Curso / EncontroFestivalMúsica contemporâneaProgramaçãoRio de Janeiro

Conexão com Edino Krieger

2ª edição do Festival Conexões Musicais ocorre de 22 a 29 julho e homenageia compositor brasileiro.

 

Festivais de música são importantes iniciativas socioculturais promovidas nas principais cidades ao redor do planeta. Além de festejar e estimular a prática da arte musical, proporcionam a transmissão e a troca de conhecimento e experiências entre professores, alunos, artistas convidados e público. Tais eventos ainda impactam diretamente na economia dos municípios onde estão sediados, gerando recursos através do estímulo ao turismo e à vida cultural e social locais.

Niterói sedia a 2ª edição do Festival Conexões Musicais de 22 a 29 julho. O evento ocorre na Universidade Federal Fluminense (UFF) e tem como foco principal a música de concerto e suas variedades de repertórios e formações instrumentais.

As atividades pedagógicas serão diárias, de manhã e à tarde, com ensaios, aulas, palestras, oficinas e masterclasses, além de programação intensa de concertos, incluindo o de encerramento, após o qual será realizada a Feira Medieval, ambientada nos Jardins da Reitoria.

Os docentes são músicos e professores da Orquestra Sinfônica Nacional da UFF, do Instituto Villa-Lobos da UniRio, do Quarteto de Cordas da UFF e do Grupo Música Antiga da UFF, além de professores convidados.

Todas as atividades serão abertas ao público com entrada franca. A programação completa está no site do evento.

 

Homenagem

O compositor catarinense Edino Krieger é uma referência para musicistas e estudiosos devido à sua consagrada trajetória profissional, de forte cunho socioeducativo, que percorre as múltiplas dimensões de crítico, produtor musical e compositor. Seu trabalho é marcado pela compreensão da importância da música na educação e para a inserção dos indivíduos nas problemáticas da vida e do mundo. Krieger é o homenageado desta edição do Festival Conexões Musicais.

Na Orquestra Sinfônica Nacional da UFF, atuou como assessor e diretor musical, membro do conselho artístico e regente assistente, a convite de Francisco Mignone, primeiro maestro titular da OSN UFF. Considerado de importância fundamental para o desenvolvimento e preservação da música brasileira, particularmente dos períodos colonial e contemporâneo, levando muitos estudiosos a dividir a produção musical brasileira em duas fases: antes e depois de Edino.

Edino Krieger

 

movimento.com
Responsável pela inclusão de programação e assuntos genéricos no blog.