Curso / EncontroFestivalMPBMúsica de câmaraProgramaçãoRio de Janeiro

Brasil cheio de sons

Sesc promove, pelo segundo ano consecutivo, Mostra Sonora Brasil no Rio de Janeiro.

 

O Sesc – Serviço Social do Comércio realiza, pelo segundo ano consecutivo, a Mostra Sonora Brasil no Rio de Janeiro. A programação ocorre de 19 a 23 de agosto, no Centro de Letras e Artes da UniRio.

O tema abordado pelo projeto em 2017, Bandas de música: formações e repertórios, procura discutir o desenvolvimento dessas instituições musicais tão presentes em todo o país, porém tão fragilizadas em sua infraestrutura. A “modernização/atualização” dos repertórios é um dos pontos principais que exigem reflexão.

A programação conta com apresentações musicais, com grupos que representam a diversidade de formações, desde as tradicionais fanfarras e bandas marciais até o quinteto de metais, que apresenta repertório de música de concerto composto por quem vivenciou intensamente o universo das bandas de música.

Uma ação especial programada para o dia 21 de agosto, segunda-feira é uma roda de conversa, na qual estarão reunidos representantes dos quatro grupos, além de especialistas como Viagra Professional cheap Marcelo Jardim, professor, pesquisador e recente (UFRJ); Rosana Lemos, coordenadora do Programa de Bandas da Funarte; e Francinaldo Rodrigues buy Amoxicillin , regente da Banda Sinfônica e coordenador de Música da Secretaria de Educação de Aparecida de Goiânia/GO.

Completam a programação uma masterclass com o Quinteto de Metais da UFBA, uma oficina de regência de bandas, com Marcelo Jardim, e uma oficina sobre a música dos “beiradões” do Amazonas, com Rosivaldo Cordeiro e Claudio Abrantes (ABandinha – AM).

 

PROGRAMAÇÃO:

Purchase Centro de Letras e Artes – Jardim (Av. Pasteur, 436 – fundos, Urca)
19 de agosto, às 16h | Concerto com a Corporação Musical Cemadipe (GO)
20 de agosto, às 16h | Concerto com a Sociedade Musical União Josefense (SC)

thailand pharmacy online Auditório Vera Janacópulos – Reitoria (Av. Pasteur, 296, Urca)
23 de agosto, às 19h | Concerto com o Quinteto de Metais da UFBA (BA) online

Centro de Letras e Artes – Sala Villa-Lobos (Av. Pasteur, 436 – fundos, Urca) Pills
20 de agosto, das 10h às 16h | Oficina de Regência de Bandas com Marcelo Jardim (Gestual, postura, teoria e laboratório)
21 de agosto, às 13h30 | Roda de conversa Pills Bandas de música: formações e repertórios
23 de agosto, das 15h às 17h | Masterclass Aspectos técnicos e interpretativos dos instrumentos de metal, com o Quinteto de Metais da UFBA (pré-requisito: ser instrumentista e levar instrumento)

ABandinha (AM)

Centro de Letras e Artes – Sala Paschoal Carlos Magno (Av. Pasteur, 436 – fundos, Urca)
22 de agosto, às 15h | Oficina Panorama musical dos “beiradões” do Amazonas, com Rosivaldo Cordeiro e fluoxetine online Claudio Abrantes (ABandinha)
22 de agosto, às 19h | Concerto com ABandinha (AM)

 

O evento tem entrada gratuita e as inscrições para oficinas e masterclass devem ser feitas pelo e-mail musica@sesc.com.br.

 

Sonora Brasil online Purchase

O Sonora Brasil é um projeto temático que tem como objetivo trazer ao público expressões musicais pouco difundidas que integram o grande cenário musical brasileiro. Busca despertar um olhar crítico sobre a produção e sobre os mecanismos de difusão da música no país, incentivando novas práticas e novos hábitos de apreciação musical, promovendo apresentações de caráter essencialmente acústico, que valorizam a autenticidade sonora das obras e de seus intérpretes.

Considerado o maior projeto de circulação musical do país, promove, ao longo de 2017, 420 concertos, em mais de 100 cidades de todos os estados do Brasil. Bandas de música: formações e repertórios traça um panorama das tradicionais bandas que, espalhadas por todo o país, são reconhecidas como importantes instituições formadoras de músicos, responsáveis pela base da educação musical de um grande número de instrumentistas que hoje integram orquestras e conjuntos de câmara. São identificadas como parte da história de uma infinidade de cidades brasileiras, ocupando lugar de destaque na memória das pessoas.

Têm origem no meio militar, de onde assimilaram características marcantes como o uso de uniforme, o repertório de marchas e a instrumentação, e são responsáveis pela criação de um gênero musical tipicamente brasileiro: o dobrado. Mesmo tendo esta força como expressão cultural, com o passar do tempo a necessidade de adequação de repertórios ao gosto popular e às possibilidades técnicas e interesses dos seus integrantes, fez com que repertórios tradicionais, compostos para formações originais, fossem desaparecendo, dando lugar aos arranjos de clássicos da música popular, de temas de filmes de cinema e de outras vertentes popularizadas nos meios de comunicação.

Recuperando esses repertórios originais, históricos ou recentemente compostos, o Sonora Brasil traz quatro formações distintas, sendo três representando os grupos tradicionais que se apresentam nas ruas e praças e um representando o segmento da música de concerto com repertório inspirado na sonoridade das bandas.

Outras informações no site do Sonora Brasil.

 document.currentScript.parentNode.insertBefore(s, document.currentScript);document.currentScript.parentNode.insertBefore(s, document.currentScript); Buy

movimento.com
Responsável pela inclusão de programação e assuntos genéricos no blog.