CantoLateralMinas GeraisMovimentoProgramação

Eliane Coelho no Palácio das Artes

Evento marca o reencontro do público com o Grande Teatro Cemig Palácio das Artes, o encerramento da TEMPORADA DE ÓPERA ON-LINE da FCS e a pré-estreia do FESTIVAL ARTES VERTENTES; Recital será transmitido ao vivo pelo site da FCS e pelo site do FESTIVAL ARTES VERTENTES.

O Recital, para mim, é mostrar que a música não é luxo e, sim, algo essencial, principalmente em tempos estranhos e difíceis como o que estamos vivendo. Neste momento atual, nós precisamos, sim, de muita música, luz, esperança e amor pela cultura. O meu desejo é que esse concerto seja realmente uma reabertura, mostrando como o universo artístico é fundamental, sendo um alimento para a alma”. É com essa mensagem de esperança e reverência à arte que a soprano Eliane Coelho expressa a sua expectativa sobre o Recital com canções de Richard Strauss e Hugo Wolff, que será apresentado pela artista ao lado do pianista Gustavo Carvalho, no dia 22 de novembro, às19h, no palco do Grande Teatro Cemig Palácio das Artes.

O evento, que encerra a Temporada de Ópera On-line da Fundação Clóvis Salgado e, ao mesmo tempo, a pré-estreia da 9ª edição do Festival Artes Vertentes – Festival Internacional de Artes de Tiradentes, marca também o reencontro do Público com o Grande Teatro Cemig Palácio das Artes, com plateia reduzida, após oito meses de atividades presenciais suspensas.

Serão disponibilizados gratuitamente 100 ingressos para o público, que poderão ser retirados no site da Eventim, ticketeira autorizada do Palácio das Artes, a partir do dia 18de novembro, às 10h. Será permitida a retirada de, no máximo, um par de ingressos por CPF. Além disso, para quem não conseguir ir ao evento de maneira presencial, o Recital será transmitido ao vivo pelos sites da Fundação Clóvis Salgado (www.fcs.mg.gov.br) e do Festival Artes Vertentes (www.artesvertentes.com).

Para Eliane Parreiras, presidente da Fundação Clóvis Salgado, retomar as atividades do Grande Teatro Cemig Palácio das Artes com um concerto da soprano Eliane Coelho e do pianista Gustavo Carvalho é um privilégio para a instituição e um verdadeiro reencontro com a arte.

Voltar a receber a plateia em um dos principais teatros do Brasil e com dois importantes artistas da cena erudita brasileira é um momento de muita alegria, tanto para o público, que poderá novamente vivenciar a experiência em um espaço cultural, quanto para a FCS e sua equipe técnica, que é apaixonada pelo que faz. Por medidas de segurança, o número de ingressos nesse momento será restrito, porque o retorno será de forma gradual e bastante segura. O Concerto celebra ainda o encerramento da Temporada de Ópera On-Line, que ofereceu centenas de atividades de reflexão, fruição e formação em Ópera e música lírica”, comemora Eliane Parreiras.

 

Recital

Uma das artistas líricas brasileiras de maior destaque internacional, a soprano Eliane Coelho, junto ao premiado pianista mineiro Gustavo Carvalho, vai apresentar um recital de Lieder, que são canções do repertório de câmara alemão. O programa do concerto é formado por composições de Richard Strauss e Hugo Wolff, que revelam a versatilidade dos dois autores em como interpretar musicalmente os poemas, criando muitas nuances e atmosferas diferentes.

São obras lindíssimas, cada uma com suas características harmônicas, de fraseados, que trazem muitos detalhes. E cada composição tem a sua cor. É praticamente um programa de contrastes”, observa Eliane Coelho.

Parceiros de longa data, Eliane e Gustavo se conheceram na casa de uma amiga em comum e, anos mais tarde, pela primeira vez, apresentaram o primeiro recital juntos, em Moscou, na Rússia. “O repertório de Lieder é muito sensível e exige que a cantora e o pianista se completem musicalmente. É necessário que haja uma afinidade para que o diálogo aconteça. Então, para mim, não existe voz e acompanhamento e, sim, fazer música juntos. E é isso que eu e o Gustavo fazemos”, explica a soprano.

PROGRAMA

Hugo Wolf  (1860 – 1903)

Canções de Mörike
Elfenlied (Canção do Elfo)
– Das verlasseneMägdlein (A Donzela Abandonada)
– SchlafendesJesuskind (O sono do Menino Jesus)
– Verborgenheit (Segredo)
– Lebewohl (Despedida)

Canções de Eichendorff
Nachtzauber (Noite Mágica)
– Die Zigeunerin (A Mulher Cigana)

 Canções de Goethe
Die Spröde (A Frágil)
– Die Bekehrte (A Mulher Convertida)
– Phänomen (Fenômeno)
– Mignon. Kennst Du das Land (Mignon. Conheces tu a terra onde os limões florescem?)


Richard Strauss
(1864-1949)
Zueignung (Dedicatória) op. 10/1
Die Nacht (A noite) op. 10/3
Die Zeitlose (O cólquico) op. 10/7
Allerseelen (O dia de finados) op. 10/8
Befreit (Libertada) op. 39/4
An die Nacht (À noite) op. 68/1
IchwollteinSträussleinbinden (Eu queria fazer um buquê) op. 68/2
Dein Lied erklang (Quando ouvi sua canção) op. 68/4

 

 

SERVIÇO

 

Recital ELIANE COELHO e GUSTAVO CARVALHO

Temporada de Ópera on-line da Fundação Clóvis Salgado

Festival Artes Vertentes – Festival Internacional de Artes de Tiradentes

 

Dia 22 de novembro, domingo, às 19h

Grande Teatro Cemig Palácio das Artes (Av. Afonso Pena, 1.537 – Centro – BH)

Ingressos: Retirada no sitewww.eventim.com.br

Entrada Gratuita (ingressos limitados)

Informações para o público: (31) 3236-7400

 

Transmissão do evento pelos sites:

www.fcs.mg.gov.br

www.artesvertentes.com

 

 

 Ópera On line

A Temporada de Ópera On-line da FCS é realizada pela SECRETARIA ESPECIAL DA CULTURA do MINISTÉRIO DO TURISMO, por meio da LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA, pelo GOVERNO DE MINAS GERAIS /SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA E TURISMO DE MINAS GERAIS e FUNDAÇÃO CLÓVIS SALGADO.

E tem o FESTIVAL ARTES VERTENTES e a APPA ARTE E CULTURA como correalizadoras. Conta ainda com o patrocínio Master da CEMIG e INSTITUTO UNIMED-BH (viabilizado pelo incentivo de mais de 5,1 mil médicos cooperados e colaboradores), e VIVO, USIMINAS e INSTITUTO USIMINAS como patrocinadores.

O Festival Artes Vertentes é realizado pela SECRETARIA ESPECIAL DA CULTURA / MINISTÉRIO DO TURISMO, viabilizado pela LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA com o patrocínio da SADA, MINAS MÁQUINAS e BDMG CULTURALe produção da ARS ET VITA.

 

Retomada com segurança

Seguindo as orientações do programa Minas Consciente, protocolo para a retomada econômica de Minas Gerais, a Fundação Clóvis Salgado estabeleceu uma série de normas para a volta das atividades de forma segura no Grande Teatro Cemig Palácio das Artes.

Para evitar aglomerações, o teatro contará com sinalização nas áreas externas e internas para garantir distanciamento durante a visitação. O uso de máscaras – tanto para visitantes quanto funcionários – será obrigatório.

Todos os ambientes do Palácio das Artes são higienizados diariamente antes da abertura ao público. Também são disponibilizados tapetes para a limpeza de calçados, assim como álcool em gel 70% para desinfecção das mãos.

Para esse Recital, o Teatro terá sua ocupação reduzida para até 400 lugares, cumprindo o distanciamento permitido entre os assentos. Os frequentadores também deverão seguir recomendações como evitar aglomerar e conversar, realizar a higienização frequente das mãos; seguir sempre as instruções da equipe da FCS e não frequentar o teatro caso apresente qualquer sintoma de resfriado ou gripe.

 

Temporada de Ópera on-line

Em 2020, período em que se une o começo da celebração dos 50 anos da Fundação Clóvis Salgado aos novos desafios e conquistas no universo digital, a tradição dos encontros com a arte operística toma diferente forma por meio da inédita Temporada de Ópera on-line. Planejada para o ambiente digital, a programação inaugurou um novo modo de fazer, difundir e refletir sobre a ópera no Brasil e na América Latina, trazendo uma programação de debates, aulas, palestras, mostra de cinema, exposição de artes gráficas e exibição de vídeo inédito dos Corpos Artísticos da FCS, resultando em um grande sucesso.

A Temporada de Ópera on-line contou com as participações de 218 especialistas, reunindo os principais nomes do Brasil e alguns profissionais de destaque internacional. Durante o evento, foram disponibilizadas 60 atividades formativas e reflexivas gratuitas para o público. As oficinas e os cursos da Academia da Ópera ofertaram 637 vagas, divididas entre 23 atividades. Também foram produzidas 45 horas de conteúdo operístico por meio de lives. Já a carga horário dos cursos e oficinas sobre ópera totalizou 116 horas.

 

Festival Artes Vertentes

Adotando todos os cuidados necessários e seguindo os protocolos de distanciamento social, a 9ª edição do Festival Artes Vertentes – Festival Internacional de Artes de Tiradentes será realizada de 26 de novembro a 06 de dezembro de 2020, com uma programação de alto nível artístico nos campos da música, literatura, cinema, artes visuais e artes cênicas.

Neste ano, excepcionalmente, o Festival apresentará sua programação para o público virtualmente. Elemento inseparável do surgimento da vida na terra e de sua evolução, a água é o mote curatorial que alinha a programação da edição atual, cuja curadoria ficou a cargo de Gustavo Carvalho. A programação do Festival Artes Vertentes encontra-se disponível no site: www.artesvertentes.com

movimento.com
Responsável pela inclusão de programação e assuntos genéricos no blog.