Ação socialLateralNotíciaRio de Janeiro

Grande Prêmio Concerto 2020 – Reinvenção na pandemia

A Sala Cecília Meireles, um espaço da FUNARJ,  foi uma das vencedoras, na votação do júri, do Grande Prêmio CONCERTO 2020 – Reinvenção na Pandemia, ao lado do Instituto Baccarelli, da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais e da  Orquestra Sinfônica de Santo André.

O Prêmio CONCERTO 2020 teve formato diferente por conta da pandemia do coronavírus. Em vez de contemplar as categorias de melhor ópera, melhor concerto sinfônico e melhor apresentação de câmara, foram conferidos quatro Grandes Prêmios “Reinvenção na Pandemia” para iniciativas que lograram desenvolver projetos criativos e inovadores, sensíveis ao momento, com excelência artística e compromisso público.

Oito atuantes jornalistas e críticos musicais do país – Andrei Reina, Camila Fresca, Irineu Franco Perpétuo, Luciana Medeiros, João Luiz Sampaio, João Marcos Coelho, Nélson Rubens Kunze e Sidney Molina – formaram o júri. Cada jurado fez as suas sugestões para as diversas categorias, o que resultou na lista de indicados. Na reunião do júri, realizada remotamente no dia 2 de dezembro, foram definidos os finalistas. Em seguida houve a votação, secreta, da qual saíram os vencedores.

Para João Guilherme Ripper, diretor da Sala Cecília Meireles, “Em 2020 tivemos que aprender novas formas de criar, organizar, administrar e apresentar a temporada de concertos… com ela já  em andamento!  Por isso, o importante Prêmio de Crítica da Revista Concerto é compartilhado com todos de nossa equipe que, com imensa dedicação, trabalho e criatividade, tornaram o projeto #SalaDigital uma realidade. É também um prêmio para a FUNARJ que apoiou todas as nossas iniciativas, garantindo o funcionamento do espaço; é um prêmio para os fantásticos músicos que conviveram com o desconforto das máscaras, a tensão das  transmissões ao vivo e o silêncio de plateias vazias; é um prêmio para os técnicos responsáveis pela ótima qualidade das transmissões. O Prêmio da Revista Concerto é o reconhecimento do esforço da Sala Cecília Meireles para manter a programação no momento em que teatros e salas de concerto estavam fechados devido à pandemia de Covid-19.”

 

movimento.com
Responsável pela inclusão de programação e assuntos genéricos no blog.