LateralNotícia

Dawid Korenchendler não está mais entre nós

É com grande pesar que a Academia Brasileira de Música comunica o falecimento do compositor e professor Dawid Korenchendler. O compositor faria 73 anos no próximo mês, mas por complicações decorrentes de uma infecção hospitalar e uma parada cardíaca, ocorrida na madrugada dessa sexta-feira, no Rio de Janeiro, ele nos deixou.

Herz Dawid Korenchendler nasceu no Rio de Janeiro, em 1948. Iniciou seus estudos de piano com Lúcia Branco, aperfeiçoando-se com Arnaldo Estrella. Entretanto, desde cedo já se dedicava à composição e, em 1966, ingressou nos cursos de graduação em piano, composição e regência da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro, tendo como professores Ilara Gomes Grosso, Raphael Baptista, Roberto Duarte, José Siqueira e Henrique Morelenbaum. É pós-graduado em Educação Musical e, desde 1977 era professor da Universidade do Rio de Janeiro (UNI-Rio).

Com presença constante nas salas de concerto do país, recebeu diversos prêmios e encomendas. Entre as obras premiadas destacam-se o “Opus 1968″, para orquestra, e “Brincando com Bartók”, para clarinete e cordas.

De sua obra orquestral sobressai-se ainda a “Sinfonia nº 1 – Sinfonia das crianças”, “Gênesis: concerto para violino e orquestra”, “Abertura” e “Abertura fantasia”, ambas para orquestra, e “Concerto para piano e pequena orquestra”.

 

movimento.com
Responsável pela inclusão de programação e assuntos genéricos no blog.