LateralMúsica de câmaraNotíciaRio Grande do SulTecnologia

“Casa da Música na Sua Casa” – Mariaclara Welker

A Casa da Música Poa, espaço cultural consagrado há 11 anos em Porto Alegre, é reconhecida por promover em quase todos os finais de semana do ano recitais de música clássica. A fim de mostrar que, tomando todos os cuidados, a cultura e a arte não param mesmo em meio à pandemia, a Casa lançou uma série de recitais virtuais com diversos músicos e musicistas nacionais e da América Latina.

Para manter aquecido o mês de julho com novidades artísticas, o novo projeto de recitais virtuais CASA DA MÚSICA NA SUA CASA vem levando através das redes sociais apresentações musicais para a casa de cada espectador. São interpretações no formato de solos e duos, com cantores e instrumentistas residentes em Porto Alegre, mas de origens de diversos estados do Brasil e países vizinhos. Nesse mês de julho, a maioria dos vídeos estão sendo gravados nas casas dos próprios artistas.

Na sexta-feira, 10 de julho, e no domingo, 12 de julho, às 19h, a pianista Mariaclara Welker, jovem destaque do piano gaúcho, vai nos deleitar com sua interpretação.

 

PROGRAMA

Edvard Grieg
Casamento em Troldhaugen

Esta música foi composta em 1896 e foi o presente que Grieg deu à sua esposa Nina, celebrando suas Bodas de Prata, 25 anos de casamento.

Francisco Mignone
Valsa de Esquina nº 8

Nesta valsa, indicada como “tempo de valsa caipira”, Mignone retrata a alma da música das serestas, frequentes no Rio de Janeiro no início do século XX.

Fructuoso Vianna
Dança de Negros

Nesta impetuosa dança, são retratadas características de um cerimonial afrobrasileiro, caracterizado pelo ritmo sincopado e insistente.

 

As apresentações dos recitais CASA DA MÚSICA NA SUA CASA seguem tendo novas estreias regularmente, nas sextas-feiras e domingos, às 19h, nas redes sociais do espaço cultural.

– Facebook: https://pt-br.facebook.com/CasadaMusicaPoa/

– Instagram: https://www.instagram.com/casadamusicapoa/

– Youtube: https://www.youtube.com/user/casadamusicapoa

 

Mariaclara Welker

Mariaclara Welker tem 16 anos, e no dia 30 de junho de 2020 recebeu o prêmio “Revelação” no Concurso Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte, concorrendo com 122 candidatos de todo o país.

Apresentou seu primeiro recital público com apenas oito anos de idade, na Casa da Música. Sob a orientação da pianista Olinda Allessandrini, tem sido convidada como recitalista, e já atuou várias vezes na Casa da Música, na Estação Musical, no Salão Mourisco, no Multipalco do Theatro São Pedro, em Porto Alegre, e também apresentou recitais em Pelotas, Erechim e Montenegro.

Foi a mais jovem musicista aprovada no Concurso “Jovens Solistas” da Orquestra de Câmara da Fundarte, e por várias ocasiões foi solista com esta mesma orquestra. Este concurso abriu convites para outras orquestras, como a Orquestra Filarmônica da PUCRS, a Orquestra Villa-Lobos, e a Orquestra Sinfônica da Universidade de Caxias do Sul. Atuou com os regentes Antônio Carlos Borges Cunha, Manfredo Schmiedt, Márcio Busato, Fernando Cordella, Cecília Silveira e Matheus Kleber.

Foi selecionada para as audições de alunos do Festival de Piano de Ivoti, no V e VI Gramado in Concert, em Gramado. Participou como executante em masterclasses de Alexandre Dossin, Ney Fialkow, Guigla Katsarava, Melanie Chen e Raphael Lustchevski. Sua formação pianística contou com as professoras Fernanda Anders, Viviane Matschulat, Catarina Domenici e Olinda Allessandrini.

 

Foto do post: Kátia Farias

movimento.com
Responsável pela inclusão de programação e assuntos genéricos no blog.