Balé/DançaLateralMinas GeraisProgramação

Grupo Corpo encerra 2019

2019 está chegando ao fim e o Grupo Corpo, mais uma vez, encerra suas atividades do ano presenteando o público de Belo Horizonte com uma temporada de apresentações a preços populares. Serão apresentados, em programa duplo, Sete ou Oito Peças para um Ballet e Gira, de 27 a 30 de novembro no Cine Theatro Brasil Vallourec.

Os ingressos começam a ser vendidos no dia 20 de novembro, na bilheteria do teatro e on-line pelo site www.eventim.com.br

 

SETE OU OITO PEÇAS PARA UM BALLET
(estreia 1994)

Coreografia: Rodrigo Pederneiras
Música: Philip Glass / UAKT
Cenografia: Fernando Velloso
Figurino: Freusa Zechmeister
Iluminação: Paulo Pederneiras

A partir de oito temas surgidos da parceria inédita entre o instrumentista e compositor norte-americano Philip Glass e o grupo instrumental mineiro Uakti, o coreógrafo Rodrigo Pederneiras desvencilha-se, pela primeira vez, do rigor formal que marca suas criações para construir uma obra despojada, onde a partitura de movimentos emerge como uma série de esboços, apontamentos ou estudos para uma coreografia. Inacabados, na aparência. Mas irretocáveis, pela genialidade da forma.

Como em uma pintura contemporânea, onde as correções podem ser incorporadas ao resultado final, os movimentos dos bailarinos do Grupo Corpo sucedem-se em variações que vão da estética “suja” própria dos ensaios a um primoroso acabamento formal. Nesse sentido, 7 ou 8 Peças para um Ballet, que teve sua estréia em 1994, propõe mais do que vaticina.

O componente obsessivo, frio e exato dos temas especialmente criados para o balé pelo ícone maior da música minimalista norte-americana, leva Pederneiras a orquestrar repetições de movimentos que beiram o automatismo, executados, no mais das vezes, em solo, em contraposição a movimentos orgânicos de grupo, carregados da sensual latinidade intrínseca à sonoridade única produzida pelo Uakti.

O cenário de Fernando Velloso e os figurinos de Freusa Zechmeister buscam nos primórdios da corrente minimalista da pintura americana a inspiração para as listras em verde, azul e tons de amarelo que dão identidade visual ao espetáculo, enquanto o branco reina absoluto na iluminação de Paulo Pederneiras.

 

GIRA
[estreia 2017]

Coreografia: Rodrigo Pederneiras
Música: Metá Metá
Cenografia: Paulo Pederneiras
Figurino: Freusa Zechmeister
Iluminação: Paulo Pederneiras e Gabriel Pederneiras

Os ritos da umbanda – a mais cultuada das religiões nascidas no Brasil, resultado da fusão do candomblé com o catolicismo e o kardecismo – são a grande fonte de inspiração da estética cênica de Gira.

Exu, o mais humano dos orixás – sem o qual, nas religiões de matriz africana, o culto simplesmente não funciona – é o motivo poético que guia os onze temas musicais criados pelo Metá Metá para Gira.

Mergulhar no universo das religiões afro-brasileiras para se alinhar ao tema proposto pelo Metá Metá foram as primeiras providências dos criadores do Grupo Corpo. Mas engana-se quem pensa que vai assistir a uma representação mimética dos cultos afro-brasileiros. Alimentado pela experiência em ritos de celebração tanto do candomblé quanto da umbanda (em especial as giras de Exu), Rodrigo Pederneiras (re)constrói o poderoso glossário de gestos e movimentos a que teve acesso.

Concebido como uma instalação, o não-cenário assinado por Paulo Pederneiras cobre com o mesmo tule negro os corpos dos bailarinos sempre que estão fora da cena, transformando-os em éter, e as três paredes da caixa-preta, criando uma ilusão quase espectral de infinito.

Nos figurinos, Freusa Zechmeister adota a mesma linguagem para todo o elenco, independente do gênero: torso nu, com a outra metade do corpo coberta por saias brancas de corte primitivo e tecido cru.

 

SERVIÇO

 

Grupo Corpo encerra 2019

Dias 27 a 30 de novembro, terça-feira e sábado, às 20:30h

Cine Theatro Brasil Vallourec (Praça Sete – Centro – BH)

Ingressos: R$30,00 [inteira] • R$15,00 [meia]

Venda na bilheteria do teatro – Av.Amazonas, 315 – Centro

Funcionamento: de Seg – Sáb: das 12 às 21h e Dom: das 15 às 20h

Telefone:(31) 3201.5211 ou (31) 3243.1964

Venda online – www.eventim.com.br


INGRESSOS À VENDA A PARTIR DO MEIO DIA DO DIA 20/11 ( quarta-feira)

 

 

Vídeos ilustrativos

Sete ou Oito Peças para um Ballet

https://www.dropbox.com/sh/luobmucf39a5apt/AAAcvvuoKAAsWdGf8YHnASfGa?dl=0

 

Gira

https://www.dropbox.com/sh/mcwrm9r9z6x2ipy/AABlRYLY_DNm5MDHJYZCMl0Pa?dl=0

 

movimento.com
Responsável pela inclusão de programação e assuntos genéricos no blog.