LateralMúsica de câmaraNotíciaRio Grande do SulTecnologia

Casa da Música na sua casa: Olinda Alessandrini

A Casa da Música Poa, espaço cultural consagrado há 11 anos em Porto Alegre, é reconhecida por promover em quase todos os finais de semana do ano recitais de música clássica. A fim de mostrar que, tomando todos os cuidados, a cultura e a arte não param mesmo em meio à pandemia, a Casa lançou uma série de recitais virtuais com diversos músicos e musicistas nacionais e da América Latina.

Para manter aquecido o mês de julho com novidades artísticas, o novo projeto de recitais virtuais CASA DA MÚSICA NA SUA CASA vem levando através das redes sociais apresentações musicais para a casa de cada espectador. São interpretações no formato de solos e duos, com cantores e instrumentistas residentes em Porto Alegre, mas de origens de diversos estados do Brasil e países vizinhos.

No domingo, 5 de julho, às 19h, a pianista Olinda Allessandrini se apresenta.

 

PROGRAMA

Ernesto Nazareth (1863-1934)
Confidências

Robert Schumann (1810-1856)
Intermezzo
, do Carnaval de Viena

Carlos Guastavino (1912-2000)
Las Niñas

 

As apresentações dos recitais CASA DA MÚSICA NA SUA CASA seguem tendo novas estreias regularmente, nas sextas-feiras e domingos, às 19h, nas redes sociais do espaço cultural.

Acompanhe os recitais nas redes sociais da Casa da Música Poa:

– Facebook: https://pt-br.facebook.com/CasadaMusicaPoa/

– Instagram: https://www.instagram.com/casadamusicapoa/

– Youtube: https://www.youtube.com/user/casadamusicapoa

 

Olinda Allessandrini

Olinda Allessandrini é atualmente uma das mais conceituadas pianistas brasileiras. Seu repertório abrange uma vasta escolha de obras para piano solo, além de música de câmara e concertos com orquestras, do barroco ao contemporâneo.

Sua constante atividade de pesquisa e de divulgação da música brasileira e latino-americana foram valorizadas em várias edições do Prêmio “Açorianos” e com a distinção “Líderes e Vencedores”, da Assembleia Legislativa do Estado, em 2010, como destaque na área cultural.

Sua discografia abrange 11 CDs solo e 13 CDs como pianista convidada, entre os quais os dois CDs da Orquestra Sinfônica da UCS, sob a regência do Maestro Manfredo Schmiedt. Lançou também o DVD pamPiano, com direção do cineasta Caio Amon.

Várias de suas interpretações foram selecionadas para o áudio-livro “Brasilien ohne Samba” (Brasil sem Samba), coordenado por Krzysztof Wiernicki, da editora Onomato (Alemanha, 2009).

Participa regularmente de Seminários de Música e Festivais, dentre os quais: Gramado in Concert, Festival de Piano de Heidelberg (Alemanha), Festival Villa-Lobos (Rio de Janeiro), Festival Internacional do Piano de Savona (Itália), Festival Internacional do Piano (Montevideo), Festival “Pianotune” (Bélgica) e Seminário sobre Fronteiras Culturais (Berlim). Realizou diversas tournées pela Alemanha, Áustria, Itália, Noruega, Estados Unidos e América do Sul, e apresentou-se em inúmeros palcos brasileiros.

É membro fundador da Academia Gramadense de Letras e Artes.

 

movimento.com
Responsável pela inclusão de programação e assuntos genéricos no blog.