LateralNotíciaÓperaSão PauloTecnologia

Gru Sinfônica tem concerto digital com ópera de Mascagni

O público que tem acompanhado os espetáculos virtuais das orquestras de Guarulhos vai se surpreender neste sábado, 26, às 20h, quando a Orquestra Gru Sinfônica apresenta um concerto digital com a ópera Cavalleria Rusticana, de Pietro Mascagni. A apresentação conta com elenco renomado, e o espetáculo legendado será transmitido pelas redes sociais das orquestras no YouTube, no Facebook e no Instagram.

Nesse espetáculo, os intérpretes Allan Faria (tenor), Tati Helene (soprano), Vinícius Atique (barítono), Thayana Roverso (soprano) e Juliana Taino (mezzosoprano) exploram toda a expressividade de Cavalleria Rusticana, ópera estreada em 17 de maio de 1890, no Teatro Costanzi, em Roma.

Cheio de intensidade e dramaticidade, o espetáculo integra a série No Mundo da Ópera da Temporada 2020 das Orquestras de Guarulhos. Durante a performance de sábado, os instrumentistas da Gru Sinfônica e os solistas interagem ao vivo com o coro gravado previamente. Como se trata de um concerto digital, ainda sem a presença do público, os solistas vão ocupar parte do espaço da plateia do Teatro Adamastor.

 

A obra de Mascagni

Cavalleria Rusticana possui um papel histórico: a obra é pautada no Verismo italiano, estilo que narra histórias a partir de um conjunto de princípios realistas. Nas óperas veristas, o enredo apresenta situações concretas e cotidianas, com personagens não idealizados, aproximando-se das manchetes de jornais.

A história de Cavalleria Rusticana acontece no sul da Itália, em um dia de Páscoa em uma cidade conservadora e religiosa da ilha da Sicília. Nesse universo, vidas privada e coletiva se misturam, e trazem a ideia de que os dramas diários podem ser transformados, com o devido tratamento, em uma obra de arte.

Obra de referência do gênero em todo o mundo, Cavalleria Rusticana é uma das óperas mais executadas de todos os tempos. Ela traduz o modo do italiano Petro Mascagni de construir melodias e expressões para abordar as relações familiares e religiosas.

 

A apresentação

Os desafios que se impõem às orquestras de Guarulhos para que continuem a oferecer conteúdo de qualidade ao público, mesmo em tempos de pandemia, são inúmeros. Para a apresentação de Cavalleria Rusticana, foi necessário buscar novos formatos para transformar o distanciamento social em um estímulo criativo e artístico diferente.

A alternativa encontrada pela equipe de produção para que esse concerto digital pudesse chegar à casa dos espectadores foi a prévia gravação dos coros com cantores do Madrigal Vivace de Jundiaí, regidos por Vastí Atique, e Vozes Paulistanas, regidos por Teresa Longatto. Assim, durante a transmissão, a atuação dos cinco solistas e dos instrumentistas da Gru Sinfônica, ao vivo, somam-se a essa gravação em tempo real, um espetáculo que promete ser um dos poucos a serem vistos no país ainda em 2020.

Muito embora a apresentação da ópera de Mascagni não tenha contado com direção cênica, a ambientação foi cuidadosamente pensada por meio de iluminação cênica, para que o concerto possa chegar com a maior intensidade possível aos espectadores.

Na próxima semana, a Orquestra Gru Sinfônica volta a apresentar a ópera Cavalleria Rusticana especialmente para a produção dos Concertos Astra-Finamax.

 

SERVIÇO

Orquestra Gru Sinfônica apresenta a ópera Cavalleria Rusticana, de Pietro Mascagni

Dia 26 de setembro, sábado, às 20h

Evento online transmitido pelas redes sociais da orquestra: YouTube, Facebook e Instagram.

 

movimento.com
Responsável pela inclusão de programação e assuntos genéricos no blog.