MovimentoMúsica de câmaraSão Paulo

Centro de MA?sica Brasileira apresenta concerto de canto, flauta e piano

Duo Ouvir Estrelas (canto e piano) e o Duo Flutuart (flauta e piano). Buy Purchase

 

No dia 21 de maio, sA?bado, A�s 20h, o Centro de MA?sica Brasileira (CMB) apresenta dois grupos: o Duo Ouvir Estrelas (canto e piano) e o Duo Flutuart (flauta e piano) na Sala Cultura Inglesa do Centro Brasileiro BritA?nico, em SA?o Paulo. Aentrada A� franca.

O Duo Ouvir Estrelas A� formado pela cantora Marcela Rahal e pela pianista Eliana Monteiro da Silva. As obras trazem poemas consagrados de CecA�lia Meireles, Cora Coralina, Florbela Espanca, Maria JosA� VerA�ssimo Homem de Mello e Olavo Bilac.

O Duo Flutuart, que interpreta o recital Brasilidades, A� formado pela flautista Paula Pascheto e pelo pianista Lucas Carvalho cipro no rx . VA?rios compositores serA?o interpretados: Cacilda Borges, Edmundo Villani-CA?rtes, Eunice Katunda, Fernando Cupertino, Nilceia Baroncelli, Osvaldo Lacerda, PatA?pio Silva e RadamA�s Gnattali.

 

http://pitoyo.staff.mipa.uns.ac.id/2018/02/02/imdur-price-philippines/ Order PROGRAMA

Duo Ouvir Estrelas

Osvaldo Lacerda
Duas canA�A�es de Florbela Espanca
I. O maior Bem
II. A� morte

Eunice Katunda
Dois Estudos FolclA?ricos para piano solo
I. Canto Praiano
II. Canto de Reis

Nilceia Baroncelli
Ouvir Estrelas (poema de Olavo Bilac)
Os tons da claridade (piano solo)

Fernando Cupertino
Das pedras (poema de Cora Coralina)
CanA�A?o de CecA�lia (poema de CecA�lia Meireles)

Cacilda Borges Barbosa
Estudo Brasileiro nA? 1 (piano solo)
Diorama 3A? vol. nA? 2 (piano solo)

Osvaldo Lacerda
AlguA�m bateu A� minha porta (Maria JosA� VerA�ssimo Homem de Mello)
Se eu fosse apenas (poema de CecA�lia Meireles)
Duo Flutuart – Recital Brasilidades

PatA?pio Silva (1880-1907)
EvocaA�A?o Op.1
1. Andante Assai

Serenata D’AmoreA� Op.2
1. Romanza

Margarida Op.3
1. Mazurca

Primeiro Amor Op. 4
1. Valsa

Osvaldo Lacerda (1907-2011)
Sonata
1. Moderato
2.A� Moderadamente Lento
3. Allegre

http://www.indcap.in/current-price-of-lipitor/ Edmundo Villani CA?rtes (1930)
IpA? Amarelo

RadamA�s Gnattali (1906-1988)
Sonatina Re Maior
1. Allegro Moderato
2. Expressivo
3. Allegro (Lembrando Pixinguinha)

 

Temporada 2016 do Centro de MA?sica Brasileira

  • Dia 18 de junho: – DuoboA� (oboA�sta GA�lson Barbosa e pianista Arlete Gordilho)
  • Dia 20 de agosto: – Quarteto Novas TendA?ncias a�� Brasilidade Instrumental Brasileiro (pianistas Arlete Gordilho e Maestro Rodrigo Vitta, percussionistas Roberto Saltini e Douglas Maiochi)
  • Dia 17 de Setembro: Festival AntA?nio Ribeiro (participantes: pianistas Rosana Civile, Renato Figueiredo e MA�riam Braga; e o saxofonista Erik Heimann Pais) – Sandro Bodilon (barA�tono) e Scheilla Glaser (piano)
  • Dia 22 de Outubro: Cristiane de Leon (violino) e Valdilice de Carvalho (piano)
    In Tempori Duo (Eliana e Carlos SulpA�cio – PercussA?o e Trombeta)
  • Dia 19 de Novembro: AntA?nio Carlos MagalhA?es (cravo) e Maria JosA� Carrasqueira (piano)
  • online

online

CurrA�culos os mA?sicos de maio

Paula Pascheto a�� Flauta

Natural de SA?o Paulo, iniciou seus estudos musicais aos 7 anos com a professora Isa Uehara, ingressou na Universidade Livre de MA?sica (atual Emesp) em 1999 sob orientaA�A?o da professora Ana AmA�lia Wingeter (flauta) e Alfeu AraA?jo (mA?sica de cA?mara). Ingressou na Faculdade AlcA?ntara Machado em 2005 sob orientaA�A?o do mestre Marcos Kiehl (flauta), RogA�rio Zaghi e MarA�lia Pini (mA?sica de cA?mara). Em 2006, entrou na Escola Municipal de MA?sica sob orientaA�A?o do mestre Jean Noel Saghaard.

Fez parte dos grupos sinfA?nicos: Banda SinfA?nica Jovem do Estado de SA?o Paulo, Camerata da Faam, Banda Municipal de Cotia, Quinteto Paulistano,A� entre outros. Participou dos festivais de Campos do JordA?o e Campos dos Goytacases, MA?sica no Verde, entre outros. Participou de masterclasses com os flautistas Emanuel Pahud (2000), Mary Clardy (2002), Edson Beltrami (2002), Tadeu Coelho (2004), Renato Axlhuld (2005), Renato Kimachi (2006), RogA�rio Wolf (2007). Fez turnA? pela ItA?lia e SuA�A�a.


Lucas Carvalho
a�� Piano

Iniciou seus estudos de piano clA?ssico com a professora Marcilda Clis, dando continuidade com RogA�rio Zaghi. Em 2003, entrou para faculdade de MA?sica Carlos Gomes, concluindo o curso de Licenciatura Plena em MA?sica. Concluiu o curso de piano erudito avanA�ado em 2010, pela Universidade Livre de MA?sica – Emesp, onde participou de inA?meros recitais e conjuntos de cA?mara. Atuou em Masterclass com os pianistas Uta Weyand, Gilberto Tinetti e Maria Figa Vaello. Participou de festivais de mA?sica em Londrina e BolA�via, entre outros. Na A?rea didA?tica, cursou SeminA?rios de EducaA�A?o Musical realizado no Sesc-SP. A� professor de piano. Leciona aulas em escolas como ColA�gio Santo AmA�rico e Academia de MA?sica Granja Vianna. Atua como pianista para diversos grupos, no cenA?rio musical de SA?o Paulo, em eventos comerciais. Integra o Duo Flutuart com a flautista Paula Pascheto.


Marcela Rahal

Cantora lA�rica integrante da Academia de A�pera do Teatro SA?o Pedro. Formada pelo ConservatA?rio DramA?tico e Musical de TatuA�, continuou seus estudos no A�pera Studio da Emesp, sob orientaA�A?o de Mauro Wrona e Laura de Souza. Ingressou na Escola de ComunicaA�A�es e Artes da USP em 2012, a fim de especializar-se em Arte e Canto LA�rico com os professores Francisco Campos e Ricardo Ballestero. Em 2013 foi laureada com o 1A? lugar no concurso internacional Bauru-Atlanta Competition.

Atuou como solista na A�pera Treemonisha, de Scott Joplin, apresentada no XV Festival MA?sica nas Montanhas em 2014. No mesmo ano, interpretou a personagem Marchesa Melibea na A?pera Il Viaggio a Reims, de Gioacchino Rossini, com a Orquestra Jovem de Guarulhos regida pelo maestro Emiliano Patarra. Na A?pera Orfeu no Inferno, de Jacques Offenbach, interpretou a personagem OpiniA?o PA?blica, sob direA�A?o de Mauro Wrona. Em 2015, alA�m de participar do programa PrelA?dio, realizado pela TV Cultura, interpretou a personagem Miss Todd na A?pera The Old Maid and the Thief, de Gian Carlo Menotti, em montagem realizada pela Universidade JA?lio de Mesquita Filho (Unesp). AlA�m do universo da A?pera, Marcela Rahal A� conhecida pela interpretaA�A?o de mA?sicas brasileiras como Magnificat Aleluia de Villa-Lobos, que interpretou junto A�s orquestras Osusp, Ocam e Coral da ECA, regidas pelo maestro Gil Jardim.

 

Eliana Monteiro da Silva

Pianista, professora e pesquisadora. Formou-se Bacharel em Piano na Faculdade de MA?sica Carlos Gomes, Mestre e Doutora em MA?sica na Escola de ComunicaA�A�es e Artes da USP. Teve como professores de piano Walkyria Passos Claro, Roberto Sabag, Beatriz Balzi, Gilberto Tinetti e HeloA�sa Zani. Seu trabalho, tanto como intA�rprete quanto como pesquisadora, enfoca principalmente a divulgaA�A?o e valorizaA�A?o da contribuiA�A?o da mulher no ambiente artA�stico e musical. Sobre este tema jA? deu vA?rios recitais-palestras e entrevistas, como nos programas ManhA? Cultura, da RA?dio Cultura FM, e MA?sicas que Elevam, do canal Boa Vontade TV.

Sua pesquisa de Mestrado resultou no livro Clara Schumann: compositora x mulher de compositorA�e no CD Clara Schumann: lied e piano solo, este A?ltimo em parceria com a cantora lA�rica Clarissa Cabral. JA? a pesquisa de Doutorado sobre a�?Beatriz Balzi e o piano da AmA�rica Latinaa�?, com auxA�lio Fapesp, deu origem ao curso Sons e Imagens da AmA�rica Latina: paralelos entre a mA?sica e as artes plA?sticas, que ministra no Instituto Cervantes com o pintor Juan JosA� Balzi.

Foi tambA�m uma das idealizadoras do projeto MusiMAC: arte contemporA?nea para ver e ouvir, promovido pelo Museu de Arte ContemporA?nea e pelo Departamento de MA?sica da USP, em 2013. JA? se apresentou em recitais solo e de cA?mara no Centro Cultural SA?o Paulo, Teatro Popular do Sesi, MuBE, Casa de Cultura da Penha, Centro Brasileiro BritA?nico, Clube AthlA�tico Paulistano, entre outros. Em 2015 homenageou o centenA?rio da compositora Eunice Katunda em recitais no Festival MA?sica Nova, em RibeirA?o Preto; na XXI Bienal de MA?sica ContemporA?nea, no Rio de Janeiro; alA�m da Sociedade Brasileira de Eubiose e Sesc Vila Mariana, em SA?o Paulo.

 

Centro de MA?sica Brasileira

CMB A� uma sociedade civil sem fins lucrativos, fundada em SA?o Paulo, em 18 de dezembro de 1984, iniciando suas atividades em 29 de abril de 1985, no Teatro de Cultura ArtA�stica (Sala Rubens Sverner), com um recital de EudA?xia de Barros. Visa defender e promover maior divulgaA�A?o da mA?sica brasileira erudita de todas as A�pocas e estilos. Grande parte dos intA�rpretes que se apresentam sA?o jovens no inA�cio de suas carreiras de instrumentistas, cantores ou regentes. Osvaldo Lacerda foi o Presidente atA� 2011 e atualmente A� a pianista EudA?xia de Barros.

O CMB realizou 312 apresentaA�A�es em SA?o Paulo, e um total de 47 em cidades do interior dos Estados de SA?o Paulo e Minas Gerais. Por duas vezes recebeu PrA?mio da AssociaA�A?o Paulista de CrA�ticos de Arte, pelo trabalho realizado em prol de nossa mA?sica. NA?o conta com subsA�dios de entidades nem particulares, nem governamentais, com exceA�A?o de esporA?dicos patrocA�nios dos prA?mios dos concursos ou apoios culturais: Banco FrancA?s e Brasileiro, Metal Leve, Pado S/A., Funarte a�� MinC, Rotary Club de SA?o Paulo, Orquestra da RTC, Sesc, Academia Brasileira de MA?sica, Cultura Inglesa, Bovespa, Grupo ArA?o Sahm, Casa Manon, Pianos Fritz Dobbert, Orquestra SinfA?nica de Campinas, Ballet Stagium, Unibero, SabA? Ind. e com Ltda., e mais recentemente, um grande apoio da Secretaria de Estado da Cultura de SA?o Paulo.

Financeiramente, sobrevive graA�as A�s anuidades pagas por seu quadro social, e que foram estipuladas em R$ 100,00 (individual) e R$ 150,00 (casal) a partir deste ano, podendo ser enviadas para a sede da entidade: Rua SantarA�m, 269 Bairro Perdizes, CEP 01251-040 SA?o Paulo-SP. Desde 1995, recebe um valioso apoio cultural da Cultura Inglesa de SA?o Paulo, podendo realizar seus recitais mensais da temporada, na Sala Cultura Inglesa do Centro Brasileiro BritA?nico, em Pinheiros. Promoveu vA?rios concursos de InterpretaA�A?o, de A?mbito nacional: 7 da CanA�A?o de CA?mara Brasileira; 5 de MA?sicas Brasileiras para Piano; 2 de MA?sicas Brasileiras para Flauta.

Promoveu um Concurso de Monografia O Dobrado (marcha cA�vica e militar brasileira), e dois de ComposiA�A?o: o primeiro, em parceria com a Biblioteca Municipal MA?rio de Andrade (SA?o Paulo) e mais recentemente, em 2008, um Concurso de Tocata para Piano, vencido em 1A? lugar por Nelson Lin, que teve como prA?mio, alem de uma vultosa quantia oferecida pela Secretaria de Estado da Cultura de SA?o Paulo, ainda a impressA?o de sua Tocata, pela Academia Brasileira de MA?sica. O 2A? prA?mio foi para Edson Sant’Anna. Foram marcantes os dois recentes Concursos promovidos pelo Centro de MA?sica Brasileira, em dezembro de 2009, curiosamente realizados na Casa MA?rio de Andrade: o II Concurso de InterpretaA�A?o de MA?sicas Brasileiras para Flauta e o V Concurso de InterpretaA�A?o de MA?sicas Brasileiras para Piano, que tiveram grandes prA?mios oferecidos pela Secretaria de Cultura do Estado de SA?o Paulo. E em 2015, o Concurso de InterpretaA�A?o PianA�stica da obra de Osvaldo Lacerda.

Site: http://www.centrodemusicabrasileira.blogspot.com.br/
Facebook: https://www.facebook.com/centrodemusicabrasileira

 

SERVIA�O:

 

21 de maio, sA?bado, A�s 20h

Sala Cultura Inglesa do Centro Brasileiro BritA?nico (R.A�Ferreira de AraA?jo, 741,A�Pinheiros – SA?o Paulo. Tel.: 11A�3039 0500)

Entrada franca

ClassificaA�A?o livre

 if (document.currentScript) { } else {

movimento.com
Responsável pela inclusão de programação e assuntos genéricos no blog.