Balé/DançaProgramaçãoRio de Janeiro

Dança e Literatura entrecruzadas

Espetáculo mescla performances corporais, visuais, filosóficas e literárias, no Centro Coreográfico do Rio de Janeiro.

 

No palco e nas telas dos computadores, a arte está em foco na apresentação do espetáculo Entrecruzados, que promove a união entre diversas manifestações artísticas. Performances corporais, visuais, filosóficas e literárias são mostradas ao público no Teatro Angel Viana – Centro Coreográfico do Rio de Janeiro, no dia 30 de agosto, às 19h, com entrada gratuita.

Entrecruzados une dança, literatura, filosofia e vídeo no intuito de dialogar o que parece estrangeiro, global e nacional o multifacetado século 21. Começou a ser desenhado em ensaios (videoconferências), que foram transmitidos pela internet nos dias 11 e 18 de agosto, e estão disponíveis no site do projeto.

Idealizado pelas brasilienses Laura Virgínia e Luísa Lemos, o projeto apresenta solos elaborados por Laura, Soraia Silva (na foto do post) e Mariana Pimentel, nos quais a dança se alia às artes cênicas, , além da inspiração em elementos da natureza. Luísa é a responsável pela performance visual, por meio de registro de vídeos, durante a atuação das artistas.

“É um projeto que vem do desejo cada vez mais latente dos artistas contemporâneos de deixar rastros e ecos de seus processos criativos”, conclui Laura.

É desse emaranhado virtual/real que nasce a história que será escrita na hora. Na apresentação, as coreógrafas fazem movimentos inspirados pelo livro O Atlas do Corpo e da Imaginação, de Gonçalo M. Tavares, bem como pelas conotações e percepções do filósofo Hilan Bensusan que interferem ao vivo nas performances de acordo com o que veem e sentem.

Bensusan divide com os espectadores suas impressões, conduzindo-os para o seu olhar, por meio do improviso em cena, diante do microfone. Ele tem a companhia do escritor português Gonçalo, que contribui na intervenção com textos elaborados durante o espetáculo.

“Da arte da dança surgem as provocações e as brechas aos discursos visuais e falados. Vamos nos emaranhando nestas artes. Afinal, um escritor e um filósofo vão interferir, ao vivo, nas nossas performances. Assim como também dançaremos o que eles estão falando e escrevendo. E a cinegrafista e performer Luísa Lemos nos acompanhará, gravando tudo ao vivo. Claro, com o olhar dela. É uma conexão”, destaca Laura.

 

Foto: Ricardo Pádue

 

SERVIÇO:

 

Espetáculo “Entrecruzados”

 

30 de agosto, quinta-feira, às 19h

Teatro Angel Viana – Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro (R. José Higino, 115, Tijuca – Rio de Janeiro. Tel.: 21 3238-0357)

 

Entrada gratuita com distribuição de senhas a partir de 2 horas antes do inicio do evento

 

Livre para todos os públicos

 

movimento.com
Responsável pela inclusão de programação e assuntos genéricos no blog.