Notícia

Eleazar de Carvalho – maestro brasileiro

Série destaca a atuação no Festival de Inverno de Campos do Jordão e na Osesp.

 

Estreia dia 0 de agosto às 18h na Cultura FM

O Maestro Eleazar de Carvalho é considerado até hoje, mesmo depois de 18 anos de sua morte, o maior maestro brasileiro.

Regeu as principais orquestras de todo o mundo, incluindo as Filarmônicas de Berlim e Viena; foi diretor artístico da Sinfônica de Saint Louis, da Sinfônica Brasileira e da Sinfônica do Estado de São Paulo; professor de regência na Universidade de Yale, nos Estados Unidos e diretor artístico do Festival de Inverno de Campos do Jordão, dentre outras atividades. Aluno de Serguei Koussevitzky em Tanglewood, teve como colegas Leonard Bernstein, Claudio Abbado e Seiji Ozawa.

A experiência de Tanglewood foi levada por Eleazar a Campos do Jordão. Foi o responsável por introduzir a área pedagógica no Festival da forma como conhecemos hoje. Com sua experiência como regente internacional, trouxe a São Paulo expoentes como Mstislav Rostropovich; potencializou enormemente as possibilidades de ensino e artísticas do Festival de Campos do Jordão entre 1973 e 1979, e rapidamente transformou o Festival no maior e mais importante de música clássica da América Latina.

Nas orquestras em que esteve à frente como titular e diretor artístico tanto nos Estados Unidos quanto no Brasil, regeu o repertório tradicional e sempre fez questão de incluir nas programações estreias brasileiras e mundiais, comissionando um número imenso de obras, sempre valorizando a produção contemporânea e incentivando jovens talentos tanto da composição quanto instrumentistas. Criou concursos, instituiu prêmios e bolsas de estudos. Sua preocupação com a educação musical de qualidade e a criação de possibilidades profissionais aos jovens foram uma constante em sua vida.

Apresentados pela pianista Sônia Muniz, que foi esposa do maestro, os programas contam com depoimentos de figuras do mundo da música nacional e internacional que conviveram com o maestro cearense, como o violonista Turíbio Santos, o compositor catarinense Edino Krieger e o grande violoncelista brasileiro radicado nos Estados Unidos, Aldo Parisot.

O foco dos treze programas da série levará os ouvintes a conhecerem o planejamento artístico e pedagógico do Festival de Inverno de Campos do Jordão, a estruturação da Osesp a partir de 1973 e seu reconhecimento como um dos principais conjuntos sinfônicos do país, e claro, a escola de regência do maestro.

 

SERVIÇO

Eleazar de Carvalho – Maestro Brasileiro

Apresentação: Sônia Muniz

Produção: Cynthia Gusmão

Aos sábados, às 18h., na Cultura FM de São Paulo – 103,3 Mhz

http://culturafm.cmais.com.br/controleremoto

Canal 164 da Claro TV

 

 

Leave a Response

movimento.com
Responsável pela inclusão de programação e assuntos genéricos no blog.