LateralMúsica coralNotícia

Concerto de Páscoa on-line

Concerto de Páscoa on-line com músicas inéditas e poemas de Fernando Pessoa arrecada alimentos para a ONG Ação da Cidadania.

Um concerto com músicas inéditas feitas a partir de poemas de Fernando Pessoa vai unir famílias e amigos que não poderão estar juntos presencialmente no domingo (12/4), às 17h, e promover a solidariedade.

Fundada em 1993 pelo sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, a ONG Ação da Cidadania se une à Inspirartes para promover cultura e arrecadar alimentos a famílias que, com a crise do coronavírus, precisam mais do que nunca de ajuda.

Há momentos que reforçaram nossos laços de solidariedade. Precisamos unir forças com entidades reconhecidas, como a Ação da Cidadania, do saudoso Betinho, que apontam caminhos no como ajudar. O concerto é um ato de carinho, com arte, para quem se juntar nessa rede”, explica o idealizador do concerto e fundador da Inspirartes.

Cada acesso, durante a live nas redes sociais da Inspirartes, reverterá em alimentos. As pessoas também serão convidadas a doar em dinheiro para a ONG. A apresentação contará com a participação do casal Tibor Fittel, compositor, pianista e acordeonista, e da cantora Camila Marliere.

Eu sou apaixonado por Fernando Pessoa desde garoto. E comecei a musicar, ocasionalmente, poesias dele que eu achei que poderiam vir a se tornar canções. Pessoa fala à alma, vai nas entranhas e é um profundo conhecedor do espírito humano como nenhum outro poeta que eu conheço. Eu achei que ele era perfeito para falar desse momento de Páscoa, em que muitos pais e filhos não vão poder estar reunidos, mas estarão reconsiderando seus valores”, conta Tibor.

Já Camila diz que sempre se encantou com as poesias de Pessoa. “Todas as vezes que nos apresentamos juntos, Tibor vem com esse desejo de musicar mais poemas. E vez ou outra a gente abre algum livro dele e fica procurando…

Daniel Souza, presidente do Conselho da ONG e filho de Betinho, afirma que a cultura sempre foi uma das pernas do tripé, junto com a sociedade civil, e as empresas, que criou a Ação da Cidadania. “Sem a participação dos artistas e de todas as manifestações culturais, a Ação da Cidadania não teria se tornado um movimento nacional de solidariedade e cidadania.  Estamos, de novo, nesse momento aonde será necessária a participação de todos na luta contra a pandemia, e a cultura tem essa capacidade de convocar toda a sociedade para participar. As artes criam as pontes de participação e derrubam qualquer barreira pois não nos move pelo cabeça, mas pelo coração”.

 

SERVIÇO

 

Concerto de Páscoa com músicas inéditas a partir de poemas de Fernando Pessoa

Dia 12 de abril, domingo, às 17h

Onde: nas redes sociais da Inspirartes

https://www.facebook.com/inspirartescultural/

https://www.instagram.com/inspirartescultural/

 

Sobre os músicos

Camila Marliere é mineira de Cataguases, radicada no Rio há quase duas décadas. Formada em piano e canto pela UFRJ, atua em diferentes vertentes musicais como pianista, regente de coral e cantora.

Tibor Fittel é pianista, acordeonista, compositor e arranjador. Carioca formado em música pela UFRJ, já tocou com nomes como Elba Ramalho, Lenny Andrade, Robertinho de Recife, Carlos Lira, Z+elia Duncan entre outros. Assina trilhas para espetáculos de teatro e circo, além de participar de gravações de trilhas para novelas da Globo.

 

Inspirartes

A arte é o ser em movimento. Já pensou nisso? Cada vivência alimenta o diálogo do ser humano consigo mesmo e com o mundo que o envolve. A construção de sentidos é estimulada pela arte. Sua origem, através da criação, está nas experiências vividas. Só o ser humano é capaz de construir sentido e significado: isso nos move. Tudo é derivado dessa nossa capacidade de nomear o mundo e tudo aquilo que nos envolve.

Inspirartes foi concebida pelo poder de escolha que cada um possui: o que fazer e como. Aquilo que escolhemos fazer diz muito sobre quem somos. Assim nos mostramos ao mundo. E a nós mesmos. Apoiar manifestações artísticas que construam valor e edifiquem o espírito humano. É a forma como escolhemos ser como missão de vida. Conectar pessoas e promover encontros inspiradores é a nossa meta.

 

Ação da Cidadania

Fundada pelo Sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, em 1993, formou uma imensa rede de mobilização de alcance nacional para ajudar 32 milhões de brasileiros que, segundo dados do Ipea, estavam abaixo da linha da pobreza.

É um movimento social que nasceu baseado em um conceito simples: SOLIDARIEDADE, TODOS NÓS PODEMOS. Entre 1993 e 2019 foram arrecadadas mais de 33 mil toneladas de alimentos em todo o Brasil, beneficiando mais de 3, 5 milhões de famílias com o equivalente a 132 milhões de pratos de comida distribuídos desde 1993.

Criada no auge do Movimento pela Ética na Política, a Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida se transformou no movimento social mais reconhecido do Brasil. Seu principal eixo de atuação é uma extensa rede de mobilização formada por comitês locais da sociedade civil organizada em todo o país, em sua maioria compostos por lideranças comunitárias, mas com participação de todos os setores sociais, especialmente nos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU: 1 – erradicação da pobreza), 2 – fome zero e 10 – redução de desigualdades.

 

movimento.com
Responsável pela inclusão de programação e assuntos genéricos no blog.