LateralMúsica de câmaraNotíciaSão PauloTecnologia

Concerto de premiação do Concurso GruPiano

Com o objetivo de abrir espaço para a nova geração de artistas, a Orquestra Jovem de Guarulhos apresenta neste sábado (19), às 20h, concerto digital com os instrumentistas premiados na Categoria Nacional da 1ª edição do Concurso GruPiano, realizado em maio do ano passado. Henrique Rabelo foi o grande vencedor, seguido dos pianistas Lucas Gonçalves e Mateus Restani.

No programa, o repertório foca o piano e destaca a grandiosidade desse instrumento, oferecendo, ao público que assiste de casa, grandes clássicos da música orquestral, peças de compositores como Mozart, Schumann e Beethoven.

Durante a seleção do Concurso GruPiano, os músicos se apresentaram ao vivo com a Orquestra Jovem no Teatro Adamastor e também passaram pelo crivo de uma banca examinadora, composta por grandes especialistas nesse instrumento como Isabel Kanji, professora de piano do Conservatório Municipal de Guarulhos, Daniel Matos, professor da EMESP Tom Jobim, e Marisa Lacorte, pianista e professora da Escola Municipal de Música de São Paulo.

Todos os concertos digitais das orquestras de Guarulhos são transmitidos pelas redes sociais no YouTube, no Facebook e no Instagram.

 

Temporada 2020

A Temporada 2020 das orquestras foi completamente reformulada para atender aos protocolos sanitários de prevenção e combate à pandemia, com repertório elaborado para formações menores, com poucos instrumentistas.

Dessa forma, foi possível manter as quatro séries previstas anteriormente (Grandes Mestres, Novos Talentos e Descobertas, No Mundo da Ópera e Fronteiras), em meio a uma programação que estabelece rico diálogo entre a música orquestral e suas infinitas possibilidades de apreciação.

No último dia 29 de agosto, a série Grandes Mestres apresentou Panorama de Autores Brasileiros, destacando nesse espetáculo a apresentação de Canto do Oceano, de Fernando Gomes, Lamento para Cordas e Conto para Cordas no. 1, de Alexandre Guerra, e Concerto para Marimba e Orquestra de Cordas no. 1, de Ney Rosauro.

Nesse mês de setembro, a série Novos Talentos e Descobertas destaca espetáculo de premiação dos vencedores do Concurso GruPiano, o primeiro concurso de piano da cidade de Guarulhos, realizado em maio do ano passado.

 

No Mundo da Ópera

Ainda em setembro, a série No Mundo da Ópera conta com a apresentação de Cavalleria Rusticana, Ópera em dois atos, de Pietro Mascagni. Para esse espetáculo, a participação do coro será gravada previamente, e tanto a orquestra quanto os solistas vão interagir com essa gravação. Como se trata de um concerto digital, ainda sem a presença do público, os solistas vão ocupar parte do espaço da plateia.

Em duas datas no mês de novembro, a série No Mundo da Ópera destaca O Cônsul, ópera em três atos do ítalo-americano Giancarlo Menotti. Obra inédita no Brasil, sua apresentação será feita com formação reduzida, comportando apenas os solistas e com os cantores isolados, protegidos e afastados da orquestra. A Ópera O Cônsul substitui a Ópera Rusalka, op. 114, de Antonín Dvořák, transferida para a próxima temporada para celebrar os 180 anos do compositor tcheco.

 

Novos Talentos e o I Concurso GruCordas

Integrar e manter o diálogo de professores e alunos do Conservatório de Guarulhos com a comunidade musical do país e investir em novos talentos de instrumentos de cordas. Em outubro, a série Novos Talentos e Descobertas apresenta o I Concurso GruCordas, cujo período de inscrição e seleção ainda será anunciado.

A banca examinadora do Concurso GruCordas é composta pelos professores de cordas do Conservatório de Guarulhos, Renato Kutner, Ana Flávia Ferrão, Eduardo Maueski, Ronaldo Gama e Fábio Pelegatti, e o maestro Emmanuele Baldini, spalla da OSESP, e o violoncelista Ricardo Fukuda, professor da Escola Municipal de Música de São Paulo.

Todas as eliminatórias do Concurso GruCordas vão acontecer de modo digital, exceto a prova final, que será presencial, com a possibilidade de o público atuar nessa escolha de forma virtual.

 

Grandes Mestres

Gustav Mahler é o destaque da série Grandes Mestres no mês de outubro, com a execução da Sinfonia no. 4, versão para Orquestra de Câmara de Klaus Simon. Devido ao seu caráter intimista, a Sinfonia no. 4 representa exceção em meio às obras do austríaco por permitir uma formação mais reduzida, contrastando com as habituais formações que geralmente exigem uma grande quantidade de instrumentistas.

Na abordagem do período conhecido como Romantismo, no mês de novembro a série Grandes Mestres apresenta a Sinfonia no. 5, de Franz Schubert, obra naturalmente elaborada para uma orquestração com poucos instrumentistas, e Dueto-Concertino para Clarinete e Fagote, de Richard Strauss.

 

Fronteiras

Em dezembro, mês em que a cidade de Guarulhos comemora 460 anos, a Temporada 2020 retoma a série Fronteiras com espetáculos cativos, que no passado atraíram grande público para os concertos presenciais no Teatro Adamastor e no Parque Linear Transguarulhense, como Rock em Concerto e Samba em Concerto. Tais espetáculos objetivam valorizar os artistas e talentos da cidade, que tiveram suas atividades musicais interrompidas por conta da pandemia.

 

Segurança

Uma das grandes preocupações em relação à retomada das atividades das orquestras recai sobre a segurança dos instrumentistas e de toda a equipe responsável pela realização dos concertos. Por isso, as discussões sobre protocolos de higiene do Fórum Brasileiro de Ópera, Dança e Música de Concerto colaboram para que a cidade de Guarulhos possa apresentar a Temporada 2020, inserindo gradualmente novos naipes a cada espetáculo.

Com relação ao distanciamento entre os instrumentistas, os músicos encontram-se posicionados no palco com um afastamento maior que o habitual, utilizando estantes e partituras individuais.

Os contrabaixistas, por exemplo, trazem de casa seus próprios instrumentos já higienizados e ficam responsáveis por manter sua limpeza durante os intervalos.

Toda a equipe de produção, além dos próprios músicos, utiliza máscaras durante todo o tempo em que estão reunidos. Os ensaios são feitos com dois intervalos e com três higienizações do palco a cada atividade.

 

SERVIÇO

Orquestra Jovem apresenta concerto de premiação do Concurso GruPiano

Dia 19 de setembro, sábado, às 20h

Evento online: YouTubeFacebookInstagram.

 

Foto do post: Nicollas Ornelas/PMG.

 

movimento.com
Responsável pela inclusão de programação e assuntos genéricos no blog.