Música sinfônicaProgramaçãoRio de Janeiro

Bachiana Brasileira realiza concerto inA�dito na Sala

Programa: TransfiguraA�A?o Musical no SA�culoA�20.

Com 30 anos dedicados A� realizaA�A?o de concertos com coro, orquestra e solistas, sob a direA�A?o do maestro Ricardo Rocha, a Cia. Bachiana Brasileira traz ao pA?blico o concerto – SchA�nberg, Stravinsky, Arvo PA�rt -A�um instigante painel sonoro reunindo obras emblemA?ticas escritas no inA�cio, no meio e no fim do sA�culo 20.

 

APRESENTAA�A?O (por Ricardo Rocha)

CarA�ssimos amigos, aqui estamos, com o sangue pulsando nas veias e abrindo mais uma temporada anual, acreditando nesse paA�s, malgrado a paisagem que a janela nos impA�e. O concerto A� extraordinA?rio e inclui uma estreia no Rio: Fratres, de Arvo PA�rt.

A proposta deste programa A� a da criaA�A?o de um painel com trA?s dos mais importantes compositores do sA�culo passado a�� SchA�nberg, Stravinsky e PA�rt, representando, assim, algumas das mudanA�as cruciais produzidas nos A?ltimos 100 anos na expressA?o musical do Ocidente. A ideia foi a de mostrar o movimento da mA?sica traduzindo o auge da imanA?ncia tA�pica do fin de siA?cle novecentista, que teve seu inA�cio com a mA?sica confessional de Beethoven expressando os sentimentos humanos e pessoais, estes que acabaram por tornar-se o eixo da perspectiva do indivA�duo frente ao social e coletivo no sA�culo 19.

Se Brahms, ainda que dentro de um discurso romA?ntico, retornava ao classicismo formal, a obra-chave deste momento foi a A?pera TristA?o e Isolda, de Wagner, na qual a estrutura harmA?nica tonal, em seus interminA?veis cromatismos, esgotou o Sistema Temperado em suas variA?veis ao chegar A�s portas da atonalidade. O Romantismo agonizava. Deus era declarado morto e mesmo Brahms e Wagner jA? se tornavam anacrA?nicos em sua prA?pria contemporaneidade.

Foi nesse contexto que surgiu o austrA�aco Arnold SchA�nberg (1874-1951), que com a sua obra prima Noite Transfigurada (VerklA�rte Nacht) abrirA? o programa de nosso concerto. Escrita em 1899 a partir de um poema de Richard Dehmel, foi estreada em 1902, causando enorme polA?mica, tambA�m por seu conteA?do sexual. A obra representava uma sA�ntese neoromA?ntica baseada nos leit-motiv wagnerianos numa estrutura formal brahmsiana, com sua estA�tica programA?tica e descritiva de um drama essencialmente humano, que para SchA�nberg tambA�m significou o colapso das possibilidades do Sistema Tonal bachiano como capaz de expressar o seu tempo, o que o levou a criar o inorgA?nico Sistema DodecafA?nico, invertendo o Tonal em suas categorias de consonA?ncia e dissonA?ncia. A versA?o a ser apresentada A� a de 1946, revisada da que escreveu para Orquestra de Cordas em 1917.

JA? com o russo Igor Stravinsky (1882-1971) e seu Concerto em RA�, de 1946, o que nos motivou foi apresentar a rA�tmica tA�pica e o resgate do modalismo daquele que daria, de fato, a saA�da que a mA?sica ocidental encontrou na sua SagraA�A?o da Primavera, a obra emblemA?tica que trazia de volta a pulsA?o vital e orgA?nica da mA?sica da civilizaA�A?o cristA?, atravA�s do natural modalismo das escalas octatA?nicas do folclore de seu paA�s. O ano era 1913, numa Paris hedonA�stica que jA? continha, em suas entranhas, a violA?ncia da Primeira Guerra Mundial que arrebentaria logo adiante, em 1914.

Por fim, representando o final do sA�culo 20, apresentamos a obra Fratres, do compositor estoniano Arvo PA�rt (1935), escrita entre os anos 1977-1991. Nela, assim como em toda a obra deste compositor, a linguagem modal A� afirmada como a mais natural do espA�rito humano, devolvendo-nos a experiA?ncia da transcendA?ncia na mA?sica, com interesse fora do indivA�duo, confirmando a transfiguraA�A?o musical do sA�culo no retorno A�s origens da sacralidade e da pureza modal. O solo de violino estarA? cargo de Nikolay Sapoundjiev.

Assim, este nosso programa, composto de trA?s obras de trA?s grandes compositores, escritas no inA�cio, no meio e no fim do sA�culo 20, configura um painel representativo de como o Ocidente veio buscando a expressA?o mais profunda e arcaica do fenA?meno musical, ao deixar o seu uso a serviA�o dos sentimentos puramente humanos para revelar uma linguagem que estA? para alA�m deles: a linguagem do sagrado.

 

PROGRAMA:

Arnold SchA�nberg (1874-1951)
Noite TransfiguradaA�(VerklA�rte Nacht)

Sua obra prima escrita em 1899 a partir de um poema de Richard Dehmel. Chegando A�s fronteiras do atonalismo, representava a sA�ntese final do Romantismo brahms-wagneriano, com sua estA�tica descritiva de sentimentos pessoais e humanos.

Igor SatravinskyA�(1882-1971)
Concerto em RA� Buy

No contexto da crise do sistema tonal e da criaA�A?o do Dodecafonismo, apareceu o russo Igor Stravinsky , que traria de volta A� MA?sica a pulsA?o vital e orgA?nica. Concerto em RA�, A�data de 1946, portanto apA?s a Segunda Guerra e jA? distante do serialismo vienense, expressando, porA�m, a tendA?ncia de afirmaA�A?o rA�tmica telA?rica e da linguagem modal como caminho a ser seguido, o que se deu principalmente nas AmA�ricas do Sul e do Norte.

Arvo PA�rtA�(1935-)
Fratres

Representando o final do sA�culo 20, a obra Fratres, do compositor estoniano Arvo PA�rt, escrita entre os anos 1977-1991. Afirmando a linguagem modal como a mais natural do espA�rito humano, ela nos devolve a experiA?ncia da transcendA?ncia na mA?sica, confirmando a transfiguraA�A?o musical do sA�culo no retorno A�s origens da sacralidade e da pureza modal.

Maestro Ricardo Rocha (foto de Meg Lopes)

 

Ricardo Rocha – Maestro

A�Regente e diretor musical, possui os tA�tulos de online online Purchase Kapellmeister (pA?s-graduaA�A?o em A?pera e concertos sinfA?nicos na Alemanha), o de mestre e bacharel em RegA?ncia pela UFRJ, e o de Piano naA�E.M. Villa-Lobos.

Foi diretor e regente titular da Orquestra SinfA?nica da UFMT (1992-93), assim como professor de RegA?ncia e maestro titular da Orquestra e do Coro da Escola de MA?sica da UFMG (1994-95). De 2001 a 2006 dirigiu a Orquestra SinfA?nica do Festival de Inverno de Campos dos Goytacazes, RJ (FEMAsSICA). Em 2006, 2011 e 2014 dirigiu a A?rea sinfA?nica do Curso Internacional de VerA?o, em BrasA�lia (CIVEBRA), incluindo os ensaios e concertos das orquestras e o curso de RegA?ncia.

Na Alemanha, Rocha criou e dirigiu, por 11 anos (1989 a 2000), o ciclo Brasilianische Musik im Konzert night sweats increased urine output para a difusA?o da mA?sica sinfA?nica brasileira, gravando e fazendo turnA? A� frente de grandes orquestras como a SinfA?nica de Bamberg, as FilarmA?nicas da TurA�ngia e de SA?dwestfallen e a SinfA?nica de Baden-Baden, seguindo mais tarde como regente convidado nesse paA�s.

Fundou a Sociedade Musical Bachiana Brasileira de fato em 1986 e de direito em 1993. Com seus corpos coral e orquestral sob o nome de Cia. Bachiana Brasileira, teve montagens escolhidas entre os dez melhores concertos do ano pelo jornal O Globo em 2007, 2008 e 2011, sendo aclamada em 2009 com o prA?mio mais importante do Governo do Estado do RJ em mA?sica erudita. Em 2012, dirigiu o concerto comemorativo pelos seus 30 anos de regA?ncia profissional no Teatro Municipal do RJ.

Em 2013, a SMBB lanA�ou o filme-documentA?rio Vinte anos de um sonho em processo (1993-2013), com takes de vA?rias montagens ao longo das duas A?ltimas dA�cadas, alA�m de depoimentos de importantes maestros, compositores e acadA?micos sobre a sua trajetA?ria no Rio e no Brasil.

Rocha A� autor dos livros RegA?ncia, uma arte complexa (2004) e As Nove Sinfonias de Beethoven a�� uma AnA?lise Estrutural (2013). Diplomou alunos de RegA?ncia na Escola de MA?sica da UFMG, mantendo hoje, no Rio de Janeiro, classes particulares de regA?ncia sinfA?nica e A?pera, sendo ainda professor em cursos livres de extensA?o, como os da pA?s-graduaA�A?o da Faculdade de SA?o Bento, da pA?s-graduaA�A?o do ConservatA?rio Brasileiro de MA?sica, do Centro Cultural JustiA�a Federal, Curso Baukurs e outros, tendo artigos publicados em portuguA?s e alemA?o.

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Nikolay Sapoundjiev – Violino

Nasceu na cidade de Plovdiv, BulgA?ria. ComeA�ou os seus estudos de violino com 6 anos de idade com Maria Naneva e com 9 fez o seu primeiro recital solo na prA?pria cidade Natal. No ano seguinte, entrou para a Escola Especial de MA?sica Dobrin Petkov e no mesmo ano foi escolhido como um dos 12 alunos do famoso violinista Mincho Munchev.

AtA� entA?o, jA? havia vencido o Concurso Nacional das Escolas de Artes por trA?s anos consecutivos. Com 13 anos de idade, tornou-se o membro mais jovem da Orquestra Jovem de CA?mara de Plovdiv, da qual mais tarde se tornou spalla. Atuou como solista dessa orquestra em turnA?s na Alemanha e A?ustria. Com a Orquestra de CA?mara da Escola Especial de MA?sica, apresentou-se como solista na Noruega, BA�lgica, e tambA�m fez gravaA�A�es para TV e a RA?dio Nacional BA?lgara. Em 1993, tornou-se spalla Cheap da Colegium Musicum Plovdiv, atuando em festivais e concertos pelo paA�s.A�Ao terminar a Escola Especial de MA?sica, foi solista da FilarmA?nica de Plovdiv e logo depois foi aceito na Academia Nacional de MA?sica Pancho Vladuiguerov, na cidade de SA?fia, BulgA?ria.A� LA?, estudou com a profa Eugenia Maria Popova, discA�pula do grande Leonid Koga.

Em 1997, com 20 anos de idade, foi aceito na Amazonas FilarmA?nica, onde iniciou a sua carreira no Brasil. No ano seguinte, foi convidado a ser professor de violino no Liceu de Artes e OfA�cios ClA?udio Santoro, onde mais tarde tornou-se Coordenador do NA?cleo de MA?sica. Participou na criaA�A?o da Orquestra Experimental Amazonas FilarmA?nica, da qual foi monitor-spalla.

Em 2005, assumiu o posto de spalla da Orquestra de CA?mara do Amazonas. Em 2008, foi spalla da Orquestra do festival Ex Toto Corde, na cidade de SA?o Paulo, onde colaborou com o mundialmente famoso violinista Shlomo Mintz, com quem teve aulas no mesmo festival. Desde 2010, A� violinista da Orquestra SinfA?nica Brasileira e reside no Rio de Janeiro. Faz parte do grupo Corda, especializado na mA?sica de Astor Piazzolla; do Quarteto FranA�aix; e da Orquestra Bachiana Brasileira.

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SERVIA�O:

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“A TransfiguraA�A?o Musical no SA�culo 20 – SchA�nberg, Stravinsky, Arvo PA�rt”

 

Orquestra Bachiana Brasileira

Nikolay Sapoundjiev, violino

Ricardo Rocha, direA�A?o e regA?ncia

A�

A� cheap etodolac 500mg 20 de maio, sA?bado, A�s 20h

Sala CecA�lia Meireles (Largo da Lapa, 47, Centro – Rio de Janeiro. Tels.:21 2332-9223A�e 2332-9224)

 

Ingressos: R$ 40, com meia-entrada para estudantes e pessoas com mais de 60 anos, eA�R$ 2 para estudantes de mA?sica mediante apresentaA�A?o da carteirinha

 

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