LateralMúsica de câmaraProgramaçãoRio de JaneiroTecnologia

Concerto em Homenagem a Dawid Korenchendler

Dawid Korenchendler ganha homenagem na Sala Cecília Meireles. Concerto será presencial e com transmissão pelo YouTube.

A Sala Cecília Meireles, espaço da FUNARJ, apresenta sexta, dia 23 de abril às 19 horas, o Concerto em Homenagem ao compositor e professor Dawid Korenchendler, que morreu em 15 de janeiro deste ano. Participação de Marco Lima (violão), José Wellington (piano), Hugo Pilger, (violoncelo), Lúcia Barrenechea, (piano), Marco Túlio (sax alto), Doriana Mendes (soprano) e Sérgio Barrenechea (piccolo e flauta).

A Temporada 2021 da Sala Cecília Meireles tem o patrocínio da PETROBRAS.

 

Herz Dawid Korenchendler

Korenchendler nasceu no Rio de Janeiro em 1948. Iniciou seus estudos de piano com Lúcia Branco, aperfeiçoando-se com Arnaldo Estrella. Em 1966 ingressou nos cursos de graduação em piano, composição e regência da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro, tendo como professores Ilara Gomes Grosso, Raphael Baptista, Roberto Duarte, José Siqueira e Henrique Morelenbaum.

O compositor também era pós-graduado em Educação Musical.  Professor da Universidade do Rio de Janeiro (Unirio) desde 1977, Korenchendler recebeu vários prêmios e encomendas e teve suas obras apresentadas em diversas cidades do país.

Entre as suas principais obras destacam-se o “Opus 1968″, para orquestra, a “Sinfonia nº 1 – Sinfonia das crianças”, o “Gênesis: concerto para violino e orquestra”, a “Abertura” e a “Abertura fantasia”, ambas para orquestra, o “Concerto para piano e pequena orquestra” e “Brincando com Bartók”, para clarinete e cordas.

 

A Sala Cecília Meireles segue o Protocolo de Segurança Sanitária elaborado pela FUNARJ, ratificado pela Secretaria Especial da Covid-19 do Estado do RJ e adotado pelo Governo do Rio de Janeiro, via decreto. As principais medidas adotadas incluem medição da temperatura de cada espectador antes de entrar na Sala; a redução da capacidade para 240 lugares (com espaços de duas poltronas vazias entre cada uma ocupada); a instalação de filtros Hepa (High Efficiency Particulate Air) em todos os equipamentos de refrigeração, os mesmos recomendados para uso em hospitais, laboratórios, nas indústrias farmacêutica e alimentícia e em cabines de segurança biológica; estações de álcool gel para higienização das mãos no hall e nos banheiros; sinalização para a manutenção do  distanciamento social; proteção para as cabines de bilheteria; corredores exclusivos para entrada e saída.

 

PROGRAMA

Dawid Korenchendler (1948 – 2021)
Valseresta
Marco Lima, violão

2 Elegias para piano solo (2009)
Elegia 1
Elegia 2 “Elegia para uma alma triste”
José Wellington, piano

De Webern a Brahms: Metamorfoses… (2013)
Hugo Pilger, violoncelo
Lúcia Barrenechea, piano

Suíte para sax alto (1997)
– Prelúdio
– SambChor
– La Valse?
– Brubeckly, Kornly
Marco Tulio, sax alto

Desconstrução (2005)
– Variação VI: Vivo
– Variação V: Allegretto

III. Variação

IV: Andante

  1. Variação III: Moderato
  2. Variação II: Molto lento
  3. Variação I: Andante amabile

VII. Tema: Lento

VIII. Coda: Con fuoco
Sérgio Barrenechea, piccolo

Sonata nº 14 – “Eu e os outros” para piano (2018)

  1. O metrônomo ensandecido
  2. O amor e meu amigo Pierrô ‘au Clair de Lune’ (Em três partes: O amor ‘au Clair de Lune’, Meu amigo Pierrô – Tema e duas variações – e Mais uma vez o amor ‘au Clair de Lune’)

III. A batalha final, com a participação do Príncipe Alexander Nevsky, do Jedi Luke Skywalker e dos canhões do General 1812, sob a direção de ‘Maistre’ Janequin (Em cinco partes: O Príncipe, O Jedi, Os canhões do General, ‘Le Maistre’ Janequin e ‘Coda mishmash’)
Lúcia Barrenechea, piano

Zinfandel: uma taça de vinho… um diálogo… (2012)
Sérgio Barrenechea, flauta
Lúcia Barrenechea, piano

Drama Urbano (2008)  – Micro-ópera pantomima
– Lamento
– O Encontro
– Dormir e Sonhar
– Alvorada
– Dança da Blatta orientalis
– A Discussão
– Requiem
Doriana Mendes, soprano
Marco Lima, violão

 

SERVIÇO

 

Concerto em Homenagem a Dawid Korenchendler

Dia 23 de abril, sexta-feira, às 19h

Ingressos: R$ 10,00 e R$ 5,00 na bilheteria da Sala e pela plataforma Sympla

https://bileto.sympla.com.br/event/67683/d/97556

Transmissão gratuita pelo YouTube

 

movimento.com
Responsável pela inclusão de programação e assuntos genéricos no blog.