LateralProgramaçãoRio de Janeiro

Candelária recebe o Encontro Internacional de Violoncelos

Aniversário do Projeto Candelária.

No próximo domingo (11/08), a partir das 16h, a Igreja da Candelária receberá o 25º Encontro Internacional de Violoncelos. Na ocasião se apresentam a Orquestra de cordas e violoncelos de Volta Redonda, sob a regência de Sarah Higino.

No conjunto de músicos estão alguns dos nomes consagrados no cenário internacional como os violoncelistas Dave Haughey, David Chew e Gunther Tiedemann. Integram também a orquestra o violonista Russell Guyve e os violinistas Haroutune Bedelian, David Johnson e David Ashbridge. O programa que terá a direção artística David Chew, será composto por obras de Villa-Lobos e outros.

O Projeto Candelária, ação sociocultural que leva música gratuita aos cariocas, recebe esta programação especial pelos seus 24 anos de vida que se completa em agosto de 2019. O vigésimo quinto Encontro Internacional de Violoncelos terá uma segunda apresentação no domingo seguinte (18/08), a partir das 16h. Na oportunidade estará no palco a Camarata Laranjeiras com participação especial dos violoncelistas Daniel Sorour, Kaja Pettersen e Marcus Ribeiro. No violino Isa Holmesland.

 

Projeto Candelária

O Projeto Candelária sempre almejou participar do processo de revitalização do centro histórico da cidade, e levar a boa música às camadas menos favorecidas da sociedade gratuitamente. O primeiro concerto ocorreu em 16 de agosto de 1995, quarta-feira, às 18:30 h, apresentando o Coro Sinfônico Comunitário Moacyr Bastos, sob a regência de Ueslei Banus. Desta época até hoje já foram mais de 200 mil presentes em XXV temporadas ininterruptas, com 550 concertos.

Há séculos que a arte musical está presente na igreja da Candelária. Alberto Nepomuceno foi o regente de grande orquestra e coro, nas solenidades da inauguração do novo templo, em 1898, após 123 anos de construção. Foi ali que se realizou o grande concerto em homenagem aos chefes de estado participantes da Rio-92. E Igor Stravinsky regeu, na nossa igreja, em 1963, a sua Missa em Louvor de João XXIII.

 

Artistas envolvidos

Violino : DAVID JONSOHN
Violoncelos : DAVID CHEW, DAVID ASHBRIDGE, DAVE HAUGHEY, HAROUTUNE BEDELLIAN,  GUNTHER TIEDMANN
Viola : RUSSEL GUYVER
Saxofone : BLAS RIVERA
Soprano : MARINA CONSÍDERA
Regência : SARAH HIGINO

 

PROGRAMA

Felix Mendelssohn
Sinfonia II em Ré M
– Allegro
– Andante
– Allegro Vivace

Villa-Lobos
Canção do Amor

Villa-Lobos
Melodia Sentimental

Cesar Frank
Panis Angelicus

Villa-Lobos
Choro bis

Felix Mendelssohn
Concerto para violino e Cordas em Ré m

Ernest Mahle
Vamo acabá co’ este samba

Astor Piazzolla 
Jacinto Chiclana

Astor Piazzolla
Oblivion

Edward Elgar 
Introdução e Allegro para quarteto de cordas e Orquestra de Cordas

 

 

SERVIÇO

 

25º Encontro Internacional de Violoncelos
Orquestra de Cordas e Violoncelos de Volta Redonda

Dia 11 de agosto, domingo, às 16h

Igreja da Candelária (Final da Av. Presidente Vargas, Centro – Rio)

Entrada franca

Antônio Rodrigues
Apaixonado por música coral, é um dos fundadores e mantenedor do movimento.com.