LateralMúsica de câmaraMúsica sinfônicaNotíciaRio de Janeiro

Festival Beethoven 250 na Sala

A exemplo do que acontece nas principais salas de concerto de todo o mundo, Beethoven será o principal homenageado na Sala Cecília Meireles em 2020. O festival dedicado aos 250 anos do compositor estende-se por todo o ano e compreende as integrais das sonatas para piano no mês de maio com os brasileiros Vera Astrachan, Sérgio Monteiro, Juliana Steinbach, Leonardo Hilsdorf, Eduardo Monteiro, Aleyson Scopel e Jean Louis Steuerman.

Em setembro, será a vez de todas as sonatas para violino e piano com os violinistas Emmanuelle Baldini, Priscila Rato e Gabriela Queiroz; os trios para violino, violoncelo e piano com o Trio Porto Alegre e o Trio Aquarius; os seis últimos quartetos de cordas na interpretação do Quarteto Carlos Gomes.

Ainda em setembro teremos o ciclo “Beethoven visita Villa-Lobos”, com a participação de músicos da Petrobras Sinfônica, colocando lado a lado obras com formações camerísticas semelhantes dos dois compositores. A Orquestra Petrobras Sinfônica apresenta as Sinfonias nº 3, 4, 7 e 8 em dois concertos da Série Orquestras.

O duo formado pelo violoncelista americano Jed Barahal e pela pianista brasileira Christina Margotto interpreta toda obra para violoncelo e piano do compositor alemão em dois concertos no mês de outubro. Encerrando as comemorações, a pianista Lígia Moreno toca as “Variações Diabelli” na Série Música de Câmara, em dezembro.

As assinaturas para o Festival Beethoven 250 serão lançadas no início de março para os sócios da Associação dos Amigos da Sala Cecília Meireles e, a partir do dia 16 de março, para todo o público. Aproveite a campanha de novos associados da AASCM em janeiro e fevereiro com 50% de desconto na anuidade em todas as categorias e junte-se a nós! Além do brinde de boas-vindas, você poderá usufruir imediatamente de vários benefícios como a escolha prioritária dos melhores lugares para assistir à integral das sonatas para piano.

 

Ver a programação:  http://salaceciliameireles.rj.gov.br/programacao/

movimento.com
Responsável pela inclusão de programação e assuntos genéricos no blog.