LateralNotícia

Edson Lima – “requiescat in pace”

É com profundo pesar que o Movimento.com se junta ao Blog de Ópera & Ballet na comunicação do falecimento, no último dia 18/11/2020, de Edson Lima. Um dos maiores conhecedores da ópera no Brasil. Ele é da geração que aprendeu ópera indo ao teatro, estudando livros e ouvindo. Sua coleção de livros, áudios em diversos tipos de mídias e vídeos era enorme e repleta de raridades.

Assistiu a todos os grandes cantores de sua geração, da segunda metade do século XX ao vivo. Era amigo pessoal de muitos deles, o soprano Magda Olivero frequentava sua casa quando vinha ao Brasil. Edson Lima foi presidente do Teatro Lírico de Equipe por muitos anos, onde incentivou e estimulou muitos cantores em início de carreira. Fazia uma news letter sobre ópera nos primórdios da internet e enviava para sua enorme lista de e-mails.

Tive o enorme prazer de conhecê-lo na noite de autógrafos da obra “A Ópera Italiana após 1870” de Lauro Machado Coelho no Theatro Municipal de São Paulo em 2002. Ficamos amigos e muito do que aprendi sobre ópera se deve a ele. Quando tinha dúvidas, pegava o telefone, era só perguntar que a resposta sempre estava na ponta da língua, de memória mesmo. Quando o assunto era ópera, Edson Lima era o cara, um verdadeiro google. Lembro da última vez que fomos ao Theatro Municipal de São Paulo assistir à ópera “A Valquíria” de Richard Wagner no ano de 2011” – Ali Hassan (Blog de Ópera & Ballet).

Sua geração é de profundos conhecedores do tema, lembro que no passado não existiam distrações, eles se dedicavam ao tema mesmo, com profundidade que hoje poucos conseguem. Tive o prazer de conhecer pessoalmente gênios da ópera brasileira que se foram como Lauro Machado Coelho, Raphael Cilento , Marcus Góes e Edson Lima.

Edson Lima, durante um tempo, escreveu para o nosso site www.movimento.com


Abaixo um link de um texto “Gostar de ópera”, que ele escreveu para nosso site em 22.05.2002:

https://web.archive.org/web/20020603150038/https://movimento.com/mostraconteudo.asp?mostra=2&escolha=3&codigo=845

 

Nossos agradecimentos ao colega Ali Hassan Ayache que ligou para mim hoje de manhã e comunicou o falecimento.

Ainda mais, enviou o texto do seu blog, que adaptei, acrescentando alguma coisa. Um aperto de mão no Ali.

 

Antônio Rodrigues
Apaixonado por música coral, é um dos fundadores e mantenedor do movimento.com.