Balé/DançaLateralMinas GeraisNotíciaTecnologia

Grupo Contemporâneo de Dança Livre: “Cartografias”

O Grupo Contemporâneo de Dança Livre realiza o projeto “Cartografias – improvisação – encontro – virtualidades”, com quatro apresentações de um espetáculo de improvisação, construído a partir da investigação de novas formas de territorialidade; intercâmbio com 18 artistas convidados de seis países – Argentina, Brasil, Costa Rica, Colômbia, México e Peru; que se inspiram em poemas escritos pelas quatro mulheres indígenas latino americanas Graça Graúna (Brasil), Graciela Huinao (Chile), Irma Pineda (México) e Yenny Muruy Andoque (Colômbia).

A trilha sonora original é da artista argentina Sofi Álvarez. “O espetáculo foi desenvolvido através de um processo de criação totalmente virtual – já que a possibilidade de encontro presencial está interrompida – em que foram investigadas as relações e potências do encontro entre corpo, territorialidade, poesia e a construção de movimentos a partir das investigações da imagem produzida pela câmera e as possibilidades das plataformas digitais”, explica Duna Dias, integrante do Grupo Contemporâneo de Dança Livre e uma das idealizadoras do projeto.

As apresentações gratuitas, intituladas “Cartografias – Improvisação – encontro – virtualidades”, vão acontecer de 26 a 28 de fevereiro de 2021, sexta a domingo, ao vivo pelo canal do Youtube do Grupo.

A criação do espetáculo busca estreitar laços criativos e de afeto com o desafio de promover formas de conexão e criação artística à distância, transformando o distanciamento em possibilidade de potência criativa, política e sensível, transpondo as fronteiras geográficas e investigando novas formas de presença e territorialidades.

A cada encontro, artistas mineiros trabalharão com diferentes artistas convidados em uma experiência de improvisação construída a partir das noções de territorialidades e de suas relações com os poemas escolhidos.

Na sexta, dia 26 de fevereiro, às 20h, se apresentam os artistas Dani Yara Cantillo (Colômbia), Francisco Reyes (México), Laura Silva (Colômbia) e Socorro Dias (Brasil). A transmissão é ao vivo e gratuita pelo link https://youtu.be/ObVrSYPLI0Y .

No sábado, dia 27 de fevereiro ocorrem duas apresentações. Às 15h, participam Astergio Pinto (Colômbia), David Suárez (Colômbia), Diana Ruth Zamorra (México), Duna Dias (Brasil), Úrsula Cazorla (Peru). A transmissão é ao vivo e gratuita pelo link https://youtu.be/YY1l4eMHBig .

Às 20h, participam os artistas José Vázquez (México), Fito Guevara (Costa Rica), Leonardo Augusto (Brasil), Vanesa Garcia (Colômbia). A transmissão é ao vivo e gratuita pelo link https://youtu.be/n_h0Iqx-fo8 .

E no domingo, dia 28 de fevereiro, às 15h, o encerramento acontece com a apresentação dos artistas Emílio Iturbe-Kennedy (México), Heloísa Rodrigues (Brasil), José Carmona (México) e Sebastián Zárate (Colômbia). A transmissão é ao vivo e gratuita pelo link https://youtu.be/G2cV7QvMqSE .

“Cartografias” é um projeto realizado com recursos da Lei Aldir Blanc. Edital 18/2020 – Edital de seleção de propostas de pesquisa e criação para espetáculos de dança.


Ficha técnica

– Artista/ criadores: Astérgio  Pinto, Daniela Yara Cantillo, David Suárez, Diana Ruth Zamora, Duna Dias, Emílio Iturbe –Kennedy, Fito Guevara, Francisco Reyes, Heloísa Rodrigues, José Carmona, José Vázquez, Laura Silva, Leonardo Augusto, Sebastián Zárate, Socorro Dias, Úrsula Cazorla, Vanesa Garcia.
– Trilha sonora original: Sofi Álvarez.
– Idealização: Grupo Contemporâneo de Dança Livre.
– Produção geral: Duna Dias.
– Assistência de produção: Heloísa Rodrigues, Leonardo Augusto e Socorro Dias

 

SERVIÇO  

“Cartografias – Improvisação – Encontro – Virtualidades” 
Argentina – Brasil – Colômbia – Costa Rica – México – Peru

Datas: 26, 27 e 28 de Fevereiro de 2021.

Sexta às 20h, Sábado às 15h e 20h e Domingo às 15h.

Classificação livre 

Transmissão ao vivo pelo Youtube.

Gratuito.

movimento.com
Responsável pela inclusão de programação e assuntos genéricos no blog.