LateralMovimentoMúsica de câmaraProgramaçãoSão Paulo

Duo Santoro invade São Paulo

O mês começou empolgante para os gêmeos violoncelistas Paulo e Ricardo Santoro.

O Duo Santoro foi o único conjunto de música clássica selecionado no edital para ocupação dos espaços da Caixa Cultural de sete capitais brasileiras, entre 4.554 inscritos de artes visuais, teatro, dança, cinema, vivências, música clássica e música popular de todo o Brasil – apenas 150 projetos foram aprovados!

O duo fará concertos nos dias 29, 30 e 31 de agosto e 1 de setembro, na Caixa Cultural São Paulo, às 19h15min, apresentando o programa “O compositor é vivo!”, somente com músicas dedicadas ao Duo Santoro por grandes compositores vivos da atualidade: Edino Krieger, Ronaldo Miranda, João Guilherme Ripper, Ricardo Tacuchian, Dimitri Cervo e ainda duas estreias mundiais: “Espelho”, de Tim Rescala, e “Contrastes”, de André Mehmari.

 

PROGRAMA

Ricardo Tacuchian
Mosaicos II

Ronaldo Miranda
Diálogos

Dimitri Cervo
Pedro e Marcela

Edino Krieger
Cadência

João Guilherme Ripper
Cantiga e Desafio

Tim Rescala
Espelho*

André Mehmari 
Contrastes*

Oswaldo Carvalho
Estação Feira de São Cristóvão

*Estreias mundiais

 

SERVIÇO

 

Duo Santoro invade São Paulo

Dias 29, 30 e 31 de agosto e 1 de setembro, sempre às 19:15h

Caixa Cultural (Praça da Sé, 111 – Centro Histórico de São Paulo, São Paulo – 3321 4400)

Entrada franca

 

Duo Santoro

Considerado pelo jornal O Globo como “um dos maiores sucessos da música erudita brasileira“, o Duo Santoro é, desde a sua estreia em 1990, o único duo de violoncelos em atividade permanente no Brasil. Seus recitais incluem um leque eclético de estilos, que vai do erudito ao popular, com alguns dos principais compositores brasileiros dedicando importantes obras ao Duo, tais como Edino Krieger, Ronaldo Miranda, João Guilherme Ripper, Dimitri Cervo, Ricardo Tacuchian, Villani-Côrtes etc.

São Mestres pela UFRJ e pela UNIRIO e pertencem aos quadros da Orquestra Sinfônica Brasileira e da Orquestra Sinfônica da UFRJ. Nas comemorações de seus 20 anos, em 2010, apresentaram-se em todo o Brasil e na República Dominicana, coroando o ano com um recital no Carnegie Hall de Nova York.

Em 2013, lançaram seu primeiro CD, “Bem Brasileiro”, dedicado a compositores brasileiros do século XX e contemporâneos, e, em 2017, lançaram o segundo CD, “Paisagens Cariocas”, dedicado à música brasileira erudita e popular, sendo eleito um dos “10 álbuns imperdíveis de música erudita” pela Revista Bravo de São Paulo.

No ano passado, se apresentaram no Teatro Real de Córdoba (Argentina) e gravaram o CD “Retratos de Brasil en Córdoba”, como solistas da Orquesta Académica del Teatro del Libertador, interpretando o concerto “Duplum” de João Guilherme Ripper, dedicado ao Duo Santoro.

movimento.com
Responsável pela inclusão de programação e assuntos genéricos no blog.