Curso / EncontroProgramaçãoRio de Janeiro

Curso Livre de Regência Coral na ACC

Dias 14, 21 e 28 de setembro, das 15 às 17h

Como é costume, a ACC (Associação de Canto Coral) promove por esta época alguns cursos, na intenção de divulgar e de melhorar as performances de corais e coralistas, em especial no Rio de Janeiro.

Temos, desta vez, o CURSO LIVRE DE REGÊNCIA CORAL, com o maestro Jésus Figueiredo, cujo conteúdo abrange Técnica de Regência, introdução à análise de partituras corais, dicas sobre repertório e mercado de trabalho. O investimento é de R$ 340,00 (trezentos e quarenta reais).

 

Jésus Figueiredo, maestro

Jésus Figueiredo é bacharel em Regência Orquestral, em Órgão de Tubos e Mestre em Acústica Musical pela Escola de Música da UFRJ. Desde 1999 trabalha no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, onde é o Maestro Titular do Coro, além de atuar também com a Orquestra Sinfônica em Concertos, Óperas e Balés.

Já regeu diversas orquestras, entre elas estão a Sinfônica de Minas Gerais, a Sinfônica Brasileira, a Sinfônica Nacional da UFF, a Filarmônica do Ceará, a Acadêmica do Teatro Colón de Buenos Aires, a da Universidade Nacional de Cuyo (Argentina), a da Ópera de San Juan (Argentina), e a Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

É também o Maestro Principal do Coro Ópera Brasil que participou em 2012 da 1ª temporada lírica da Orquestra Sinfônica Brasileira Ópera e Repertório, e em 2014 do Concerto do Tenor Plácido Domingo na Arena HSBC no Rio de Janeiro.

Como preparador coral recebeu o prêmio da APCA em 1998 pela ópera O Colombo, de Carlos Gomes, e em 2016 pelas óperas Don Quixote, de Massenet, e Lo Schiavo de Carlos Gomes.

Com o Balé do Theatro Municipal, com a Escola do Teatro Bolshoi do Brasil, e a Cia Brasileira de Balé regeu títulos como Les Sylphides, O Quebra-Nozes (2007 e 2012), Coppélia (2008 e 2012), Don Quixote e Catulli Carmina (2015). Além de ter preparado a Orquestra Sinfônica que acompanhou em 2011 e 2012 as temporadas cariocas respectivamente do Balé Kirov de São Petersburgo (Rússia), com O Lago dos Cisnes, e do Balé do Alla Scala de Milão (Itália), com Giselle. Em 2013, assumiu a direção musical da ACC e vem desenvolvendo um repertório da Música Colonial Brasileira à Música Contemporânea, passando também pela ópera.

 

SERVIÇO

 

Dias 14, 21 e 28 de setembro, das 15 às 17h

Auditório da Associação de Canto Coral (Rua das Marrecas, 40, cobertura, Centro – Rio de Janeiro, RJ – (21) 2524-0805/ Fax.: (21) 2240-0466 )

Investimento: R$ 340,00 (trezentos e quarenta reais)

 

Mais informações e inscrições: secretaria@acc.art

 

Alguns vídeos com Jésus Figueiredo

 

Concerto de homenagem a Cleofe Person de Mattos – Obras de José Maurício Nunes Garcia

https://www.youtube.com/watch?v=Ex7BPF9ZwiY

 

Abertura Fosca – Carlos Gomes

https://www.youtube.com/watch?v=IfEHf5OreGA

 

Stabat Mater – Verdi

https://www.youtube.com/watch?v=6wy25ckg9SE

 

Coro da ACC e Orquestra – Ensaio de And He shall Purfify – The Messiah – Händel

https://www.youtube.com/watch?v=_jiQTx7v6XI

 

.
movimento.com
Responsável pela inclusão de programação e assuntos genéricos no blog.