CantoLateralMinas GeraisProgramação

Duo Insight no “Música na capela”

No dia 15 de março, às 11h, a Casa Fiat de Cultura abre sua programação do Música na Capela em 2020, com o Duo Insight, dupla de sopranos que fará apresentação especial no mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher.

No recital “O Palco é delas”, Liliane Maciel e Vânia Nascimento convidam o público a conhecer os enredos e as personalidades marcantes de personagens femininas, por meio de árias e duetos de óperas, sempre de forma descontraída.

O espetáculo será realizado na Capela de Santana, nos jardins da Casa Fiat de Cultura, com entrada gratuita, sujeita a lotação do espaço.

O recital, que conta com a participação da pianista convidada Patrícia Valadão, e da atriz Jennifer Rios, abordará o contexto histórico de cada obra, contando a história e o perfil de cada personagem. A soprano Liliane Maciel destaca que a apresentação, focada em histórias femininas, foi criada com o objetivo de destacar o papel da mulher na música clássica. “O espaço que grupos exclusivamente femininos têm é muito pequeno. Por isso, pensamos em dar ênfase a essa temática, já que há muito repertório a ser explorado dedicado a vozes femininas”, explica

A apresentação foca em histórias com personagens femininas, ao fazer um paralelo com perfis que existem até hoje na sociedade. A primeira obra apresentada pelo Duo Insight, As Bodas de Fígaro, de Mozart, satiriza os costumes da nobreza, e mostra como mulheres de perfis e classes diferentes  acabam se unindo para tramar, com muita sagacidade, um plano inusitado para expor as más intenções do Conde e salvar o casamento de Fígaro e Susanna. O recital inclui, ainda, obras como a Ópera Alceste, de Gluck, em que  a personagem principal, Rainha de Tessália, oferece sua vida em sacrifício ao deus Apolo para salvar a vida de seu marido, Rei Admeto. Também serão apresentadas peças de Mascagni, Pergolesi e Puccini.

Além de contar a história dessas mulheres, o recital “O Palco é Delas” tem importante caráter de formação de público, apresentando as obras de forma diferente. “Ao darmos essas pinceladas nos enredos, as pessoas percebem que os temas são muito mais interessantes do que imaginavam. A partir daí, buscam outras apresentações e concertos de música erudita, não apenas a nossa”, comemora Liliane.

 

PROGRAMA

W. A. Mozart
Via resti servita – da ópera As bodas de Fígaro

W. A. Mozart
Sull’aria – da ópera As bodas de Fígaro

W. A. Mozart
Deh viene non tardar – da ópera As bodas de Fígaro

C. Monteverdi
Por ti miro – da ópera L’incoronazione di Poppea

C. W. Gluck 
Divinites du Styx – da ópera Alceste

P. Mascagni
Intermezzo – da ópera Cavalleria Rusticana

G. B. Pergolesi
Stizzoso, mio Stizzoso – da ópera La Serva Padrona

G. Puccini 
Oh mio babbino caro – da ópera Gianni Schicchi –

W. A. Mozart
Prenderò quel brunettino – da ópera Cosi fan tutte

W. A. Mozart
Ah, guarda sorella – da ópera Cosi fan tutte

 

SERVIÇO

 

Duo Insight no “Música na capela”

Dia 15 de março, domingo, às 11h,

Casa Fiat de Cultura (Praça da Liberdade, 10 – Funcionários – BH)

Entrada franca

 

Duo Insight

Formado pelas sopranos Vânia Nascimento e Liliane Maciel, o Duo Insight busca divulgar a arte do canto erudito e proporcionar, ao público, maior identificação com os personagens e enredos. A dupla já recebeu diploma de reconhecimento público e a medalha Cassiano Ricardo, pelo trabalho desenvolvido em São José dos Campos – cidade onde integraram o Coro Sinfônico –, em prol da cultura.


Vânia Nascimento (Soprano)

Formada em Canto Lírico, integra, há 10 anos, o Coro Sinfônico de São José dos Campos. Foi a única brasileira selecionada, em 2016, para o “British Isles Music Festival”, na Inglaterra, e fez parte de importantes coros e Academias de Ópera, como o da EMESP e do Canto em Trancoso, dirigido pelo “Chorakademie Lübeck” (Alemanha). Vânia foi agraciada com o prêmio “Amigo da 2ª Divisão do Exército Brasileiro”, pelos concertos realizados com a Banda Militar de Infantaria Leve de Caçapava e São Paulo.


Liliane Maciel
(Soprano)

Formada em Canto Lírico e Licenciatura em Música, integrou o Coro Sinfônico de São José dos Campos por oito anos, e o Ópera Studio do Vale. Apresentou-se no Palácio das Artes com a Ópera “Dido e Eneas”, pelo Festival Internacional de Ópera Barroca. Em 2019, foi selecionada para o Festival de Ópera “Ensemble Orquesta Academy”, na Inglaterra, onde participou da montagem da Ópera “A Flauta Mágica”. Atualmente, integra o Coro Concentus Musicum de Belo Horizonte.

 

Casa Fiat de Cultura

A Casa Fiat de Cultura cumpre importante papel na transformação do cenário cultural brasileiro, ao realizar as mais prestigiadas exposições. A programação estimula a reflexão e interação do público com várias linguagens e movimentos artísticos, desde a arte clássica até a arte digital e contemporânea. Por meio do Programa Educativo, a instituição articula ações para ampliar a acessibilidade às exposições, desenvolvendo réplicas de obras de arte em 3D, materiais em braile e atendimento em libras.

Atualmente, 50 mostras de consagrados artistas brasileiros e internacionais, já foram expostas na Casa Fiat de Cultura, entre os quais Caravaggio, Rodin, Chagall, Tarsila, Portinari entre outros. Há 14 anos, o espaço apresenta uma programação diversificada, com música, palestras, residência artística, além do Ateliê Aberto – espaço de experimentação artística – e de programas de visitas com abordagem voltada para a valorização do patrimônio cultural e artístico.

A Casa Fiat de Cultura é situada no histórico edifício do Palácio dos Despachos e apresenta, em caráter permanente, o painel de Portinari, Civilização Mineira, de 1959. O espaço integra um dos mais expressivos corredores culturais do país, o Circuito Liberdade, em Belo Horizonte. Mais de 2,7 milhões de pessoas já visitaram suas exposições e 550 mil participaram de suas atividades educativas.

 

Música na Capela

O projeto é realizado pela Casa Fiat de Cultura e pelo Ministério da Cidadania, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com o patrocínio da Fiat Chrysler Automóveis (FCA), Fiat Chrysler Finanças e do Banco Safra, apoio institucional do Circuito Liberdade, do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico (Iepha), do Governo de Minas e do Governo Federal, e apoio cultural do Programa Amigos da Casa, da Brose do Brasil e da Expresso Nepomuceno. O objetivo é ampliar a formação musical do público, com apresentações de corais e grupos de câmara, sempre com repertório diversificado e acesso gratuito.

 

 

movimento.com
Responsável pela inclusão de programação e assuntos genéricos no blog.