Concerto de Natal
Concertos de Natal são V e VI Concertos da Temporada 2011 da Orquestra de Câmara Goyazes.
SERVIÇO
Paróquia Nossa Senhora Rosa Mística
Av. T-10 c/ T-11, Setor BuenoDia 13 de dezembro de 2011 – terça-feira – às 20h.
Entrada franca
Teatro do IFG
Rua 75, n. 46, CentroDia 14 de dezembro de 2011 – quarta-feira – às 20h.
Entrada franca
PROGRAMA
Arcangelo Corelli (1653-1713)
Concerto Grosso em Sol Menor Op.6 nº 8, “para a noite de Natal”
– Vivace-grave
– Allegro
– Adagio-Allegro
– Vivace
– Allegro
– Largo
Antonio Vivaldi (1678-1741)
Magnificat – para solistas, coro e orquestra
where does tadalafil come from J. S. Bach (1685-1750)
Jesus, Bleibet Meine Freunde – Cantata BWV 147
W. A. Mozart (1756-1791)
Laudate Dominum, das Vesperae Solemnes, KV 339
G. F. Händel (1685-1759)
Hallelujah, do Oratório “The Messiah”
Participantes
– Coro do IFG – Vinícius Carneiro, regente
– Orquestra de Câmara Goyazes – Eliseu Ferreira, regente
Eliseu Ferreira – maestro
Natural de Anápolis, é Licenciado em Educação Artística, Bacharel em Clarineta e Mestre em Performance Musical pela Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás. Estudou clarineta com o professor Fernando Henrique Machado na Escola de Música de Brasília e com o saudoso professor Luiz Gonzaga Carneiro na UNB. Estudou regência com o Maestro Emílio de César por vários anos.
Participou de festivais, cursos de aperfeiçoamento, e master-classes no Brasil e no exterior, tendo aulas com renomados professores, dentre eles, Dante Anzolini, Roberto Duarte, Aylton Escobar, Kirk Trevor, Tsung Yeh, Tomás Koutnik, Neil Thomson e Kurt Masur. Participou de cursos de Regência em Zlin e Kromeriz, na República Tcheca e no Royal College of Music em Londres, Inglaterra.
Atuou como regente nos seguintes grupos: Orquestra Filarmônica de Goiás, Orquestra Jovem de Goiás, Orquestra Planalto Central, Orquestra de Câmara de Goiânia, Camerata Vocal de Goiânia, Banda Sinfônica do CEFET-GO, Orquestra Sinfônica de Goiânia.
Atuou como professor de Prática de Orquestra, Regência Orquestral e Regência Coral em alguns festivais de música no Brasil. Em 2010, recebeu o Diploma de Destaque Cultural do Ano pelo trabalho realizado em prol da música clássica em Goiás. Desde 2002, é o Regente Titular da Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás, com a qual tem realizado um intenso trabalho didático e artístico, realizando séries de concertos na capital e em todo o Estado de Goiás, além de concertos no Distrito Federal e nos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro. É também regente da Orquestra de Câmara Goyazes desde o ano de 2008, grupo que já dirigiu também entre 1999 e 2003. Atua como professor regular de Regência no Centro de Educação Profissional em Artes Basileu França.
Orquestra de Câmara Goyazes
Foi fundada em agosto de 1999 por músicos oriundos da antiga Orquestra Filarmônica de Goiás. Foi criada como instrumento de difusão de obras musicais escritas especificamente para orquestra de câmara. Já se apresentou em diversas cidades e eventos, dentre eles o Festival Vale do Café (RJ), Festival Internacional de Juiz de Fora (MG), Canto da Primavera (Pirenópolis) e Festival Internacional de Cinema Ambiental – FICA (Cidade de Goiás).
Destacados solistas, nacionais e internacionais, se apresentaram frente à orquestra, tais como Alex Klein, Daniel Guedes, Dílson Florêncio, Emanuele Baldini, Turíbio Santos, Milton Masciadri, além de artistas como Cláudia Vieira, Marcelo Barra, Marcus Biancardini, Roberto Correia e Yamandu Costa. De 2003 a 2007 a orquestra esteve sob direção do violinista Alessandro Borgomanero, voltando em 2008 à regência de Eliseu Ferreira, que já foi seu titular também entre os anos de 1999 e 2003.
Coro do IFG
Formado por alunos do curso técnico em Instrumento Musical, tem por objetivo – enquanto disciplina – promover o desenvolvimento técnico-musical do aluno por meio da prática coral, nos contextos sócio educacional e artístico-cultural. Seu repertório abrange peças eruditas de diversos períodos, bem como refinados arranjos de peças populares. O grupo vem se apresentando regularmente em diversos campi do IFG, em encontro de coros e demais eventos. Em 2010, apresentou a Missa em Sol, de Franz Schubert, com a Orquestra de Câmara Goyazes e solistas convidados.