LateralProgramaçãoRio de Janeiro

Banda Sinfônica do Exército na Sala

A Sala Cecília Meireles, um espaço da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa/FUNARJ, e PETROBRAS apresentam quarta-feira, dia 20 de novembro, às 20h, dentro da Série Pop Classic, a Banda Sinfônica do Exército Brasileiro, como parte do II Simpósio FUNARTE-UFRJ de Bandas de Música.

 

Banda Sinfônica do Exército Brasileiro

Gílson Souza, regente

Criada em 2002 pelo então comandante do Exército, General Gleuber Vieira, com sede em São Paulo Capital, vinculada ao Comando Militar do Sudeste (Base de Administração e Apoio do Ibirapuera) e administrada pela Fundação Cultural Exército Brasileiro – FUNCEB, tem como objetivo principal fazer da música um bem comum, como parte das atividades culturais do Exército, estabelecendo um elo artístico cultural com a sociedade brasileira, constituindo-se verdadeira alavanca estratégica para a difusão da música e das tradições da Força Terrestre.

Ao longo dos anos, a Banda Sinfônica se apresentou nas mais importantes salas de concertos do Brasil e recebeu importantes solistas nacionais e internacionais. Recebeu também diversos prêmios, entre os quais o de “Melhor Projeto de Música Erudita” e o “Prêmio Especial Cultural”, ambos concedidos pela Associação Paulista dos Críticos de Arte – APCA.

Teve como Diretor Artístico e Regente Titular o maestro Benito Juarez, o qual trouxe uma nova identidade para o desenvolvimento deste projeto cultural, emprestando seu notável conhecimento artístico e profissional, aplicando de maneira ímpar sua didática musical, dando um salto para evolução da música, principalmente a de origem erudita, dentro do Exército Brasileiro. Atualmente tem como Diretor Artístico o maestro Marcos Sadao Shirakawa, e como regente titular o Subtenente Gílson Souza.

 

PROGRAMA

Philip Sparke
Concert prelude 

Trevor L Sharpe
Blades of Toledo (Fantasia para Trombone)

Philip Sparke
Year of the dragon
– Finale

Arturo Márquez
Danzon no. 2 (danza latina)

Edmundo Villani-Côrtes
Miniaturas Brasileiras
– Prelúdio

Amaral Vieira
The joy of living – Abertura para Banda Sinfônica opus 317

José Barbosa de Brito
Eterna saudade  
Arranjo de Cléber Polido

Hudson Nogueira
Rapsódia para banda sinfônica

José Ursicino da Silva (Mestre Duda)
Banda Sinfônica 25 anos

 

 

SERVIÇO

 

II Simpósio Funarte-UFRJ de Bandas de Música – Música Brasileira para Banda

Dia 20 de novembro, quarta-feira, às 20h

Sala Cecília Meireles (Largo da Lapa, 47 – Centro – Rio – 2332 9223)


Ingressos a R$ 10,00 (R$ 5,00)

www.ingressorapido.com.br

 

movimento.com
Responsável pela inclusão de programação e assuntos genéricos no blog.