ConcursoLateralNotíciaSão Paulo

Guarulhos recebe o 1º Concurso de Cordas da cidade

Músicos que tocam instrumentos como violino, viola, violoncelo ou contrabaixo têm até às 18h do dia 10 de outubro para se inscrever no GruCordas, o 1º Concurso de Cordas da cidade de Guarulhos. O Concurso GruCordas é destinado a instrumentistas de cordas friccionadas por arcos, de ambos os sexos e de qualquer nacionalidade.

Para garantir a participação de talentos da cidade e também de artistas de outras regiões, o Concurso GruCordas está dividido em duas categorias:
– Infantojuvenil, para jovens talentos até 18 anos;
– Nacional, para artistas até os 35 anos.

ara participar, os interessados devem ler o edital e realizar a inscrição exclusivamente pelo site www.orquestrasdeguarulhos.com, preenchendo o formulário de inscrição com seus dados pessoais e currículo.

A iniciativa permite a jovens instrumentistas, que mesmo depois de formados não tiveram a chance de mostrar o seu trabalho, a inserção nesse espaço, incentivando novos concursos e as novas gerações.

As provas serão divididas por ordem alfabética, estabelecida de acordo com o número de candidatos aprovados na pré-seleção. A data será divulgada após o término das inscrições.

Tal como aconteceu com os ganhadores do Concurso GruPiano, em 2019, os selecionados das categorias Infantojuvenil participarão de concerto virtual de premiação com a Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos, no dia 24 de outubro, às 20h. Nesse concerto também ocorrem a apresentação dos músicos e a definição dos colocados da categoria Nacional, etapa inserida em uma das fases eliminatórias dessa categoria. Em 2021, acontecerá o concerto de premiação da categoria Nacional.

 

Concurso GruCordas

Integrar e manter o diálogo de professores e alunos do Conservatório de Guarulhos com a comunidade musical do país e investir em novos talentos de instrumentos de cordas são alguns dos objetivos do I Concurso GruCordas. Mais que uma disputa acirrada entre os candidatos, o concurso foca na participação fraterna e na vivência da atividade musical.

A banca examinadora do Concurso é composta pelos professores de cordas do Conservatório de Guarulhos, Renato Kutner, Ana Flávia Ferrão, Eduardo Maueski, Ronaldo Gama e Fábio Pelegatti, além dos convidados Emmanuele Baldini, maestro e spalla da OSESP, e Ricardo Fukuda, violoncelista e professor da Escola Municipal de Música de São Paulo.

Todas as eliminatórias do Concurso GruCordas vão acontecer de modo digital, exceto a prova final, que será presencial, com a possibilidade de o público atuar nessa escolha de forma virtual.

Para saber mais, acesse: www.orquestrasdeguarulhos.com

 

Foto do post: Camila Rhodes

 

movimento.com
Responsável pela inclusão de programação e assuntos genéricos no blog.