Curso / EncontroLateralMovimentoNotíciaRio de Janeiro

I Curso Internacional de Regência do Rio de Janeiro

O curso é a expressão de uma Escola de Regência própria e desenvolvida ao longo dos últimos 25 anos. É também uma homenagem a Beethoven. Uma oportunidade única para maestros e estudantes de regência!

Em sua primeira edição, esse curso será ministrado pelo maestro Ricardo Rocha junto à Orquestra Bachiana Brasileira, entre 08 e 13 de fevereiro, com intensa programação aberta à participação de iniciantes e ouvintes até profissionais, com aulas práticas de regência com piano e frente à orquestra. No final, o Concerto de Encerramento será dirigido pelos regentes selecionados.

O curso possui fundamentos baseados não apenas numa técnica gestual precisa para a condução de diferentes conjuntos, mas principalmente na eficiência e no poder dos gestos como indutores da interpretação, pois que nessa arte o que efetivamente importa é menos a condução e mais a indução do discurso musical.

Este processo começa com a abordagem das obras através de sua análise estrutural e consequente identificação de padrões, cujo mapeamento permitirá a compreensão correta do texto, do pensamento do compositor e o encontro das soluções de regência para cada passagem do repertório.

 

PROGRAMA

Beethoven
Abertura Coriolano, em dó menor, opus 62
Concerto n. 3 para Piano e Orquestra, em dó menor, opus 37
Sinfonia n.2 em ré maior, opus 36

IDIOMA: O curso será ministrado em Português/Español

O CURSO

AULAS E ENSAIOS COM PIANO

Dias 8 e 9 de fevereiro
Pela manhã, das 9h às 12h20, com intervalo
À tarde, das 14h às 17h20, com intervalo

Dias 10 , 11 e 12 de fevereiro
Somente no turno da manhã, das 9h às 12h20, com intervalo

Aspectos teóricos
– Dados sobre o compositor e a obra

Análise estrutural
– Abordagem da partitura do todo para a parte
– Identificação de padrões: temas, motivos principais, seções
– Identificação e nomeação de cada evento
– Mapeamento: criação gráfica, em papel, das seções e subseções da obra para a configuração da sua arquitetura

Regência: – Técnica gestual
– Análise de soluções de Regência para os principais trechos
– Regência com piano

ENSAIOS COM ORQUESTRA

Dias 10 , 11 e 12 de fevereiro
Tarde, das 14h às 17h20, com intervalo

– Dia 10 de fevereiro
Primeiro grupo de seis regentes, com 30 min. para cada um;

– Dia 11 de fevereiro
Segundo grupo de seis regentes, com 30 minutos para cada um;

– Dia 12 de fevereiro
– Ensaio Geral com definição dos regentes que atuarão no concerto.

Atuação dos 12 Regentes Ativos, com 15 minutos para cada um, divididos em dois grupos de 6 regentes, um grupo para cada parte do ensaio; – Final: escolha dos regentes que atuarão no Concerto de Encerramento.

Definição: deverão ser escolhidos um mínimo de três (um para cada obra) a um máximo de oito regentes, sendo um para a Abertura e um para cada movimento do Concerto e da Sinfonia.

Processo de escolha

Eleição. Terão direito a votar:

1) Os Regentes Ouvintes e os Regentes Ativos com Piano, ficando de fora os Regentes Ativos com Orquestra. Cada um deverá votar em um único nome para a Abertura; no caso do Concerto e da Sinfonia, poderá optar por um nome para cada uma das obras ou um para um determinado movimento. Cada nome citado contará um voto, não importando se para a obra inteira ou para um movimento. A eleição será determinada pela contagem simples dos votos;

2) Orquestra: cada músico deverá dar uma lista tríplice de nomes, indicando o melhor para cada obra. No final, os três nomes mais votados para cada obra formarão a lista tríplice da Orquestra, com peso 2 para cada um desses nomes na contagem final dos votos.

3) Maestro: atuará somente no caso de empates e num eventual voto de mérito por um ou mais regentes que estiverem em condições de atuar melhor em dois ou mais movimentos de uma única obra.

CERTIFICADOS

Antes do Concerto de Encerramento, todos os participantes do I Curso Internacional de Regência do Rio de Janeiro com um mínimo de 75% de presença, terão direito ao Certificado de sua participação no curso.

Com timbre institucional da Sociedade Musical Bachiana Brasileira (Bem de Utilidade Pública Federal – Processo 08000-019379/99-00 de 4/4/2000 do Ministério da Justiça), o Certificado tem validade como curso de extensão e distingue a categoria do participante (ativo/ouvinte), descreve as obras trabalhadas e registra a carga horária, as datas e o local do evento, sendo assinados pelo Maestro, devidamente qualificado no impresso.

CONCERTO DE ENCERRAMENTO

Será no sábado, dia 13 de fevereiro de 2021, em local a ser definido, com os regentes eleitos por votos de todos os músicos participantes do evento. Terão direito a fazer sua própria filmagem para fins de book profissional sem direito a uso comercial da gravação. Do mesmo modo, poderão produzir registro fotográfico do evento, desde que sem uso de flash. A direção do Curso se reserva o direito de, igualmente, utilizar-se de cenas e imagens gravadas para fins de publicidade do evento.

SERVIÇO

I Curso Internacional de Regência do Rio de Janeiro

Data: 08 a 13 de fevereiro de 2021

Rio de Janeiro – Brasil

Maiores informações no site www.cursoderegencia.com.br

Inscrições através do e-mail cinter.rio@gmail.com

 

 

Cia. Bachiana Brasileira, Prêmio de Cultura 2009 RJ
Rua da Lapa, 120 – Sala 804
CEP 20021-180 – Centro – Rio de Janeiro, RJ
Tel.: (21) 2245-0058
cbb.secretaria@gmail.com

movimento.com
Responsável pela inclusão de programação e assuntos genéricos no blog.