Música sinfônicaProgramaçãoRio de Janeiro

Festa musical

Sinfônica de Barra Mansa e maestro Marcos Arakaki (na foto) comemoram os 100 anos de Bernstein e os 90 de Krieger.

 

A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, sob regência do maestro Marcos Arakaki, com Vera Astrachan (piano) e Massimo Mercelli (flauta), faz concerto para comemorar os 100 anos de Leonard Bernstein e os 90 de Edino Krieger no dia 15 de agosto, às 20h, na Sala Cecília Meireles, no Rio de Janeiro.

No programa, obras dos compositores homenageados, além de um concerto e uma peça de Mozart. A apresentação integra a série Sala Orquestras.

 

Artistas convidados

Marcos Arakaki é regente associado da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais desde 2011. Bacharel em Música pela Universidade Estadual Paulista, concluiu em 2004 o mestrado em Regência Orquestral pela Universidade de Massachusetts (EUA). Sua trajetória artística é marcada por prêmios como o do 1º Concurso Nacional Eleazar de Carvalho para Jovens Regentes e do Prêmio Camargo Guarnieri, concedido pelo Festival Internacional de Campos do Jordão em 2009, ambos como primeiro colocado.

 

Vera Astrachan

Nascida no Rio de Janeiro, Vera Astrachan estudou com Arnaldo Estrella. Graduou-se na Escola de Música da UFRJ, na qual obteve Medalha de Ouro, aperfeiçoando-se posteriormente com Hans Graf e Bruno Seidlhofer, em Viena; e Ilona Kabos, em Londres. É detentora de inúmeros prêmios, entre os quais o 1º Prêmio no Concurso Backhaus, dedicado à obra de Beethoven.

 

Massimo Mercelli

Massimo Mercelli estudou flauta com o famoso André Jaunet e com Maxence Larrieu. Com apenas 19 anos, tornou-se flautista principal no Teatro La Fenice, em Veneza, ganhou o Prêmio Francesco Cilea e os concursos internacionais Gionarte Musicali e de Stresa. Apresentou-se como solista em salas de concertos como o Carnegiel Hall e a Sala Tchaikovsky, em Moscou. Compositores como Penderecki, Glass, Bacalov lhe escreveram obras ou trabalharam com ele.

 

PROGRAMA:

Edino Krieger (1928-)
Ritmetrias

Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791)
Andante para flauta e orquestra, K. 315
Concerto para flauta e orquestra em sol maior, K. 313

Leonard Bernstein (1918-1990)
Sinfonia n. 2 – Age of Anxiety

 

Foto do post: Rafael Motta

 

SERVIÇO:

 

Orquestra Sinfônica de Barra Mansa

Vera Astrachan, piano

Massimo Mercelli, flauta

Marcos Arakaki, regência

 

15 de agosto, quarta-feira, às 20h

Sala Cecília Meireles (R. da Lapa, 47, Lapa – Rio de Janeiro. Tel.: 21 2332-9223)

 

Ingressos: R$ 40, com meia-entrada para estudantes e pessoas com mais de 60 anos

 

movimento.com
Responsável pela inclusão de programação e assuntos genéricos no blog.