Ação socialLateralNotíciaSão PauloTecnologia

Cubatão Sinfonia abre inscrições para minicurso on-line

A ação formativa “Partitura musical sem segredo” tem inscrições abertas de 1º a 12 de outubro. As vagas são limitadas.

O Programa Cubatão Sinfonia realiza em outubro a ação formativa on-line “Partitura musical sem segredo”, que será voltada para professores da rede pública de ensino.

As inscrições acontecem de 1º a 12 de outubro pelo link: https://form.gle/RyEixwoV6bqqMct89 ou CLICANDO AQUI. As vagas são limitadas a 50 participantes. Os interessados devem preencher a ficha de inscrição e aguardar contato do Programa para acesso às aulas.

O curso terá carga horária de 30 horas e será ministrado pelo músico e arte-educador Germano Blume, por muitos anos integrante da Banda Sinfônica de Cubatão. No primeiro encontro virtual no dia 14/10, com duração de uma hora e meia, os professores aprenderão noções musicais básicas, um pouco de história da música e a ler partituras de maneira que possam utilizar a técnica em suas aulas em diferentes disciplinas. A ideia é acrescentar mais uma ferramenta de ensino ao dia a dia dos educadores.

Depois, os professores terão duas semanas para aplicar os ensinamentos na prática, na sala de aula remota. Nesse período, o oficineiro vai trocar experiências e orientar os educadores sobre o material que será disponibilizado como apostila, textos, links de vídeos. No dia 28/10, outro encontro virtual servirá para o feedback da prática e últimas capacitações. Quem cumprir a carga horária receberá certificado de participação.

A ação formativa é uma contrapartida obrigatória do Programa junto a professores da rede pública de ensino. “Queremos dividir e transmitir conhecimento aos educadores e, assim, colaborar com a melhoria da qualidade de ensino. Ainda mais neste momento de distanciamento social e aulas remotas”, disse Eder Crispim, coordenador artístico do Cubatão Sinfonia.


Programa Cubatão Sinfonia

Realizado pela Associação de Amigos da Banda Sinfônica de Cubatão, patrocinado pela CMOC Brasil, Petrocoque e Bequisa por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério do Turismo e conta com apoio da Prefeitura de Cubatão. Depois de 6 meses de distanciamento social e aulas remotas para os alunos, o projeto retomou de maneira gradual as atividades presenciais na semana passada. Dessa forma, os cerca de 150 alunos de música e expressão corporal tem agora uma aula presencial e outra virtual por semana, entre teoria e prática.

Todas as medidas sanitárias foram adotadas como temperatura corporal aferida, uso obrigatório de máscaras de proteção, espaço mínimo de 1,5 metro entre as carteiras, fitas amarelas (sinalização de solo) indicando o posicionamento do professor, tapetes sanitizantes úmidos e secos na entrada da sala, entre outras ações. Todos os ambientes serão totalmente higienizados após cada aula. Não há compartilhamento de instrumentos musicais.

O Programa Cubatão Sinfonia oferece aulas de música, musicalização infantil, coral e expressão corporal/dança a crianças, adolescentes e jovens que vivem na Cota 200 e bairros próximos (Pinheiro do Miranda, Água Fria e Fabril) e recentemente, o Bolsão Nove.

Completando 12 anos de atividades ininterruptas em 2020, o Programa recebeu mais de 2 mil crianças e adolescentes durante esse tempo, tirando-os da ociosidade no contraturno do colégio. Em 2012, o Programa foi semifinalista do Prêmio Itaú-Unicef, selecionado entre mais de 2.922 projetos de todo o País, o que lhe garantiu o selo da Unicef, o que certifica a seriedade do projeto no atendimento à criança e ao adolescente.

 

movimento.com
Responsável pela inclusão de programação e assuntos genéricos no blog.