LateralMúsica de câmaraNotíciaRio de JaneiroTecnologia

Harmonitango celebra centenário de Piazzolla

A Sala Cecília Meireles, espaço da FUNARJ, apresenta sexta-feira, dia 26 de março, às 19 horas, abrindo a  série Música de Câmara, o grupo Harmonitango, interpretando a Ópera Tango “María de Buenos Aires”, composta por Astor Piazzolla (1991-1992) com libreto de Horacio Ferrer.

Escrita em 1968, “María de Buenos Aires”, mistura música, movimento e palavras em uma narrativa imersiva sobre uma mulher chamada Maria e sua jornada espiritual e surrealista através da vida e da morte. É uma celebração do centenário do compositor e instrumentista argentino, ocorrido no dia 8 de março.

Um dos mais importantes artistas do século XX, Astor Piazzolla é figura múltipla, complexa e apaixonante. Como um grande bandeonista e compositor, subverte o tango tradicional incorporando elementos do jazz e da música erudita. Seus estudos com a francesa Nadia Boulanger e Alberto Ginastera lhe conferem a estrutura e conhecimento necessários para, através da força emotiva, rítmica e inspiradora do tango tradicional, desenvolver um estilo próprio contemporâneo abrindo as portas para o Novo Tango.

Composta em 1968, a Ópera Tango “Maria de Buenos Aires”, com libreto de Horacio Ferrer, mistura música, movimento e palavras em uma narrativa imersiva sobre uma mulher chamada Maria e sua jornada espiritual e surrealista através da vida e da morte. O drama habita bares e bordéis onde abundam estereótipos e personagens típicos de Buenos Aires. Após sua morte, Maria é puxada para um inferno onírico onde ela encontra o circo coral dos psicanalistas tal qual um sonho, até ser ressuscitada pela evocação de um duende dando origem a uma nova versão de si mesma.

Em formato de concerto a Operita, como o autor gostava de designar, receberá um tratamento camerístico com novos arranjos para as composições de Piazzolla e textos inspirados no libreto de Ferrer feitos pelo Harmonitango, formado por José Staneck na harmônica, Ricardo Santoro no violoncelo e Sheila Zagury ao piano, contando ainda com a participação dos cantores Marcelo Coutinho e Juliana Franco.

 

 

 SERVIÇO

 

Série Música de Câmara

Harmonitango – homenagem a Piazzolla (1921 – 1992)

Dia 26 de março, sexta-feira, às 19h – Transmissão gratuita pelo YouTube da Sala

A temporada 2021 da Sala tem o patrocínio da Petrobras.

movimento.com
Responsável pela inclusão de programação e assuntos genéricos no blog.