meia-entrada para estudantes

 

Capacidade: 1.500 lugares

SugestA?o etA?ria: acima de 10 anos

DuraA�A?o aproximada: 120 minutos

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