Programação

Festival “O Boticário na dança”

Para celebrar a beleza do movimento…


O Boticário apresenta um festival para celebrar a beleza do movimento e desenvolver a dança em todo o Brasil.

Iniciativa do programa de patrocínio Buy O Boticário na Dança, o festival foi idealizado para valorizar e promover essa arte no Brasil. Um evento para celebrar a beleza e levar plateias cada vez maiores a conhecerem a dança e sua busca pela perfeição em cada movimento. Conta com a presença de companhias nacionais e internacionais e oferece workshops gratuitos, ministrados por diretores e bailarinos das companhias convidadas.

Vai se realizar em quatro cidades diferentes e, abaixo, você pode ver a programação por cada cidade.

 

 

CURITIBA

O público da capital paranaense recebe os espetáculos entre os dias 5 e 7 de maio no Teatro Guaíra.  Com início às 21h. (o teatro abre às 19h30), os espetáculos seguem a agenda abaixo:

– Dia 5 de Maio, Segunda-Feira: Akram Khan Company
– Dia 6 de Maio, Terça-Feira: Focus Cia de Dança
– Dia 7 de Maio, Quarta-Feira: Batsheva Ensemble
Ingressos:

PLATEIA // PLATEIA (cadeirantes) R$60 (inteira) e R$30 (meia)
PRIMEIRO BALCÃO R$40 (inteira) e R$20 (meia)
SEGUNDO BALCÃO R$20 (inteira) e R$10 (meia)

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Teatro Guaíra
Auditório Bento Munhoz Da Rocha Netto

Rua Conselheiro Laurindo, S/Nº, Centro. Curitiba – PR
ONDE COMPRAR

– Na bilheteria do Teatro Guaíra
Praça Santos Andrade, s/nº.
Informações: (41)3304 7982
Horário de Funcionamento:Segunda-feira a domingo das 10h às 22h.
www.tguaira.pr.gov.br

– Quiosques Shoppings MÜELLER e ESTAÇÃO
Horário de Funcionamento: Segunda-feira a sábado, das 10 às 22h., e domingos e feriados, das 14 às 20h.

– Quiosque Shopping PALLADIUM
Horário de Funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 11 às 23h., sábados das 10 às 22h.,e domingos e feriados, das 14 às 20h.

– Call Center
Horário de Funcionamento: Segunda-feira a sábado, das 8 às 21h., e domingos das 10 às 18h., pelo telefone: (41)3315 0808.

 

 

SÃO PAULO

O público da capital paulista recebe os espetáculos entre os dias 29 de abril e 4 de maio no Auditório Ibirapuera. Com início às 21h. (auditório abre as 19h30), os espetáculos seguem a agenda abaixo:

– Dia 29 de Abril, Terça-Feira: Akram Khan Company
– Dia 30 de Abril, Quarta-Feira: Louise Lecavalier
– Dia 1º de Maio, Quinta-Feira: TAO Dance Theater
– Dia 2 de Maio, Sexta-Feira: Focus Cia de Dança
– Dia 3 de Maio, Sábado: Batsheva Ensemble
– Dia 4 de Maio, Domingo: Batsheva Ensemble, às 18h.

Ingressos
POLTRONAS R$20 (inteira) e R$10 (meia)


AUDITÓRIO Ibirapuera

Parque IBIRAPUERA
Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº, Portão 2, São Paulo – SP

 

ONDE COMPRAR

– Na bilheteria do Auditório
Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº, Portão 2 Informações: (11)3629 1075
Horário de Funcionamento: Quinta e domingo, das 11 às 20h., e sexta e sábado, das 11 às 22h.
Menores de 14 anos somente acompanhados dos pais ou responsável legal
www.auditorioibirapuera.com.br

 

 

RECIFE

O público da capital pernambucana recebe os espetáculos nos dias 7 e 8 de maio no Teatro Santa Isabel. Com início às 21h. (o teatro abre às 20h), os espetáculos seguem a agenda abaixo:

– Dia 7 de Maio, Quarta-Feira: Primeiro Ato
– Dia 8 de Maio, Quinta-Feira: TAO Dance Theater
Ingressos

PLATEIA // FRISAS // CAMAROTE A // CAMAROTE B  // TORRINHA: R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia)

 

TEATRO DE SANTA ISABEL
Praça da República, s/nº, bairro de Santo Antônio. Recife – PE

 

ONDE COMPRAR

– Na bilheteria do teatro
Praça da República, s/nº, bairro de Santo Antônio. Informações: (81)3355 3322
Horário de Funcionamento: Terça-feira a domingo, das 9 às 12h. e das 13 às 17h. Nos dias de evento, a bilheteria funciona até as 18h.
Menores de 14 anos somente acompanhados dos pais ou responsável legal
www.teatrosantaisabel.com.br

 

 

RIO DE JANEIRO

O público da capital fluminense recebe os espetáculos entre os dias 30 de abril e 4 de maio no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Com início às 21h. (teatro abre às 20h), os espetáculos seguem a agenda abaixo:

– Dia 30 de Abril, Quarta-Feira: Batsheva Ensemble
– Dia 1º de Maio, Quinta-Feira: Akram Khan Company
– Dia 2 de Maio, Sexta-Feira: Louise Lecavalier
– Dia 3 de Maio, Sábado: TAO Dance Theater
– Dia 4 de Maio, Domingo: Cisne Negro Cia de Dança & Balé Teatro Guaíra
Ingressos

PLATEIA // PLATEIA (cadeirantes) // FRISAS // CAMAROTES (8x6pax)
CAMAROTES (4x5pax) // BALCÃO NOBRE: R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia)
BALCÃO SIMPLES: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia)
GALERIA: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia)

 

Theatro Municipal do Rio de Janeiro
Praça Marechal Floriano, s/nº, Centro, Rio de Janeiro – RJ

 

ONDE COMPRAR

– Na bilheteria do teatro
Boulevard (entrada pela Rua Evaristo da Veiga), s/nº, Centro. Informações: (21)2332 9191
Horário de Funcionamento: Segunda a domingo e feriados, das 10 às 18h (após esse horário, venda apenas para o espetáculo do dia).
É terminantemente vedada a entrada no Theatro Municipal do Rio de Janeiro de pessoas trajando bermuda, short, top, camiseta sem manga, bem como chinelos, exceto para crianças até 10 anos.
Menores de 14 anos somente acompanhados dos pais ou responsável legal.
www.theatromunicipal.rj.gov.br

 

 

Pills COMPANHIAS CONVIDADAS

Akram Khan Company 

Akram Khan Company
Akram Khan Company

Fundada em 2000 pelo coreógrafo Akram Khan e pelo produtor Farooq Chaudhry, a Akram Khan Company atravessou fronteiras com suas narrativas artísticas instigantes. Uma das companhias de dança mais inovadores e importantes do momento, é reconhecida por suas colaborações interculturais e interdisciplinares que desafiam as convenções e formas de dança tradicionais, com temas que abordam questionamentos inusitados, humanos e que levam a plateia a novos lugares sempre abraçando outras culturas e disciplinas e, sobretudo, com um trabalho coreográfico cuja marca é o fascínio em contar histórias, comunicar ideias inteligentes, corajosas e que trazem consigo o reconhecimento, o sucesso artístico e comercial. Sua linguagem tem raízes no clássico, Kathak e na técnica moderna. Excursionando pelo mundo, tem participado de festivais e recebido prêmios internacionais.

Espetáculo: iTMOi

Celebrando o centenário de Sagração da Primavera, de Igor Stravinsky, iTMOi (in The Mind Of igor) foi concebida pelo coreógrafo e dançarino Akram Khan, tendo como premissa explorar o modo com que Stravinsky revolucionou o mundo da música clássica evocando seus padrões e interrupções e construindo uma conexão ao redor de um Ritual de Sacrifício. Com trilha sonora original por Nitin Sawhney, Jocelyn Pook e Ben Geada e a Akram Khan Company, um grupo de 11 bailarinos de diferentes nacionalidades e escolas, iTMOi revela um mundo onde conceitos de belo e feio são quebrados revelando o quão próximo e interdependentes são.

 

Batsheva Ensemble

Batsheva Ensemble
Batsheva Ensemble

Aclamada por público e crítica, a Batsheva Dance Company é considerada uma das mais importantes companhias de dança contemporânea do mundo. Juntas, Batsheva e Batsheva Ensemble, são compostas por 34 bailarinos de várias partes do mundo. Aclamado como um dos coreógrafos contemporâneos mais proeminentes, Ohad Naharin assumiu a direção artística em 1990, e desde então ela vem se destacando no cenário internacional por uma linguagem nova, uma atuação audaciosa e cheia de vigor. A Batsheva Dance Company foi fundada como uma companhia de repertório, em 1964, pela Baronesa Batsheva de Rothschild, que convidou Martha Graham como a primeira conselheira artística da companhia. Desde 1989, está sediada no Centro Suzanne Dellal em Tel Aviv.

Espetáculo: Decadance

Sua primeira versão foi criada em 2000 pelo coreógrafo israelense Ohad Naharin para celebrar os 10 primeiros anos de seu trabalho com a Batsheva. Colocando em destaque as muitas facetas de seu repertório, Naharin reconstruiu sua obra redesenhando e criando uma experiência totalmente nova. Decadance é um outro olhar sobre o repertório de Naharin, desde seus momentos mais extravagantes até aos mais íntimos, uma obra em movimento constante, sempre se modificando, se reinventando, sendo recriada. Com 17 bailarinos em cena, Decadance é uma coreografia mutante em que cada novo “mix” tem seu sabor próprio e especial.

 

Louise Lecavalier

Louise Lecavalier
Louise Lecavalier

Nascida em Montreal, Louise Lecavalier estudou balé clássico e dança moderna em Montreal e Nova York. Tornou­se profissional em 1977, e começa a aparecer como criadora em 1982, com o solo de “No, No, No eu não sou Mary Poppins”. Em 1985, tornou­se a primeiro canadense a ganhar um prêmio Bessie em Nova York. Em 2012, coreografa a primeira parte de “So Blue”, com estreia mundial em 2012, pelo Tanzhaus NRW em Dusseldorf. Em 2008, recebeu a comenda Oficial da Ordem do Canadá; em 2011, foi nomeada Personalidade da Dança do Ano, pelo Sindicato de Dança Francês e a União de críticos de Arte da França; e no mesmo ano tornou-se a primeira vencedora do Prix de la danse de Montréal. Em 2013, ganhou um dos prêmios de maior prestígio no mundo da dança, Premio Léonide Massine, na categoria Most Outstanding Female Dancer of the Year.

Espetáculo: So Blue

Louise Lecavalier e seu partner Frédéric Tavernini criam uma atmosfera de alta tensão, um trabalho marcado pela música visceral de Dede Mercan. Tão rápido como o pensamento, o corpo é quem dita as suas leis e transgride seus limites. Velocidade, lentidão, abstração, teatralidade: todos meios para expressar o corpo. Em So Blue, o corpo torna­se uma “arte viva”, entre a escultura, a performance e a dança. Sequências ágeis contrastam com as mais lentas, outras mais fluidas, rigidamente controladas ao ponto de abandono. Quase todos os movimentos são inspirados em gestos simples do cotidiano que se tornam extremos quando repetitivos, decompostos ou cumulativos.

 

Pills Buy Tao Dance Theater

Tao Dance Theater
Tao Dance Theater

Desde sua fundação, em 2008, a TAO Dance Theater tomou de assalto o mundo de dança na China. Tem sido destaque em festivais de dança moderna em todo o continente asiático e colaborado, na China, com expoentes de todas as artes: teatro, música, cinema, artes visuais e instalações multimídias. Foi a segunda companhia chinesa de dança contemporânea depois de Guangdong Modern Dance Company, em 1997, a ser convidada para se apresentar no American Dance Festival, e a primeira a ser companhia residente por seis semanas no ADF. Em 2012, foi convidada a se apresentar no Lincoln Center Festival, a primeira companhia chinesa convidada a se apresentar no Festival de Dança da Primavera na Sydney Opera Houser. Criadora de uma linguagem própria de movimentos, a TAO também se dedica à dança como expressão de arte e de educação, com programas de workshops e aulas.

Espetáculo 4

É como se uma onda magnética movimentasse os quatro bailarinos que ora puxam, ora embalam, ora separam, e ora se unem sem que se toquem. A música é do compositor chinês de indie­folk­rock, Xiao He.

Espetáculo 5

Encontramos cinco bailarinos, que na verdade mais do que tocar­se fisicamente, nunca se separam e se movimentam formando uma massa humana. As obras são uma continuação do trabalho do coreógrafo Tao Ye, uma experimentação onde ele explora o potencial do corpo humano como elemento visual sem a preocupação de contar histórias ou representar. O coreógrafo acredita que uma única palavra ou frase é insuficiente para resumir uma obra de dança contemporânea teatral e expõe e liberta para o publico a livre imaginação.

 

Balé Teatro Guaíra Order

Balé Guaíra
Balé Guaíra

O Balé Teatro Guaíra é uma das mais importantes companhias oficiais do país graças a sua representatividade histórica, com obras e turnês consagradas. Foi criada pelo Governo do Estado do Paraná em 1969, e teve como seus primeiros diretores Ceme Jambay e Yara de Cunto, sucedidos por artistas como Yurek Shablewski, Hugo Delavalle e Eric Waldo. Em 1979, o coreógrafo português Carlos Trincheiras assume a direção até 1993. Neste período a companhia ganha reconhecimento internacional com destaque para a obra O Grande Circo Místico. De 1994 a 2011 diferentes diretores, com suas diferentes visões, contribuíram com a construção da história desta companhia. Além das criações dos próprios diretores, coreógrafos de diferentes estilos realizaram mais de 130 coreografias que compõem seu repertório. Com a atual direção de Cintia Napoli, mantém­se conectado à contemporaneidade, trazendo propostas ousadas e autênticas, sem perder de vista a tradição.

Espetáculo: A Sagração da Primavera

A primeira apresentação de A Sagração da Primavera em 29 de maio de 1913, em Paris, marcou o início do modernismo. Com um estilo de dança nunca antes apresentado, uma música deestrutura completamente original, o compositor Stravinsky e o coreógrafo Nijinsky chocaram quem estava lá. A obra conta a história de uma jovem que é escolhida para ser sacrificada como oferenda ao deus da primavera em um ritual primitivo, a fim de trazer boas colheitas para a tribo. Desde então, Sagração foi interpretada e relida pelos maiores coreografos do mundo. A versão com o Balé Teatro Guaíra, da coreógrafa portuguesa Olga Roriz, é ousada, sensual e viceral. Não há vítima, a eleita, ainda que sua escolha signifique a morte, abraça sua missão como uma honra, bate no peito e sorri desafiadora.

 

Cisne Negro Cia de Dança

Cisne Negro Cia de Dança
Cisne Negro Cia de Dança

Originalidade, ousadia e constante preocupação com a formação de novas plateias fazem da Cisne Negro uma das mais respeitadas companhias contemporâneas da atualidade. Com uma respeitada carreira internacional, sucesso de crítica e público, surgiu em São Paulo da união de dois universos, dançarinos e atletas, que resultou em uma dança espontânea, energética, e de grande qualidade técnica e artística. Os trabalhos da companhia inserem-se no panorama contemporâneo da dança tanto no Brasil quanto no exterior com repertório que inclui diferentes coreógrafos: Ana Maria Mondini, Denise Namura, Vasco Wellencamp (Portugal), Gigi Caciuleanu, Patrick Delcroix (França), Janet Smith e Mark Baldwin (Inglaterra), Júlio Lopes e Luis Arrieta (Argentina), Michael Bugdahn (Alemanha), Victor Navarro (Espanha), Itzik Galili e Barack Marshall (Israel), este último oriundo da Batsheva Dance Company.

Espetáculo: Sra. Margareth

Sra. Margareth, com excertos de Monger, é uma adaptação de Barak Marshall para a companhia Cisne Negro. É um trabalho de dança-teatro para 12 bailarinos, e conta a história de um grupo de funcionários, preso no porão da casa de uma patroa abusiva. O movimento de Marshall é físico, afiado, rápido, com argumentos étnicos contemporâneos emotivos, visuais e teatrais. A estrutura da peça de narrativa é traçada a partir de várias fontes, incluindo a vida e a obra de Bruno Shultz e Jean Genet, “As Criadas”. A trilha combina elementos da música cigana e do sudeste europeu, passando pela música clássica e rock.

 

Focus Cia de Dança

Focus Cia de Dança
Focus Cia de Dança

Focus Cia de Dança e Alex Neoral. Ambos se confundem desde 1996 quando alguns bailarinos decidem que estar em cena é mais do que fundamental, é uma necessidade vital. Alex Neoral, inquieto, criativo, ousado. Ideias e precisão. Deste encontro explode nos palcos a Focus, uma das mais atuantes companhias de dança cariocas, que a cada ano vem traçando sua trajetória de sucesso. Desde sua estreia, apresentou nada menos que 13 criações. Entre 2010 e 2011, passou por 32 cidades francesas, e participou da Bienal da Dança de Lyon. O último espetáculo, “As Canções que Você Dançou pra Mim” (inspirado na obra de Roberto Carlos), foi apresentado 85 vezes em 2012, número digno de grandes companhias internacionais.

Espetáculo: Ímpar

Em Ímpar, os sete bailarinos passam por texturas de movimentos distintas, que são essenciais para identificar que tudo está em constante transformação. Porém, essa narrativa aparece dividida em nove cenas, que foram embaralhadas e estão fora de sua ordem. Instaura-se um quebra-cabeça de movimento, onde o trabalho joga com a memória e a percepção do público. A ideia é desmembrar os acontecimentos que são mostrados de ordem não cronológica.

Espetáculo: As Canções que Você Dançou pra Mim

Alegria, amor, ciúme, reencontros ao som de Roberto Carlos. O espetáculo tem uma proposta simples, mas não ingênua. Uma simplicidade sofisticada e delicada. No palco, quatro casais de bailarinos sãxo embalados em uma montagem cuidadosa de 72 canções do “rei Roberto”, que revela o humor de uma viagem ao Brasil das décadas de 60 a 90, evocando histórias confessadas e memórias pessoais inconfessáveis.

 

Primeiro Ato

Primeiro Ato
Primeiro Ato

O grupo de dança Primeiro Ato, sob a direção de Suely Machado, realiza um trabalho em dança contemporânea, que celebra a diversidade por meio da dança. Essa é sua marca principal desde o início das atividades, em 1988. Companhia mineira, de Belo Horizonte, tem como carimbo subverter padrões e trabalhar com bailarinos, temas e formas de expressão das mais variadas. Uma assinatura múltipla, conforme define a diretora e fundadora Suely Machado. A ideia de formar o grupo surgiu quando algumas bailarinas, incluindo Suely, voltavam de uma apresentação no interior de Minas. Elas imaginaram o quanto seria interessante se, no lugar de criarem um grupo tradicional, tivessem um coro de diversidade, de pessoas que trouxessem influências diferentes para o mesmo coletivo. Daí surgiu o conceito do Primeiro Ato. A cada novo trabalho, os horizontes se ampliam. Novos temas, colaborações com outras manifestações artísticas, cada vez mais criando uma fusão um processo de intercâmbio para o universo da dança.

Espetáculo: Pó de Nuvens

Os coreógrafos Denise Namura e Michael Bugdahn propõem a travessia de uma temporalidade onde o passado, presente e futuro se misturam para se tornar um tempo além do tempo. Neste espetáculo, organizado como um livro com capa, capítulos e contracapa, dois grandes mineiros serão companheiros de viagem: João Guimarães Rosa e Milton Nascimento, suas vidas e obras. O público é conduzido para um universo marcado de humor e poesia, carregado do gestual e da escritura que lhes são próprios. Os coreógrafos se inspiram no som, no cheiro, na textura, no peso de uma simples palavra, de uma nota só, para transformar este material em estados emocionais fortes.

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