LateralMúsica de câmaraProgramaçãoRio de Janeiro

Duo Spiessens-Maciel na Guiomar Novaes

A Sala Cecília Meireles, um espaço da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa/FUNARJ, e PETROBRAS apresentam quarta-feira, dia 11 de dezembro, às 19h, dentro da Série Recitais de Guiomar, Promus in concert: o duo de violões formado por Toon Spiessens (belga) e Matheus Maciel (brasileiro). No repertório, peças de mestres como Sérgio Assad e transcrições de temas populares de Garoto, César Camargo Mariano e Dizzie Gillespie.

Toon Spiessens é um violonista clássico vindo da Bélgica que aprecia viajar e conhecer músicas de diferentes países e culturas. Estudou música por cinco anos no Conservatório Real da Antuérpia e viajou pela Europa com o intuito de participar de concursos, competições internacionais e ouvir master classes de diferentes professores.

Durante esse período, se interessou pela música brasileira e sentiu um intenso desejo de aprender mais sobre seus ritmos e as harmonias. A peça “Aquarela” do compositor brasileiro Sérgio Assad o fez arrumar as malas e começar sua aventura na maravilhosa cidade do Rio de Janeiro, assim como seus estudos na Escola de Música da UFRJ.

Na Escola de Música, conheceu Matheus Maciel – violonista e compositor que é igualmente apaixonado por música. Em pouco tempo, descobriram que compartilhavam interesses em estilos musicais e começaram a tocar juntos. Enquanto Matheus estudava música no Centro Universitário de Barra Mansa em 2015, também trabalhava como arranjador na produção de álbuns.

Por isso, ganhou o prêmio Olho Vivo EP / CD 2016 com o EP Diante do Espelho, de Bruno Perez. Seu conhecimento com arranjos foi uma ferramenta útil para o projeto e resultou em versões inovadoras de peças clássicas, adaptadas para dois violões. O repertório da dupla consiste em uma variedade de estilos musicais, como música brasileira, Tango e Jazz, além de importantes peças do repertório de violão clássico, por diferentes compositores, interpretadas por Toon.

 

PROGRAMA

Sérgio Assad
Aquarelle

Garoto
Lamentos do morro
Arranjo de Toon

Marco Pereira
Pixaim
Arranjo de Matheus

Roland
Tango en Skaï
Arranjo de Matheus

Baden Powell/Vinícius de Moraes
Formosa
Arranjo de Marcello Gonçalves

César Camargo Mariano
Cristal
Arranjo de Toon

Matheus Maciel
Valsa de um sonho n˚1

Mario Castelnuovo Tedesco
El sueño de la Razón Produce Monsterous
Arranjo de Matheus

 

SERVIÇO

 

Duo Spiessens-Maciel na Guiomar Novaes

Dia 11 de dezembro, quarta-feira, às 19h

Espaço Guiomar Novaes (Rua Teotônio Regadas, 2 – Centro – Rio – 2332 9224)


Ingressos a R$ 10,00 (R$ 5,00)

www.ingressorapido.com.br

 

movimento.com
Responsável pela inclusão de programação e assuntos genéricos no blog.